Código: | LA004 | Sigla: | CECON |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/flup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=133188 |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas Aplicadas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LA | 41 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
LLC | 3 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Mirta dos Santos Fernández | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Mirta dos Santos Fernández | 3,00 |
O objetivo fulcral desta unidade curricular é proporcionar aos discentes ferramentas que lhes permitam refletir criticamente sobre a Espanha atual, desde o ponto de vista político, social, económico e artístico, recuando no tempo até ao passado mais recente. O nosso propósito é oferecer uma visão clara e sintética das profundas transformações pelas que a Espanha tem atravessado ao longo do último século e explicar o processo pelo qual se transformou no país moderno e desenvolvido que é hoje, apesar da significativa diversidade que brota do seu interior e que dá origem a consequentes conflitos internos e externos. Como objetivos subsidiários, pretende-se que os discentes sejam capazes de identificar os principais acontecimentos políticos, económicos e sociais que caracterizam a Espanha do século XX, seguindo uma ordem cronológica, e, sobretudo, que sejam capazes de interrelacionar episódios da história recente do país com manifestações económicas, sociais e artísticas.
- Identificar os principais acontecimientos políticos, económicos e sociais que caracterizam a Espanha do século XX, seguindo uma linha cronológica.
- Interrelacionar acontecimentos da história de Espanha com manifestações económicas, sociais e artísticas.
- Reconhecer as principais personalidades políticas que marcaram a historia de España no século XX.
- Reconhecer os principais artífices da Arte espanhola contemporânea, nas suas várias modalidades.
- Identificar traços idiossincráticos das diferentes Comunidades Autónomas: monumentos, gastronomia, festas, costumes, ritos, tradições, pontos de interesse turístico, etc.
- Apreciar a diversidade linguística de Espanha e o seu património artístico.
Como a unidade curricular será lecionada em espanhol, é recomendável que os alunos possuam algumas noções básicas do idioma.
Parte 1: Política 1.1.- La Guerra Civil (1936-1939) 1.1.1.- Antecedentes: La II República 1.1.2.- Consecuencias: El franquismo 1.2.- La transición democrática 1.2.1.- La España de las Autonomías 1.4.- Los gobiernos democráticos hasta la actualidad 1.5.- Los nacionalismos 1.6.- Conflictos internos y externos del Estado español Parte II: Economía y Sociedad en la España contemporánea 2.1.- La economía española por sectores 2.2.- La sociedad contemporánea 2.2.1.- Emigración e inmigración 2.2.2.- La familia española en el siglo XXI 2.2.3.- El papel de la mujer en la sociedad contemporánea 2.2.4.- El sistema educativo 2.2.5.- La imagen de España en el exterior 2.3.- Problemas de la sociedad española 2.3.1.- Causas y consecuencias de la crisis económica 2.3.2.- La violencia de género 2.3.3.- La cuestión lingüística Parte III: Manifestaciones artísticas en la España contemporánea 3.1.- La movida madrileña 3.2.- El cine español 3.3.- La pintura en el siglo XX 3.4.- La arquitectura y la escultura en el siglo XX 3.5.- Museos de España 3.6.- Ciudades monumentales
Nesta UC, de frequência não obrigatória, as sessões são teórico-práticas. Serão utilizados nas aulas recursos variados, tais como apresentações de Powerpoint, documentos autênticos (fragmentos textuais e audiovisuais), ferramentas tecnológicas, etc.
O seguimento das aulas poder-se-á fazer de forma virtualizada, uma vez que serão disponibilizados aos estudiantes apontamentos teóricos e exercícios através da plataforma Sigarra.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 75,00 |
Prova oral | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 121,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 162,00 |
A nota máxima que os estudantes poderão obter no exame escrito é de 15 valores, uma vez que a realização do trabalho de grupo (oral) permite obter até 5 valores. Para poder somar ambas as classificações (trabalho e exame), os alunos deverão obter uma nota mínima no exame de 6,5/15 valores.
Os temas dos trabalhos ser-lhes-aõ indicados aos discentes no início do semestre e o trabalho deverá ser enviado pelo Moodle até ao último dia de aulas do semestre.
O trabalho é obrigatório, pelo que não serão admitidos a exame de época normal os estudantes que não tenham o tenham realizado e enviado nos moldes previstos.
Quer o exame, quer o texto do trabalho obrigatório poder-se-ão redigir em espanhol ou em português.
Trabalho de grupo (apresentação oral) - 25%
Exame final - 75%
Aos discentes que obtiverem no exame escrito uma classificação mínima de 6,5 pontos, ser-lhes-á somada a nota do trabalho de grupo obrigatório e esta soma constituirá a classificação final da unidade curricular.
Para a época de recurso serão consideradas as classificações obtidas pelos estudantes no trabalho de grupo apresentado durante o semestre (25% da classificação final), pelo que a componente «Exame final» terá a mesma ponderação que em época normal (75%).
Não se aplica
Em épocas de avaliação especial, todos os estudantes serão avaliados por exame final (20 pontos).
Só será possível a melhoria de classificação no componente de avaliação «Exame».
Todas as características e informações detalhadas sobre a unidade curricular e a sua avaliação serão entregues aos estudantes nos primeiros dias de aulas e estarão disponíveis na página de "Documentos" da UC, na plataforma Sigarra.
O exame final da unidade curricular, em todas as convocatórias, terá a seguinte estrutura:
- 30 perguntas de escolha múltipla (12 valores)
- 1 pergunta de desenvolvimento (3 valores)
Na correção da parte de escolha múltipla do exame final será aplicada a seguinte fórmula:
{[aciertos- (errores/5)] x 12}/ 30