Apresentação Pessoal
Doutorado em História da Arte Portuguesa na FLUP em 2017 com a Tese
Imagens na Imagem em Movimento. Documentos e Expressões.
Atividade científica:
- Membro do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», Unidade de I&D (Referência FCT: uID 4059)
Desenvolve investigação sobre o cinema e a imagem em movimento e sobre a sua utilização como recurso para os estudos em história da arte e do património, bem como sobre a cultura visual, a relação som-imagem e a história da arte e da arquitetura da época contemporânea, sendo autor de diversas publicações nestas áreas. Nos seus interesses de investigação encontram-se ainda a media art e as relações da imagem em movimento e do património com o turismo e a publicidade.
Ao longo do seu percurso orientou diversos trabalhos de mestrado e de doutoramento e participa em vários projetos relacionados com as suas áreas de investigação.
- Algumas publicações:
BARREIRA, Hugo. Práticas de devoção no cinema: uma análise de La Passion de Jeanne d’Arc de C. T. Dreyer (1928). In ROSAS, Lúcia; SOUSA, Ana Cristina. CEM Cultura, Espaço & Memória – nº 14. Porto: CITCEM, 2022.
Luís Sebastian (coord). Barreira, Hugo; Bidarra, Ana; Brito, Ana; Lopes, Ana; Rocha, Ana Sílvia; Santos,Catarina; Cunha, Cristina; et al. Património a Norte 11 - Convento de Santa Clara do Porto: conservação e restauro. Porto: Ministério da Cultura. Direção Regional de Cultura do Norte. 2021.
Luís Sebastian; Hugo Barreira (coord). Património a Norte 8 - Cinema: espaços,estudos, instituições e património. Porto: Ministério da Cultura. Direção Regional de Cultura do Norte. 2021.
BARREIRA, Hugo; ALVES, Luís Alberto Marques. "Universalizar a identidade de um país: o significado das exposições (inter)nacionais". In MAIA, Tatyana de Amaral; HERAS, Beatriz de las (Coord.). As imagens na história: o cinema e a fotografia nos séculos XX e XXI, 37-64. Porto Alegre. EDIPUCRS / CITCEM, 2020.
LIBERATO, Pedro; MENDES, Teresa; BARREIRA, Hugo; LIBERATO, Dália. "Food media experience and its impact on tourism destinations: the Chef's Table affair". Trabalho apresentado em ICOTTS: International Conference on Tourism,Technology and Systems, 2020.
BARREIRA, Hugo. Construções da imagem: mecanismos de transmissão das imagens em dois filmes de Manoel de Oliveira - Douro, Faina Fluvial e O Pintor e a Cidade". In ARAÚJO, Denize; CARREGA, Jorge, FECHINE, Ingrid (coord.). Perspectivas luso-brasileiras em artes e comunicação, 41-58. Paraná: CIC/CIAC. 2019.
BARREIRA, Hugo; ALVES, Pedro (coord). CEM Cultura, Espaço e Memória : Revista do CITCEM - Volume10 - Imagem em Movimento e Cultura Visual 10 (2019).
BARREIRA, Hugo. Imagens sonoras: uma proposta de leitura de A Canção de Lisboa". RELICI - Revista Livre de Cinema 5 1 (2018): 94-136.
BARREIRA, Hugo; SOUSA, Ana Cristina – “Mater Dei: leitura arquitetónica e
iconológica da Igreja do Colégio da Madre de Deus em Macau”. In NATÁRIO, Maria
Celeste (et. al, Org.), De Portugal a Macau: filosofia e literatura no diálogo das culturas.
Porto: Bairro dos Livros, 2018, pp. 371 – 392.
ROSAS, Lúcia; SOUSA, Ana Cristina; BARREIRA, Hugo (coord.). Genius Loci:
lugares e significados / places and meanings. Porto: CITCEM. Centro de Investigação
Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. 2018.
Botelho, Maria Leonor; Rosas, Lúcia; Barreira, Hugo. "Designing the «Sabrosa:Landscape and Heritage» exhibition at the Google Arts & Culture: challengesand results". In Cities in the digital age: exploring past, present and future =Cidades na era digital: explorando passado, presente e future. Porto. 2018.
Áreas de investigação:
- Cultura Visual
- História da Imagem em Movimento, Cinema e Meios Audiovisuais e Digitais
- História da Arquitetura Moderna e Contemporânea
- História da Arte Moderna e Contemporânea
- História Urbana
- Relações som-imagem
Áreas de Interesse
- Humanidades > História > História da arte