Ontologia I
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
45 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Identificar os principais temas e problemas da ontologia.
2. Compreender a relevância dos principais momentos do debate histórico sobre a possibilidade da metafísica como ciência.
3. compreender os principais conceitos da ontologia e o modo como são usados pelos diferentes filósofos estudados no programa.
4. Desenvolver competências de análise e crítica dos textos e dos argumentos analisados no programa.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Conhecer as principais questões filosóficas discutidas no domínio da ontologia.
2. Conhecer os principais argumentos filosóficos acerca da questão sobre o ser apresentados nos textos estudados.
3. Compreender os principais conceitos da ontologia de Aristóteles.
4. Conhecer e compreender o conceito de existência em Avicena, Tomás e Duns Escoto.
5. Distinguir os dois paradigmas ontológicos estudados no programa.
6. Compreender as principais questões filosóficas envolvidas no debate histórico-filosófico sobre a possibilidade de a metafísica ser uma ciência.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
IntroduçãoO início do problema no Poema de Parménides: ser e verdade.
I. Aristóteles e a filosofia primeira1. A busca de uma ciência sem nome
2. A filosofia como ontologia: ciência do ente enquanto ente.
2.1. Excurso: Ontologia
versus dialética. Platão e a filosofia como dialética. O ser como género supremo e a natureza do não-ser
3. De volta a Aristóteles: O primado da substância
3.1. O que é ‘substância’? Análise das hipóteses
substrato, essência e
composto hilemórfico.
3.2. A tensão onto-teológica da filosofia primeira
4. Os géneros do ser e as categorias
II. Da ontologia como teoria da substância à metafísica como ciência dos transcendentais1. Avicena e a discussão sobre o objeto da metafísica. O conceito de existência.
2. Duas propostas divergentes – Tomás de Aquino e Duns Escoto.
2.1. Analogia e univocidade
2.2. Universais, naturezas comuns e princípio de individuação
ConclusãoOntologia e metafísica nos alvores da modernidade: o conceito objetivo de ente.
Bibliografia Obrigatória
Parménides - José Trindade Santos; Da natureza, Alda Editores, 1997. ISBN: 972-97431-0-X
Platão; Sofista, F.C.G., 2011
Aristóteles;
Metafísica. ISBN: 85-15-02361-X v. 1
Aristóteles;
Metafísica. ISBN: 978-972-44-2351-7
Avicena (ed. Marmura); The Metaphysics of the Healing, Brighma Yung Univ. Press, 2005
Tomás de Aquino; O ente e a essência., Afrontamento, 2013
Tomás de Aquino; Proémio do Comentário à Metafísica de Aristóteles, Afrontamento
Duns Scotus (Allan Wolter ed.); Duns Scotus Philosophical Writings. , Hackett Publishing Company, 1987
Paula Oliveira e Silva;
A^ciência metafísica. ISBN: 978-972-36-1843-3
Bibliografia Complementar
E. J Lõwe;
A^survey of metaphysics. ISBN: 0-19-875253-9
Robin Le Poidevin;
The^Routledge companion to metaphysics. ISBN: 978-0-415-39631-8
Observações Bibliográficas
Na página Moddle da UC são indicadas as passagens específicas de leitura obrigatória das obras aqui indicadas nesta categoria.
Bibliografia complementar será indicada oportunamente ao longo do semestre e é disponibilizada na página da UC, via Moodle.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas: exposição das questões filosóficas, leitura e comentário de textos, debate crítico dos argumentos.
Todos os materiais estão na página moodle da UC, a qual serve também de veículo de comunicação permanente com os estudantes, atualizando materiais e implementando o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho de investigação |
0,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
75% do total das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Dois testes escritos (a meio e no final do semestre) e participação oral. Cada teste 50% (estando aí íncluída a parcela relativa à participação 10%). O segundo teste pode ser substituído por um trabalho de c. 8 páginas a entregar via moodle até 8 de dezembro e a apresentar em aula.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Os estudantes que queiram melhorar a classificação devem realizar o exame de recurso que terá uma ponderação de 100%
Observações
Não se aplica.