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Psicolinguística

Código: CL019     Sigla: PSILIN

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 27 CL - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Sensibilizar os estudantes para aspetos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Resultados de aprendizagem e competências

 

Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Distinção entre linguística, psicolinguística e psicologia da linguagem 2. A linguagem e a cognição: sua caraterização e possíveis relações entre ambas 2.1. Abordagem prática dessa dicotomia 3. A hesitação no discurso e o que esse fenómeno encerra de psicolinguístico 3.1. Iniciação à transcrição ortográfica do discurso oral 3.1.1. A transcrição ortográfica e o que ela representa em termos de filtragem 3.1.2. A “surdez” psicolinguística e a idade do recetor 4. As diferenças individuais e o processamento da informação 5. Iniciação à análise de diferentes práticas de linguagem oral e escrita 5.1. A linguagem mediada por computador

Bibliografia Obrigatória

Pinto, M. da G. C. ; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto Editora, 1984
Goldman-Eisler, F. ; Psycholinguistics. Experiments in spontaneous speech, Academic Press
Pinto, M. da G. C. ; Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia, Porto Editora, 1998
Girolami-Boulinier, A. ; L’apprentissage de l’oral et de l’écrit, PUF, 1993
Hilgert, J. G.; A construção do texto “falado” por escrito. A conversação na Internet, D. Preti (Ed) - Fala e escrita em questão. 2.ª ed. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 17-55., 2001
Crystal, D.; Language and the Internet, Cambridge, 2001
Pinto, M. da G. L. C. ; Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. , G. M. Rio-Torto et al. (Org.) - Estudos em homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela, Porto, FLUP, 571-583, 2005
Odisho, E. Y.; A multisensory, multicognitive approach to teaching pronunciation, Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto. Vol. 2: 3-28.Porto: Faculdade de Letras, 2007
Pinto, Maria da Graça L. C.; A linguagem ao vivo. Textos seleccionados.Organizado por Isabel Margarida Duarte, Olívia Figueiredo e João Veloso. , Porto: Faculdade de Letras da UP/Col. CAPFLUP, 2009 ( )
Leonor Scliar-Cabral; Introdução à Psicolinguïstica, São Paulo: Ática, 1991
Urbano, Hudinilson;; Variedade de planejamento no texto falado e no escrito, Humanitas, Publicações FFLCH/USP, Brasil, 1999. ISBN: 85 86087 56 1 (In D. Preti (org.) Estudos de língua falada. Variações e confrontos, 2.ª edição), 1999. ISBN: ISBN: 85 86087 56
Marcuschi, Luís Antônio; Da fala para a escrita. Atividades de retextualização, Cortez Editora, São Paulo, Brasil, 2001. ISBN: ISBN: 85 249 0771-1

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será indicada ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas e sessões de orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Psicolinguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Número de faltas às aulas e sessões de OT não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos trabalhos realizados durante o semestre.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota pode ser feita no exame de recurso à parte da avaliação que os estudantes considerarem mais favorável a uma melhor nota.


Observações

A avaliação vai ser substituída por avaliação distribuída sem exame final, ou seja, constituída por dois trabalhos escritos.
O primeiro, com o peso de 40%, realiza-se a meio do semestre e o segundo, com o peso de 60%, realiza-se na última aula do semestre.
Esta alteração deve-se ao facto de a docente atingir o limite de idade no fim de novembro.
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