Textos de Literatura Mundial I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura Comparada |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LEI |
50 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teorico-Prática |
Totais |
1 |
2,50 |
Maria Del Pilar Nicolás Martínez |
|
0,50 |
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem |
|
1,00 |
Zulmira da Conceição Trigo Gomes Marques Coelho Santos |
|
0,50 |
Maria de Fátima da Costa Outeirinho |
|
0,50 |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
0,50 |
Maria de Fátima da Costa Outeirinho |
|
0,12 |
Maria Del Pilar Nicolás Martínez |
|
0,12 |
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem |
|
0,14 |
Zulmira da Conceição Trigo Gomes Marques Coelho Santos |
|
0,12 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A centralidade cultural dos textos selecionados e a sua origem em quatro grandes tradições e línguas literárias europeias tornam este programa um espaço de demonstração particularmente convincente para o reconhecimento de alguns dos processos que tornam certos textos canónicos e os inscrevem na memória literária – sendo tal reconhecimento um dos principais objetivos acima identificados. A magnitude do processamento crítico e histórico-literário destes textos igualmente entrará numa relação de mutualidade com o objetivo de identificar feições que permitiram argumentar quer pela sua singularidade, quer pela sua tipicidade, em diferentes contextos e tempos da sua leitura.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes serão encorajados a desenvolver uma compreensão básica dos fundamentos para a consequência cultural e imaginativa que alguns textos canónicos têm historicamente encontrado. Tal compreensão assentará no desenvolvimento de competências para o reconhecimento quer de feições gerais de história literária, quer de recursos conceptuais para o processamento académico e crítico dos textos em causa. No primeiro caso, tais competências incluirão o reconhecimento de uma tensão, historicamente aferível, entre singularidade e tipicidade na valoração cultural de um dado texto canónico quando considerado na cultura literária da sua proveniência, como também nos âmbitos mais amplos da sua receção. No segundo caso, as competências a desenvolver assentarão no reconhecimento da operatividade de noções como as de cânone e memória literária para a delineação crítica das condições que promovem certos textos a objetos privilegiados de leitura.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução: Literatura Mundial, Cânone, Memória Literária – alguns conceitos.
1. Dante: «Commedia», «Divina commedia» - tempo da escrita (1307- 1321), estrutura e cosmologia.
1.1. Inferno, Purgatório e Paraíso: elementos temáticos e narrativos.
1.2. Viagem alegórica e condição humana: entre a geografia dos pecados e o quadro da perfeição.
2. William Shakespeare, Hamlet
2.1. texto e contextos;
2.2. ação trágica, protagonista: fundamentos para uma centralidade cultural.
2.3. palco, página e novos media.
3. Miguel de Cervantes,
Don Quijote de la Mancha
3.1. Composição e história;
3.2. A literatura como motor da ação na ficção quixotesca;
3.3. A construção narrativa;
3.4. As personagens principais;
3.5. Aproximação à receção do Quixote.
4. Molière,
Les Précieuses Ridicules
4.1. Molière e o seu século
4.2. Les Précieuses Ridicules: texto e contextos
4.3. Leitura comentada de Les Précieuses Ridicules
4.4. Declinações da figura da précieuse
Reflexões finais: consequência trans-histórica e intercultural dos “grandes textos” estudados.
Bibliografia Obrigatória
Dante Alighieri;
La divina commedia. ISBN: 88-02-02638-6
William Shakespeare;
Hamlet. ISBN: 0-415-02683-0
Miguel de Cervantes;
El^ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha. ISBN: 84--89592-15-2
Molière;
Les^precieuses ridicules. ISBN: 2-03-871669-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Em qualquer dos módulos que o compõem, o programa incluirá momentos expositivos, privilegiando componentes informativas quer histórico-literárias, quer conceptuais, e participativos, visando a discussão crítica dos textos primários. A componente participativa oscilará entre um figurino teórico-prático e uma dinâmica de seminário. A esta atitude letiva corresponderá um modelo avaliativo misto (ver abaixo).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
65,00 |
Prova oral |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
1 teste escrito final: 65%
2 discussão oral individual (agendada) conduzida por dois docentes desta u.c.: 35%
Fórmula de cálculo da classificação final
1 teste escrito final: 65%
2 discussão oral individual (agendada) conduzida por dois docentes desta u.c.: 35%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes cujas circunstâncias os coloquem ao abrigo das disposições que regem a 'avaliação especial' e que se vejam impedidos de cumprir o calendário de avaliação previsto deverão contactar o regente desta unidade curricular para se informarem das alternativas existentes.
Melhoria de classificação
Os estudantes poderão inscrever-se para melhoria de nota apenas com referência ao teste escrito final.