Introdução à Literatura Comparada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura Comparada |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LEI |
53 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Enquanto disciplina introdutória, esta UC tem como objetivos:
- a introdução aos principais conceitos e métodos que têm concorrido para o desenvolvimento desta área científica;
- o (re)conhecimento da dimensão internacional e transnacional do fenómeno literário.
- a iniciação à prática da leitura/análise comparatista dos textos literários.
- o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de articulação de conhecimentos oriundos de outras disciplinas dos estudos literários e/ou de outros ramos de conhecimento (História, História da Arte, Filosofia, Relações Internacionais...)
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes deverão :
- dominar conhecimentos básicos sobre a área disciplinar da Literatura Comparada: origens e evolução; questões-chave e respetivos instrumentos conceptuais e metodológicos.
- saber reconhecer o valor heurístico da análise comparatista no quadro geral dos estudos literários e/ou artísticos.
- ter adquirido sensibilidade e alguma prática de análise literária numa perspetiva internacional e interartística.
- ter consciência das repercussões do cosmopolitismo e da globalização na cultura literária.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O que é a Literatura Comparada?
a) origens e evolução
b) literatura nacional e literatura comparada
c) tertium comparationis e análise comparatista ( como? porquê? e para quê?)
2. Diálogos entre literaturas, autores e textosa) influências e intertextualidade
b) mitos e temas
3. A literatura as relações interculturaisa) imagens literárias do estrangeiro
b) tradução e literatura traduzida
4. Ler o texto literário entre outras artesa)
ecfrasis, ilustração e co-criação
b) do texto à adaptação cinematográfica: o olhar comparatista
N.B. No início das aulas, será apresentada a lista de autores/textos literários que serão alvo de análise prática em cada secção do programa.
Bibliografia Obrigatória
George Steiner;
What is comparative literature?. ISBN: 0-19-952268-5
Helena Carvalhão Buescu;
Floresta encantada. ISBN: 972-20-2058-7
Helena Carvalhão Buescu;
Grande angular. ISBN: 972-31-0910-7
César Domínguez;
Introducing comparative literature. ISBN: 978-0-415-70268-3
Claudio Guillén;
Entre lo uno y lo diverso. ISBN: 84-7423-254-6
Susan Bassnett;
Comparative literature. ISBN: 0-631-16705-6
Faculdade de LetrasInstituto de Literatura Comparada Margarida Losa Universidade do Porto;
Cadernos de literatura comparada. ISBN: 1645-1112
ULL;
Dedalus. ISBN: 0871-9519
Daniel-Henri Pageaux;
Itinéraires comparatistes. ISBN: 978-2-7200-1202-0
Mario Praz;
Mnemosyne. ISBN: 978-84-306-0637-5
Zepetnek, Steven Tötözy ; About the Situation of the Discipline of Comparative Literature and Neighboring Fields in the Humanities Today, 2017 (https://doi.org/10.1080/25723618.2017.1387398)
Ottmar Ette;
TransArea. ISBN: 978-3-11-047773-3
Avelar, Mário; Poesia e Artes Visuais
Chevrel Yves; Compêndio de Literatura Comparada
Coutinho .Ana Paula ; Les verres bifocaux du comparatiste
Marinho, Maria de Fátima; A literatura e a construção da nacionalidade
Guia, Iona ; La literatura comparada, una disciplina hospitalaria - Introduccion a la literatura comparada, Ediciones Universidad Salamanca, 2021
Observações Bibliográficas
Outra bibliografia será indicada nas aulas e/ou disponibilizada na plataforma Moodle.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas com recurso a blend-learning através do Moodle. Leituras e pesquisas dos estudantes, com breves exposições orais ou escritas, seguidas de discussão alargada. Análise coletiva de textos literários e de outras produções culturais e artísticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
84,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de investigação |
36,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resultará da média ponderada dos resultados das duas componentes de avaliação ( dois testes - 80% + participação nas aulas 20%)
Nota bene: para obter aprovação na Unidade curricular o/a estudante não poderá ter uma média inferior a 9,5 valores em nenhuma das duas componentes de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o parecer do Gabinete específico da UP para este casos, será dada a possibilidade da realização de um teste escrito e de uma prova oral em datas previamente acordadas, sendo as restantes condições de aprovação em tudo iguais à avaliação normal
Melhoria de classificação
Apenas a nota de um dos dois testes pode ser objecto de melhoria, de acordo com o Regulamento da FLUP. Isto quer dizer que, se o/a estudante tiver nos dois testes, uma classificação inferior a 9,5 valores, ficará automaticamente reprovado