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Ontologia I

Código: FILO030     Sigla: ONT1

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 45 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Identificar os principais temas e problemas da ontologia.
2. Compreender a relevância dos principais momentos do debate histórico sobre a possibilidade da metafísica como ciência. 
3. compreender os principais conceitos da ontologia e o modo como são usados pelos diferentes filósofos estudados no programa.  
4. Desenvolver competências de análise e crítica dos textos e dos argumentos analisados no programa.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Conhecer as principais questões filosóficas discutidas no domínio da ontologia.
2. Conhecer os principais argumentos filosóficos acerca da questão sobre o ser apresentados nos textos estudados.
3. Compreender os principais conceitos da ontologia de Aristóteles.
4. Conhecer e compreender o conceito de existência em Avicena, Tomás e Duns Escoto.
5. Distinguir os dois paradigmas ontológicos estudados no programa.
6. Compreender as principais questões filosóficas envolvidas no debate histórico-filosófico sobre a possibilidade de a metafísica ser uma ciência.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

Introdução
O início do problema no Poema de Parménides: ser e verdade.
 
I. Aristóteles e a filosofia primeira
1. A busca de uma ciência sem nome
2. A filosofia como ontologia: ciência do ente enquanto ente.
2.1. Excurso: Ontologia versus dialética. Platão e a filosofia como dialética. O ser como género supremo e a natureza do não-ser
3. De volta a Aristóteles: O primado da substância
3.1. O que é ‘substância’? Análise das hipóteses substrato, essência e composto hilemórfico.
3.2. A tensão onto-teológica da filosofia primeira
4. Os géneros do ser e as categorias

II. Da ontologia como teoria da substância à metafísica como ciência dos transcendentais

1. Avicena e a discussão sobre o objeto da metafísica. O conceito de existência.
2. Duas propostas divergentes – Tomás de Aquino e Duns Escoto.
2.1. Analogia e univocidade
2.2. Universais, naturezas comuns e princípio de individuação 

Conclusão

Ontologia e metafísica nos alvores da modernidade: o conceito objetivo de ente.

Bibliografia Obrigatória

Parménides - José Trindade Santos; Da natureza, Alda Editores, 1997. ISBN: 972-97431-0-X
Platão; Sofista, F.C.G., 2011
Aristóteles; Metafísica. ISBN: 85-15-02361-X v. 1
Aristóteles; Metafísica. ISBN: 978-972-44-2351-7
Avicena (ed. Marmura); The Metaphysics of the Healing, Brighma Yung Univ. Press, 2005
Tomás de Aquino; O ente e a essência., Afrontamento, 2013
Tomás de Aquino; Proémio do Comentário à Metafísica de Aristóteles, Afrontamento
Duns Scotus (Allan Wolter ed.); Duns Scotus Philosophical Writings. , Hackett Publishing Company, 1987
Paula Oliveira e Silva; A^ciência metafísica. ISBN: 978-972-36-1843-3

Bibliografia Complementar

E. J Lõwe; A^survey of metaphysics. ISBN: 0-19-875253-9
Robin Le Poidevin; The^Routledge companion to metaphysics. ISBN: 978-0-415-39631-8

Observações Bibliográficas

Na página Moddle da UC são indicadas as passagens específicas de leitura obrigatória das obras aqui indicadas nesta categoria. 

Bibliografia complementar será indicada oportunamente ao longo do semestre e é disponibilizada na página da UC, via Moodle.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: exposição das questões filosóficas, leitura e comentário de textos, debate crítico dos argumentos.
Todos os materiais estão na página moodle da UC, a qual serve também de veículo de comunicação permanente com os estudantes, atualizando materiais e implementando o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 0,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% do total das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Dois testes escritos (a meio e no final do semestre) e participação oral. Cada teste 50% (estando aí íncluída a parcela relativa à participação 10%). O segundo teste pode ser substituído por um trabalho de c. 8 páginas a entregar via moodle até 8 de dezembro e a apresentar em aula.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

Os estudantes que queiram melhorar a classificação devem realizar o exame de recurso que terá uma ponderação de 100%

Observações

Não se aplica.
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