Psicolinguística
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CL |
27 |
CL - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Sensibilizar os estudantes para aspetos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados
Resultados de aprendizagem e competências
Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Distinção entre linguística, psicolinguística e psicologia da linguagem 2. A linguagem e a cognição: sua caraterização e possíveis relações entre ambas 2.1. Abordagem prática dessa dicotomia 3. A hesitação no discurso e o que esse fenómeno encerra de psicolinguístico 3.1. Iniciação à transcrição ortográfica do discurso oral 3.1.1. A transcrição ortográfica e o que ela representa em termos de filtragem 3.1.2. A “surdez” psicolinguística e a idade do recetor 4. As diferenças individuais e o processamento da informação 5. Iniciação à análise de diferentes práticas de linguagem oral e escrita 5.1. A linguagem mediada por computador
Bibliografia Obrigatória
Pinto, M. da G. C. ; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto Editora, 1984
Goldman-Eisler, F. ; Psycholinguistics. Experiments in spontaneous speech, Academic Press
Pinto, M. da G. C. ; Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia, Porto Editora, 1998
Girolami-Boulinier, A. ; L’apprentissage de l’oral et de l’écrit, PUF, 1993
Hilgert, J. G.; A construção do texto “falado” por escrito. A conversação na Internet, D. Preti (Ed) - Fala e escrita em questão. 2.ª ed. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 17-55., 2001
Crystal, D.; Language and the Internet, Cambridge, 2001
Pinto, M. da G. L. C. ; Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. , G. M. Rio-Torto et al. (Org.) - Estudos em homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela, Porto, FLUP, 571-583, 2005
Odisho, E. Y.; A multisensory, multicognitive approach to teaching pronunciation, Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto. Vol. 2: 3-28.Porto: Faculdade de Letras, 2007
Pinto, Maria da Graça L. C.; A linguagem ao vivo. Textos seleccionados.Organizado por Isabel Margarida Duarte, Olívia Figueiredo e João Veloso. , Porto: Faculdade de Letras da UP/Col. CAPFLUP, 2009 ( )
Leonor Scliar-Cabral; Introdução à Psicolinguïstica, São Paulo: Ática, 1991
Urbano, Hudinilson;; Variedade de planejamento no texto falado e no escrito, Humanitas, Publicações FFLCH/USP, Brasil, 1999. ISBN: 85 86087 56 1 (In D. Preti (org.) Estudos de língua falada. Variações e confrontos, 2.ª edição), 1999. ISBN: ISBN: 85 86087 56
Marcuschi, Luís Antônio; Da fala para a escrita. Atividades de retextualização, Cortez Editora, São Paulo, Brasil, 2001. ISBN: ISBN: 85 249 0771-1
Observações Bibliográficas
Bibliografia complementar será indicada ao longo do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas e sessões de orientação tutorial.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Psicolinguística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
66,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Número de faltas às aulas e sessões de OT não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada dos trabalhos realizados durante o semestre.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota pode ser feita no exame de recurso à parte da avaliação que os estudantes considerarem mais favorável a uma melhor nota.
Observações
A avaliação vai ser substituída por avaliação distribuída sem exame final, ou seja, constituída por dois trabalhos escritos.
O primeiro, com o peso de 40%, realiza-se a meio do semestre e o segundo, com o peso de 60%, realiza-se na última aula do semestre.
Esta alteração deve-se ao facto de a docente atingir o limite de idade no fim de novembro.