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Tecnologias da Informação e Comunicação em Museus

Código: MMUS009     Sigla: TICM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Museologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MMUS 25 MMUS - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Compreender e enquadrar a atividade museológica na Sociedade da Informação e da mediação tecnológica;

- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o estudo, análise e avaliação dos processos de gestão da informação e artefactos com o apoio das TIC;

- Conhecer as TIC e normas relacionadas (produção, armazenamento, uso, comunicação, preservação e acesso continuado à informação e artefactos) e avaliar as principais áreas de impacto (gestão da informação, acesso e comunicação de forma continuada).

 

Resultados de aprendizagem e competências

- Adquirir a capacidade de antecipar e planear as necessidades organizacionais ao nível das TIC e prevenir o impacto da obsolescência tecnológica;

- Adquirir a capacidade para avaliar e aplicar as TIC (software e hardware) de acordo com as técnicas, normas e boas práticas;

- Adquirir a capacidade de, através das TIC, gerir de forma integrada o museu e acervos e garantir a sua integração em redes nacionais e internacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nada a indicar.

Programa

I – As TIC aplicadas ao Património Cultural

1. Os conceitos: Instituição, Organicidade e Memória

2. Os museus e a transformação digital

3. Do museu “físico/real” ao “museu virtual”

4. A criação cultural e artística nado-digital

5. As múltiplas convergências: em torno do criador/produtor, institucional, normativa, modelar e semântica. 


II – O desenvolvimento tecnológico e impacto nas Organizações

1. O Ambiente digital

1.1. Hardware

1.2. Software

1.3. Bases de Dados

1.4. Internet

1.5. Web

1.6. Multimédia e Interatividade


2. A informação em ambiente digital

2.1. A gestão e preservação da informação

2.2. A meta-informação

2.3. Instrumentos normativos e modelos de especificação de requisitos

2.4. Os repositórios digitais

 

III – Redes e projetos no âmbito do património cultural

1. Do CIMI à EDLnet (European Digital Library Network), à EUROPEANA, ao OpenAIRE, ao Euromuse.net e aos Ecossistemas de inovação de ativos culturais digitais

2. Programas e projetos (nacionais e internacionais)


IV – Soluções informáticas aplicadas a Museus

1. Produtos: da gestão de serviços e coleções às plataformas digitais: disseminação, comunicação, experiência

2. Análise e avaliação, especificação, parametrização e implementação

Bibliografia Obrigatória

Bearman, David 340; Hands on hypermedia and interactivity in museums. ISBN: 1-885626-12-6
Bearman, David 340; Multimedia computing and museums. ISBN: 1-885626-11-8
Cameron, Fiona 340; Theorizing digital cultural heritage. ISBN: 978-0-262-51411-8
Canadian Heritage Information Network; Collections management software. ISBN: 0-660-16526-0
Canadian Heritage Information Network; Collections management software review. ISBN: 0-660-16738-7
Caulton, Tim; Hands-on exibitions. ISBN: 0-415-16522-9
CIDOC DOCUMENTATION. INTERNATIONAL COMMITTEE FOR DOCUMENTATION ; CIDOC-CRM : FRBRoo-CRM (Functional Requirements for Bibliographic Records object oriented), 2009 (Disponível em www: http://www.cidoc-crm.org/frbr_inro.html. )
CIDOC DOCUMENTATION. INTERNATIONAL COMMITTEE FOR DOCUMENTATION; Definition of the CIDOC Conceptual Reference Model. Versão 5.0.2, 2010
CIDOC DOCUMENTATION. INTERNATIONAL COMMITTEE FOR DOCUMENTATION ; CIDOC-CRM : Tutorial for ISO 21127, 2008 (Disponível em www: Comer, Douglas E.; The^internet Book
Dawson, David; The MDA survey of information technology in museums 1996-97. ISBN: 0-905-96398-9
Duarte, Zeny 340; Arquivos, bibliotecas e museus. ISBN: 978-85-232-1129-5
Gill, Tony; The MDA guide to computers in museums. ISBN: 0-905-96397-0
Grant, Alice; Spectrum essentials. ISBN: 0-905963-93-8
Lazinger, Susan S; Digital preservation and metadata
Lees, Diane 340; Museums and interactive multimedia. ISBN: 0-905963-89-X
Lord, Gail Dexter 340; Manual of museum planning. ISBN: 0-7425-0406-9
Macdonald, Sharon 340; The^politics of display. ISBN: 0-415-15326-3
Marques, Isabel da Costa; O^Museu como sistema de informação
Matos, Alexandre Manuel Ribeiro; SPECTRUM
Oliveira, José Cláudio; O^museu digital. ISBN: 1645-2089
Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo; Preservmap. ISBN: 978-972-36-1070-3
Remelgado, Ana Patrícia Soares Lapa; Gestão Integrada de colecções museológicas
Silva, Armando Barreiros Malheiro da 070; Das ciências documentais à ciência da informação. ISBN: 972-36-0622-4
Silva, Armando Barreiros Malheiro da 070; A^informação. ISBN: 972-36-0859-6
Silva, Armando Barreiros Malheiro da; Paradigmas serviços e mediações em ciência da informação. ISBN: 978-8560323-33-3
Silva, Armando Barreiros Malheiro da; Recursos de informação. ISBN: 978-972-674-672-0
International Organization for Standardization; ISO 16363
International Organization for Standardization; ISO/IEC 17799
International Organization for Standardization; ISO/TR 13028
International Organization for Standardization; ISO/TR 15801
ULL; ISO/TR 18492:2005
International Organization for Standardization; ISO 14721
International Organization for Standardization; ISO 15836

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica e de suporte à realização dos trabalhos práticos será disponibilizada online através da área de Documentos da ficha da Unidade Curricular.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com acompanhamento tutorial.

As aulas basear-se-ão numa exposição da matéria acompanhada por apresentação multimédia. Realizar-se-ão sessões tutoriais, assim como serão apresentados casos de estudo, projetos e atividades relevantes para a aplicação das TIC em Museus.

Sempre que oportuno, será explorado o uso e manipulação de recursos, ferramentas e aplicações informáticas de âmbito geral e especificamente concebidas para Museus (ao longo das apresentações de casos e projetos).

Software

GISA
ARCHEEVO
Matriz
MUSEO
Index Rerum

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da comunicação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação
Humanidades > Ciência da Informação
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Está prevista:
- trabalho prático obrigatório (TP1) de âmbito geral e objeto de relatório escrito (RE); 
- trabalho prático obrigatório (TP2) de âmbito específico e objeto de relatório escrito (RE);
- apresentação oral (AO) do TP2 (em espaço de aula).

70%RE (30%TP1 + 70%TP2)+30%AO

Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar.

Trabalho de estágio/projeto

De acordo com as normas em vigor.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

A avaliação envolve, necessariamente, a realização de todas as componentes obrigatórias especificadas (relatórios e apresentação oral em contexto de aula).
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