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Novos Média

Código: CC035     Sigla: NMED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 24 CC - Plano de Estudos 3 - 6 46 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-16.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Obrigatória, Programa, Tipo de avaliação, Lingua de trabalho, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Suitable for English

Objetivos

- iniciar uma abordagem retórica à cibercultura e ao ciberespaço
- analisar os novos meios de Comunicação Mediada por Computador (CMC)
- reflectir sobre o impacto dos novos media na comunicação social e nos novos públicos
- apreender os novos paradigmas comunicacionais em novos contextos tecnológicos
- desenvolver competências de integração entre novas tecnologias e produção de conteúdos
- fomentar a pesquisa, a investigação, a inovação e a escrita para novos suportes
- elaborar um trabalho final integrador das reflexões teóricas

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que, no final da Unidade Curricular, os estudantes sejam capazes de:

ter adquirido uma perspectiva histórica e crítica sobre a cibercultura dominando os seus referenciais bibliográficos mais importantes
- ter uma atitude crítica sobre os novos media e sobre a inovação tecnológica, adaptando os conhecimentos adquiridos à reflexão sobre os media

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. noções de ciberespaço e de cibercultura
2. identidades, presença, reconhecimento e ubiquidade
3. aspectos comportamentais, cognitivos e comunicacionais nos novos media
4. jornalismo online, televisão interactiva, social media, redes sociais, blogues, microblogging, mundos virtuais, big datawearable devices
5. fenómenos de convergência nos media
6. a linguagem dos novos media: narrativas, códigos, linguagem não-verbal
7. produção jornalística e edição online nos diversos suportes

Bibliografia Obrigatória

Bell, David; Cyberculture Theorists-Manuel Castells and Donna Haraway, Routledge, 2007
Castells, Manuel et al.;; ;La transición a la sociedad red, 2007
Sherry Turkle; ;A vida no écrã, Relógio d'Água, 1995
Turkle, Sherry; Alone together
Turkle, Sherry; Reclaiming conversation

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 aulas teórico-práticas com recurso a "estudos de caso" para análise e discussão em sala ou em grupo
- elaboração de trabalhos intercalares e individuais de opinião com base nas revisões bibliográficas pedidas
- elaboração e apresentação de trabalho de grupo no final do semestre 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 50,00
Teste 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 72,00
Trabalho de investigação 84,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 216,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Distribuída Sem Exame Final. O cálculo da classificação final segue os seguintes parâmetros e respectivas ponderações:

1. assiduidade e participação: 15%
2. entrega de exercícios teóricos ao longo do semestre: 35%
3. trabalho de investigação em grupo no final do semestre: 50%

(no caso do trabalho de grupo, são avaliados os seguintes parâmetros: a) Interpretação e alcance; b) Compreensão dos tópicos; c) Uso de literatura especializada; d) Avaliação e síntese do material usado; e) Análise crítica e f) Conclusão)

(nota: os vários parâmetros de avaliação são cumulativos e todos obrigatórios, e em cada um deles a classificação obtida deve ser ≥ 10 valores)

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
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