Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Centros de Investigação & Desenvolvimento > Centro de Linguística da Universidade do Porto

Centro de Linguística da Universidade do Porto

Sigla: CLUP Centro de Linguística da Universidade do Porto - Abre numa nova janela
Responsável: João Veloso
Missão: Logótipo CLUP
O CLUP tem por objetivo fomentar e desenvolver investigação fundamental e aplicada no âmbito da Linguística.
Para a realização do seu objetivo, o CLUP propõe-se nomeadamente:
  • lançar e desenvolver projetos de investigação

     

  • publicar os resultados das investigações realizadas (ou em curso)

     

  • organizar colóquios, seminários, grupos de estudos ou outras iniciativas de natureza similar

     

  • continuar a investigação em curso e desenvolver novos aspetos dentro e através das diferentes áreas, a realizar também em colaboração com outras unidades de investigação

     

  • continuar a desenvolver domínios de aplicação tais como ensino do português como língua materna e não materna, linguística forense, linguística computacional.

     

Descrição: O Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) foi fundado em 1976 por iniciativa de Óscar Lopes – na época, professor de Linguística da Faculdade de Letras do Porto – e de um grupo de assistentes da mesma Faculdade, com o objetivo de apoiar a docência e de incentivar e desenvolver a investigação na área da Linguística. O CLUP é, desde 1994, uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D 22), sob a tutela da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo anteriormente funcionado como Centro de Investigação, dependente, no início, do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e, posteriormente, da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT).

Atualmente, o CLUP é composto por mais de 70 membros e colaboradores. Os membros que integram esta unidade são em parte docentes-investigadores da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Do contigente de membros da unidade, fazem ainda parte muitos estudantes de graduação e pós-graduação, em muitos casos gozando bolsa de investigação da FCT. Quanto aos colaboradores, são em grande medida investigadores de outras unidades de I&D com as quais o CLUP tem protocolos de colaboração, havendo também alguns investigadores não integrados em outras unidades.

As principais áreas tratadas pela investigação desenvolvida pelos membros do CLUP são as seguintes: Semântica; Sintaxe; Fonologia; Léxico; Texto e Discurso; Comunicação de Especialidade; Tradução; Linguagem de Especialidade; Linguística Computacional; Historiografia Gramatical; Psicolinguística.

O CLUP organiza com regularidade encontros, conferências, cursos e outras iniciativas de caráter científico e publica diversos títulos, com especial destaque para duas revistas de Linguística: Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto (http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id191&sum=sim) e eLingUp. Revista eletrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto (https://ojs.letras.up.pt/index.php/elingUP).

 

A gestão do CLUP está atribuída aos seguintes órgãos:

Assembleia Geral - constituída por todos os membros do CLUP;
Conselho Científico - constituído por todos os membros do CLUP doutorados;Comissão Diretiva - constituída por quatro membros, um dos quais o Coordenador Científico.

 

Horário:

10h30-13h00

14h30-17h30

 

Email: clup@letras.up.pt
Telefone: 22 6077144
Fax: +351 226 077 101
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-01-18 às 11:37:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais