Graus académicos: Professora Catedrática. Agregação em Ciências da Linguagem (2021), Doutoramento em Linguística pela Faculdade de Letras da UP (2000), Mestrado em Ensino da Língua Portuguesa (1990) e Licenciatura em Filologia Românica (1977) pela mesma instituição. Áreas de investigação: Pragmática e análise do discurso (relato de discurso, marcadores discursivos); confronto entre línguas românicas e aplicação da Linguística ao ensino do Português.
Últimas publicações:
(2024). Duarte, I. M., & Marques, M. A. O léxico na construção da imagem feminina em discursos políticos parlamentares. Revista Galega De Filoloxía, 25, 94–110. https://doi.org/10.17979/rgf.2024.25.10734
(2024). Marques, M.A.; Duarte, I.M. Formas de tratamento e papéis sociodiscursivos em debates políticos televisivos em Portugal: 1975-2022. Revista LaborHistórico, v.10, n.2, e63403. doi: https://doi.org/10.24206/lh.v10i2.63403
(2024). coedição Marques, M. A., Ramos, R., Seara, I.R., Pinto, A.G. e Pinto. R. Vozes que moldam Abril - Os discursos presidenciais na celebração da Revolução. Braga: UMinho Editora. 222pp. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.153
(2024). Formação de professores de Português Língua Estrangeira na Universidade do Porto: a história do início. Reimann, Daniel (Hrsg.). Geschichte und Gegenwart der romanistischen Fachdidaktik und Lehrkräftebildung (469-486). Tübingen, Narr Francke Attempto Verlag.
(2024). O futuro perfeito em Português Europeu contemporâneo: Alteração semântica Caplletra 76 (Primavera, 2024), p. 247-276. DOI: 10.7203/Caplletra.76.28216
(2023). “Marcadores discursivos y argumentación en debates electorales”. Catalina Fuentes Rodríguez y Ester Brenes Peña (eds.) Macrosintaxis y Pragmática del Discurso Persuasivo. (pp. 23-48). Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, S.A. (EUNSA)
(2023). coedição Rogelio Ponce de León, Studia UBB Philologia Volume 68 (LXVIII) 4. Número Temático: (Ainda) sobre os Marcadores Discursivos: Perspetivas Contrastivas com o português.
(2023). coautoria Rogelio Ponce de León, El operador discursivo eso sí en español y sus correspondencias en português. Studia Ubb Philologia 68 (4), 165 - 180.
(2023). coautoria Marques, M.A. Vós and other pronominal forms of address (tu, você, vocês) Speakers’ perceptions of Brazilian and European Portuguese. In Baumgarten, Nicole and Vismans, Roel (ed.). It's different with you. Contrastive perspectives on address research (pp. 272-293). John Benjamins.
(2023). coautoria Marques, M.A. Referring to discourse participants in European Portuguese: the form of address o senhor. In Posio, Pekka & Herbeck, Peter (eds.). Referring to discourse participants in Ibero-Romance languages. (pp. 273–306). Berlin: Language Science Press.
(2023). coautoria Gonçalves, M.de L. e Melo, S. R.Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica – Propostas Didáticas. Centro de Linguística da Universidade do Porto. DOI: 10.21747/978-989-9082-81-6/ens
ISBN: 978-989-9082-81-6
(2022) Formação contínua de professores - ensinar português como língua pluricêntrica, Pensares em revista n. 26, p. 35-54,
DOI: 10.12957/pr.2022.70693
(2022) coautoria Marques, M.A. Imágenes femeninas en los debates parlamentarios en tiempos de pandemia. In Catalina Fuentes Rodríguez & Ester Brenes Peña (eds.). Comunicación estratégica para el ejercicio del liderazgo feminino. (pp. 122-134). London, Routledge.
(2022). Português Língua pluricêntrica. Variação e Ensino: diferentes variedades, diferentes públicos." in Cornelia Döll, Christine Hundt, Daniel Reimann (Ed.) Pluricentrismo e heterogeneidade - O Ensino do Português como Língua de Herança, Língua de Contato e Língua Estrangeira. (pp. 349-362). Tübigen: Narr Francke Attempt.
coautoria com Rodrigues, S. (2022). Avaliação do conhecimento explícito da língua: verbos de comando de provas do Ensino Básico = Pruebas de educación básica para evaluar el conocimiento explícito de la lengua: análisis compositivo y curricular. Tejuelo. Vol. 35 N.º 2. 137-172.
(2021). Ainda os marcadores apresentativos em Português Europeu: imagina, repara e olha. Sánchez Rei, Xosé Manuel (ed.), Estudos sobre gramática e sociolingüística galego-portuguesas. A Coruña: Servizo de Publicacións da Universidade da Coruña, pp. 49-65.
(2020). Capítulo 49 Discurso relatado. In Eduardo Busaglo Paiva Raposo, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura, Amália Mendes, Amália Andrade. Gramática do Português - volume III, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2589-2613, ISBN 978-972-31-1628-1
Outras informações: Ao abrigo de vários protocolos e convites, tem lecionado nas Universidades de Paris 8, Paris 4 e Paris 3, Université Aix-Marseille, Université Bordeaux-Montaigne (França), Bucareste, Cluj, Iasi, Constanta e Oradea (Roménia), Chieti-Pescara, Lecce, Roma Tre, (Itália), Eötvös Loránd (Budapeste), Universidade de Ghent (Bélgica), University of Delhi, em Margão, na Goa University, na UMass (Boston), em Georgetown, na Berkeley University, na Universidade de Sófia, em Veliko Târnovo (Bulgária), na Helsingin Yliopisto (University of Helsinki), na Universidade de Belgrado, na Johannes Gutenberg-Universität de Mainz, na Universidade de Leipzig, na Westsächsische Hohschule de Zwickau, na Freie Universität e na Humboldt Universität de Berlim, na Universidad de Zaragoza, Universidad de Extremadura (Cáceres), em Praga, na Universidade de Hanói (Vietname), na Universidade Nacional de Timor Leste, na Universidade de Cabo Verde, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo), na Pretoria University (South Africa), na Universidade de Oslo.