Nome: | Juliana Novo Gomes |
Sigla: | JNG |
Estado: | Ativo |
FA16-CE55-41CC |
Salas: | A319 |
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Juliana Novo Gomes é linguista com formação em Linguística Teórica e Experimental. Além de sua experiência e paixão por sistemas generativos sintáticos e semânticos e, pelos processos combinatórios ilimitados do processamento da linguagem humana, ela possui experiência com métodos de pesquisa psicolinguistica online e offline, como EEG/ERPs e rastreamento ocular, análise de dados e programação (Python e R).
Como investigadora na área da Psicolinguística e do Processamento da Linguagem, busca compreender as bases neurais da construção de estruturas sintáticas. Assim, além de estudos direcionados diretamente à sintaxe-semântica no nível da frase, sua pesquisa também aborda processos no nível da palavra, como acesso lexical, decomposição morfológica e semântica. Recentemente, sua pesquisa também se concentrou na caracterização dos mecanismos cerebrais de leitura e aprendizagem de um idioma - como os sublinhados no N170 e, o Processamento de Segundas Línguas e Aquisição.
Juliana é Professora Auxiliar na Área da Linguística na Universidade do Porto (FLUP) em Portugal e está associada ao Centro de Linguística da UP, CLUP, e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLin UFRJ). É pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Pesquisas Linguísticas (LingLab/CLUP) e integra os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Linguística Teórica e Experimental (LTE/UMinho), Laboratório de Acesso Sintático (Laboratório Acesin/UFRJ), Laboratório de Eletroencefalografia e Eye-tracking (Laboratório LER/UFRJ). Ela intergra o Projeto de Divulgação Científica em Linguística - Linguisticamente Falando. É editora associada da Revista Diacrítica e Prolingua (UFPB) e é membro da Comissão de Psicolinguística e Neurociência da Linguagem da ABRALIN, tendo sido coordenadora deste grupo entre 2020-2022. Foi Investigadora da FCT/CEECIND pelo CEHUM da Universidade do Minho. Ela coordena vários projetos na interface sintaxe-semântica; processamento de primeiras e segundas línguas, aquisição da linguagem, língua indígena (Karajá) e neurociência educacional.