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Pragmática

Código: CL017     Sigla: PRAG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 33 Plano Oficial em vigor(2023) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Teorico-Prática: 1,00
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte 1,50
Teorico-Prática Totais 1 1,00
Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre o estudante deverá 1. Situar a Pragmática como área da Linguística e conhecer as etapas fundamentais da sua evolução; 2. Conhecer as noções essenciais de Pragmática; 3. Desenvolver e saber aplicar os conhecimentos adquiridos a diferentes géneros discursivos.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes sejam capazes de, no final do semestre, compreender a dimensão pragmática dos textos / discursos com que se deparam diariamente. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A Pragmática como área da Linguística:

 1.1. Linguística do sistema VS Linguística do uso.

 1.2. Evolução e breve história da Pragmática.

 1.3. Fronteiras com áreas próximas.

2. Questões gerais: objeto de análise, objetivos e metodologias.

3. Atos de fala: a teoria de Austin e a de Searle.

 3.1. Tipos de atos de fala.

 3.2. Atos linguísticos diretos e indiretos.

4. O modelo de Grice: o Princípio Cooperativo.

 4.1. As máximas conversacionais.

 4.2. Mecanismos de inferência: Teoria das Implicaturas.

5. Alguns aspetos da Teoria da Relevância.

6. Cortesia Linguística (o modelo de Leech).

7. Dialogismo e polifonia:

 7.1. Relato de discurso.

 7.2. Ironia.

 

     

Bibliografia Obrigatória

ARMENGAUD; La Pragmatique, Paris, PUF, 1986
AUSTIN, J.; How to do things with words, Oxford, Clarendon Press, 1962
ESCANDELL, M. Victoria; Introducción a la Pragmática, Barcelona: Ariel, 2006 (2ª ed.). ISBN: 978-84-344-8267-8
FONSECA, Joaquim; Pragmática Linguística, Introdução, Teoria e Descrição do Português, Porto Editora, 1994. ISBN: 972-0-40115-X
GRICE, H. P; «Logic and Conversation», in Syntax and Semantics, vol.III, Speech Acts, ed. Cole, & Morgan, Academic Press Inc., pp.41-58, 1975
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine; L’énonciation – De la subjectivité dans le langage, Paris, Armand Colin, 1997 (1980)
LEECH, G.; Principles of Pragmatics, London- New-York, Longman, 1983
LEVINSON, S.; Pragmatics, Cambridge, Cambridge University Press, 1983
Lima, José Pinto de (org.); Linguagem e Acção, da filosofia analítica à linguística pragmática, Lisboa: apaginastantas, 1983
Lopes, Ana Cristina Macário; Pragmática: uma introdução , Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018. ISBN: 978-989-26-1603-2
REYES, G.; La pragmática lingüística. El estudio del uso del lenguaje, Barcelona, Montesinos, 1990
SEARLE, J.; Speech Acts. An Essay in the Philosophy of Language, Cambridge, Cambridge University Press, 1969
SPERBER, D.; WILSON, D.; Relevance. Communication and Cognition, Cambridge, Harvard University Press, 1986
VERSCHUEREN, J.; Para entender la Pragmática, Madrid, Gredos, 2002 (1999)

Observações Bibliográficas

A docente facultará, ao longo do semestre, outra bibliografia complementar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, práticas e aulas tutoriais. Nas aulas práticas serão feitos exercícios; nas aulas teóricas será exposta matéria pela docente, a partir de guiões disponibilizados nos sumários e de textos teóricos previamente lidos pelos estudantes; nas aulas tutoriais, são discutidos textos lidos, a partir de questões previamente conhecidas pelos estudantes.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 18,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação, a saber, 20% para o relatório de leitura e 80% para o exame final.

 

Provas e trabalhos especiais

exame e apresentação de um relatório de leitura de um texto clássico de Pragmática.



Melhoria de classificação

Apenas o exame escrito é passível de recurso ou melhoria de avaliação.

Observações

Aos estudantes com estatuto especial aplicam-se os mesmos elementos de avaliação. Os estudantes com estatuto especial deverão contactar o docente no início do semestre para acordarem o acompanhamento a observar.
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