Introdução à Linguística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Linguística |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem.
2. Levar os estudantes a conceber as línguas como objeto de estudo científico.
3. Identificar as unidades das línguas e associá-las com os respetivos níveis de análise linguísticos.
4. Associar os níveis de análise linguísticos com áreas da Linguística.
5. Refletir sobre aspetos da estrutura, do significado e do uso das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Aquisição de conhecimentos básicos em Linguística;
2. Aquisição de capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas;
3. Compreensão das línguas naturais como manifestações diversas da linguagem humana;
4. Compreensão dos fenómenos da variação e da mudança linguística;
5. Aquisição de conhecimentos em Fonologia e Fonética, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática.
6. Compreensão do processamento da Linguagem enquanto cognição humana
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não aplicável
Programa
1. Linguagem e línguas naturais
1.1. Propriedades da linguagem humana
1.2. Aspetos da aquisição e do processamento da linguagem
1.3. Linguagem verbal e línguas naturais
2. Unidade e diversidade nas línguas naturais
2.1. Línguas e famílias de línguas
2.2. Variação linguística
2.3. Mudança linguística
3. Linguagem, língua e linguística
3.1. Distinções clássicas em linguística
3.2. Níveis de análise na descrição das línguas naturais
4. Breves noções de áreas da Linguística
4.1. Fonética e Fonologia
4.2. Morfologia e Léxico
4.3. Semântica
4.4. Sintaxe
4.5. Pragmática
Bibliografia Obrigatória
Adrian Akmajian;
Linguistics. ISBN: 0-262-51029-4
Ana Cristina Macário Lopes;
Semântica. ISBN: 978-972-21-1878-1
Ana Cristina Macário Lopes;
Pragmática. ISBN: 978-989-26-1603-2
Eduardo Buzaglo Paiva Raposo;
Gramática do português. ISBN: 978-972-31-1456-0 (vol.1)
Fromkin, V. A.; Rodman, R.; Hyams, N.M; An Introduction to Language, Wadsworth, 2014
Inês Duarte;
Língua portuguesa. ISBN: 978-972-674-297-5
Isabel Hub Faria;
Introdução à linguística geral e portuguesa. ISBN: 972-21-1048-9
José Pinto de Lima;
Pragmática linguística. ISBN: 978-972-21-1855-2
Maria Helena Mira Mateus;
Gramática da língua portuguesa. ISBN: 972-21-0445-5
Maria Helena Mira Mateus;
O^essencial sobre linguística. ISBN: 972-21-1777-7
Maria Helena Mira Mateus;
Fonética, fonologia e morfologia do português. ISBN: 972-674-051-7
Maria Helena Mira Mateus;
Norma e variação
Mateus, M.H., Falé, I., Freitas, M.J.; Fonética e Fonologia do Português, Universidade Aberta, 2005
Robert Rodman;
O que é a linguagem?
Observações Bibliográficas
As referências registadas na bibliiografia da Unidade Curricular remetem, quase na sua totalidade, para obras existentes da Biblioteca da FLUP. Os registos encontram-se organizados através de registo automático.
Durante as aulas, serão dadas indicações bibliográficas mais específicas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se em aulas teórico-práticas, em que se faz a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com exercícios. Os materiais utilizados nas aulas estão disponíveis no Moodle e no Sigarra, nomeadamente Cadernos de Apoio sobre cada módulo programático, compostos de um sumário, textos de leitura obrigatória, exercícios de aplicação e bibliografia suplementar.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas, salvo nos casos previstos por lei
Fórmula de cálculo da classificação final
2 testes com ponderação de 50% cada.
A aprovação à UC implica frequência obrigatória de 75% das aulas (salvo nos casos previstos por lei) e classificação positiva (igual ou superior a 9,5 valores) em cada um dos testes.
Exame (aplicável a casos especiais): 100%
Provas e trabalhos especiais
De acordo com os regulamentos em vigor.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor na FLUP. Os estudantes com estatuto especial (Artigo 14º) terão acesso às épocas suplementares previstas na lei e a um regime de frequência específico, não estando previstos outros modelos de avaliação alternativos aos vigentes para os restantes estudantes.
Melhoria de classificação
A classificação final dos testes em avaliação distribuída e o exame final são passíveis de melhoria ou recurso.