Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LA004

Cultura Espanhola Contemporânea

Código: LA004     Sigla: CECON

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/flup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=133188
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 41 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162
LLC 3 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mirta dos Santos Fernández Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Mirta dos Santos Fernández 3,00

Língua de trabalho

Espanhol
Obs.: Spanish

Objetivos

O objetivo fulcral desta unidade curricular é proporcionar aos discentes ferramentas que lhes permitam refletir criticamente sobre a Espanha atual, desde o ponto de vista político, social, económico e artístico, recuando no tempo até ao passado mais recente. O nosso propósito é oferecer uma visão clara e sintética das profundas transformações pelas que a Espanha tem atravessado ao longo do último século e explicar o processo pelo qual se transformou no país moderno e desenvolvido que é hoje, apesar da significativa diversidade que brota do seu interior e que dá origem a consequentes conflitos internos e externos. Como objetivos subsidiários, pretende-se que os discentes sejam capazes de identificar os principais acontecimentos políticos, económicos e sociais que caracterizam a Espanha do século XX, seguindo uma ordem cronológica, e, sobretudo, que sejam capazes de interrelacionar episódios da história recente do país com manifestações económicas, sociais e artísticas.

Resultados de aprendizagem e competências

- Identificar os principais acontecimientos políticos, económicos e sociais que caracterizam a Espanha do século XX, seguindo uma linha cronológica.

- Interrelacionar acontecimentos da história de Espanha com manifestações económicas, sociais e artísticas.

- Reconhecer as principais personalidades políticas que marcaram a historia de España no século XX.

- Reconhecer os principais artífices da Arte espanhola contemporânea, nas suas várias modalidades.

- Identificar traços idiossincráticos das diferentes Comunidades Autónomas: monumentos, gastronomia, festas, costumes, ritos, tradições, pontos de interesse turístico, etc.

- Apreciar a diversidade linguística de Espanha e o seu património artístico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como a unidade curricular será lecionada em espanhol, é recomendável que os alunos possuam algumas noções básicas do idioma.

Programa

Parte 1: Política 1.1.- La Guerra Civil (1936-1939) 1.1.1.- Antecedentes: La II República 1.1.2.- Consecuencias: El franquismo 1.2.- La transición democrática 1.2.1.- La España de las Autonomías 1.4.- Los gobiernos democráticos hasta la actualidad 1.5.- Los nacionalismos 1.6.- Conflictos internos y externos del Estado español Parte II: Economía y Sociedad en la España contemporánea 2.1.- La economía española por sectores 2.2.- La sociedad contemporánea 2.2.1.- Emigración e inmigración 2.2.2.- La familia española en el siglo XXI 2.2.3.- El papel de la mujer en la sociedad contemporánea 2.2.4.- El sistema educativo 2.2.5.- La imagen de España en el exterior 2.3.- Problemas de la sociedad española 2.3.1.- Causas y consecuencias de la crisis económica 2.3.2.- La violencia de género 2.3.3.- La cuestión lingüística Parte III: Manifestaciones artísticas en la España contemporánea 3.1.- La movida madrileña 3.2.- El cine español 3.3.- La pintura en el siglo XX 3.4.- La arquitectura y la escultura en el siglo XX 3.5.- Museos de España 3.6.- Ciudades monumentales

Bibliografia Obrigatória

Millares, Sergio; España en el siglo XX, Edinumen, 1998. ISBN: 84-89756-89-9
Quesada Marco, Sebastián; Historia del Arte de España e Hispanoamérica, Edelsa, 2005. ISBN: 84-7711-598-2
Quesada, Sebastián; Curso de civilización española, Sgel, 1987. ISBN: 84-7143-489-X
Tamanes, Ramón y Quesada, Sebastián; Imágenes de España, Edelsa, 2001. ISBN: 978-847711-581-6
Balea, Amalia y Pilar Ramos; ¡Viva la cultura en España! (nivel intermedio), En clave de ELE, 2009. ISBN: 9788496942202
Chamorro, C.; Martínez, M; Murillo, N.; Sáenz, A.; Todas las voces. Curso de cultura y civilización A1-A2, Difusion, 2012. ISBN: 9788484437543
Chamorro, C.; Martínez, M; Murillo, N.; Sáenz, A.; Todas las voces. Curso de cultura y civilización B1, Difusion, 2012. ISBN: 9788484437543
Isa de los Santos, David; España ayer y hoy (libro + CD-ROM), Edinumen, 2012. ISBN: 9788498484137
Quesada Marco, Sebastián; España siglo XXI: curso monográfico sobre la España contemporánea, Edelsa, 2012. ISBN: 9788477119920
López Moreno, Cristina; España contemporánea, SGEL, 2014. ISBN: 978-84-9778-611-9

Bibliografia Complementar

Raymond Carr y Juan Pablo Fusi; España, de la dictadura a la democracia, Planeta, 1979. ISBN: 84-320-5651-0
VVAA; Un paseo por España, Difusión, 2002. ISBN: 978-84-8443-365-1
Juan Pablo Fusi;España; La evolución de la identidad nacional, Temas de hoy, 2000. ISBN: 84-7880-834-5
J. L. Ocasar Ariza; Literatura española contemporánea, Edinumen, 1997. ISBN: 84-89756-85-6
Maximiano Cortés Moreno; Guía de usos y costumbres de España, Edelsa, 2004. ISBN: 84-7711-592-3
Gay Armenteros, J.C.; La España del siglo XX, Edi-6, 1986. ISBN: 84-85786-98-X
Bellón, Víctor y Roncero, Eugenio; España ayer y hoy: apuntes de lengua y civilización españolas, Edinumen, 2005. ISBN: 84-95986-42-6
Quesada Marco, Sebastián; España, manual de civilización, Edelsa, 2006. ISBN: 978-84-7711-619-6
Aixalá, Evelyn et al.; Clase de cine. Actividades para la visualización de películas en español., Difusion, 2009. ISBN: 978-84-8443-596-9
W. Herzog; Vaya país, Punto de lectura, 2007. ISBN: 9788466368896
Quesada Marco, Sebastián; Historia intelectual de España, Acento Ediciones, 2004. ISBN: 9788448307790
Vidal, César y Vidal, Lara; Camino hacia la cultura española, Planeta, 2011. ISBN: 978-84-08-10201-4
Lario, Ángeles; Monarquía y República en la España contemporánea, Biblioteca Nueva, 2007. ISBN: 9788497426480

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta UC, de frequência não obrigatória, as sessões são teórico-práticas. Serão utilizados nas aulas recursos variados, tais como apresentações de Powerpoint, documentos autênticos (fragmentos textuais e audiovisuais), ferramentas tecnológicas, etc.
O seguimento das aulas poder-se-á fazer de forma virtualizada, uma vez que serão disponibilizados aos estudiantes apontamentos teóricos e exercícios através da plataforma Sigarra.

Software

http://www.bne.es
http://www.sispain.org/spanish/index.html
http://www.cadena40.es
http://www.el-mundo.es
http://www.cervantesvirtual.com/
http://www.cadenaser.com
http://www.vanguardia.es
http://www.cope.es/
http://www.cervantes.es
http://www.cadena100.es
http://www.elpais.es
http://www.virtual-spain.com/periodicos.html
www.elenet.org
www.todoele.org
http://www.mec.es
http://www.mae.es
http://www.cineiberico.com

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Prova oral 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


A nota máxima que os estudantes poderão obter no exame escrito é de 15 valores, uma vez que a realização do trabalho de grupo (oral) permite obter até 5 valores. Para poder somar ambas as classificações (trabalho e exame), os alunos deverão obter uma nota mínima no exame de 6,5/15 valores. 
Os temas dos trabalhos ser-lhes-aõ indicados aos discentes no início do semestre e o trabalho deverá ser enviado pelo Moodle até ao último dia de aulas do semestre.
O trabalho é obrigatório, pelo que não serão admitidos a exame de época normal os estudantes que não tenham o tenham realizado e enviado nos moldes previstos.
Quer o exame, quer o texto do trabalho obrigatório poder-se-ão redigir em espanhol ou em português.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de grupo (apresentação oral) - 25%
Exame final - 75%
Aos discentes que obtiverem no exame escrito uma classificação mínima de 6,5 pontos, ser-lhes-á somada a nota do trabalho de grupo obrigatório e esta soma constituirá a classificação final da unidade curricular.

Para a época de recurso serão consideradas as classificações obtidas pelos estudantes no trabalho de grupo apresentado durante o semestre (25% da classificação final), pelo que a componente «Exame final» terá a mesma ponderação que em época normal (75%).

Provas e trabalhos especiais

 Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em épocas de avaliação especial, todos os estudantes serão avaliados por exame final (20 pontos).

Melhoria de classificação

Só será possível a melhoria de classificação no componente de avaliação «Exame».

Observações

Todas as características e informações detalhadas sobre a unidade curricular e a sua avaliação serão entregues aos estudantes nos primeiros dias de aulas e estarão disponíveis na página de "Documentos" da UC, na plataforma Sigarra.

O exame final da unidade curricular, em todas as convocatórias, terá a seguinte estrutura:

- 30 perguntas de escolha múltipla (12 valores)
- 1 pergunta de desenvolvimento (3 valores)

Na correção da parte de escolha múltipla do exame final será aplicada a seguinte fórmula:

{[aciertos- (errores/5)] x 12}/ 30

 

 

Recomendar Página Voltar ao Topo