Código: | CL013 | Sigla: | INTLIN |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguística Portuguesa |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Linguagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 36 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 4 | |
EP | 27 | EP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 4 | |
LLC | 117 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | 4 | |
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 1 | - | 6 | 4 | |||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 1 | - | 6 | 4 |
Programa A – para estudantes que tiveram BAG ou BAG-P
1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística nos níveis de análise considerados em Bases de Análise Gramatical e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.
Programa B – para estudantes que não tiveram BAG ou BAG-P
1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.
Programa A – para estudantes que tiveram BAG ou BAG-P
1.Aquisição de conhecimentos básicos em Linguística;
2. Aquisição de capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas;
3. Compreensão do fenómeno da variação linguística;
4. Articulação dos conhecimentos adquiridos em Bases de Análise Gramatical com novos conhecimentos em Linguística: Fonologia e Fonética, Léxico, Semântica e Pragmática;
5.Dominio de conceitos fundamentais nas novas áreas introduzidas.
Programa B – para estudantes que não tiveram BAG ou BAG-P
1. Aquisição de conhecimentos básicos em Linguística;
2. Aquisição de capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas;
3. Compreensão do fenómeno da variação linguística.
4. Aquisição de novos conhecimentos em Linguística: Fonologia e Fonética, Morfologia, Sintaxe e Pragmática.
5.Domínio de conceitos fundamentais nas novas áreas introduzidas.
Programa A – para estudantes que tiveram BAG ou BAG-P
1. Linguagem e línguas naturais
1.1. Especificidade da linguagem verbal
1.2. Linguagem verbal e línguas naturais
1.3. Fatores e componentes da comunicação verbal
2. Unidade e diversidade nas línguas naturais
2.1. Línguas e famílias de línguas
2.2. Mudança linguística
2.3. Variação linguística
3. Linguagem, língua e linguística
3.1. Distinções clássicas em linguística
3.2. Níveis de análise na descrição das línguas naturais
4. Breves noções de áreas da Linguística
4.1. Fonética e Fonologia
4.2. Semântica
4.3. Pragmática
Programa B – para estudantes que não tiveram BAG ou BAG-P
1. Linguagem e línguas naturais
1.1. Especificidade da linguagem verbal
1.2. Linguagem verbal e línguas naturais
1.3. Fatores e componentes da comunicação verbal
2. Unidade e diversidade nas línguas naturais
2.1. Línguas e famílias de línguas
2.2. Mudança linguística
2.3. Variação linguística
3. Linguagem, língua e linguística
3.1. Distinções clássicas em linguística
3.2. Níveis de análise na descrição das línguas naturais
4. Breves noções de áreas da Linguística
4.1. Fonética e Fonologia
4.2. Morfologia
4.3. Sintaxe
4.4. Pragmática
Aulas de exposição teórica e aulas de realização de exercícios e resolução de problemas. Estes exercícios servem para testar conhecimentos e para, de forma progressiva, os estudantes poderem identificar problemas e os poderem relacionar de forma integrada, envolvendo os diferentes tópicos do programa. Esta prática contribui também para a formulação de novas perguntas pelos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
75% de presença nas aulas.
1.º teste: 50%
2.º teste: 50%
O exame final existe apenas para casos especiais, pois fomenta-se a avaliação distribuída. Neste caso, o exame vale 100%.
Não é aplicável.
Não é aplicável.
Apenas o exame final é passível de melhoria ou recurso.
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação:
(i) um teste online feito por turnos no moodle com o Zoom/Colibri, no dia 13 de maio;
(ii) um trabalho individual prático feito por turnos no moodle com o Zoom/Colibri, no dia 3 de junho.
Fórmula de Cálculo da Classificação final
Teste online feito por turnos no moodle com o Zoom/Colibri: 50%
Trabalho individual prático feito por turnos no moodle com o Zoom/Colibri: 50%
Recurso (válido para reprovações e ausências na avaliação distribuída e para melhorias de nota): exame escrito final presencial com ponderação de 100%.
Quer em recurso, quer em melhoria de nota, o exame substitui integralmente todos os itens de avaliação apresentados ao longo do semestre para obtenção de classificação em avaliação distribuída e versa sobre todos os conteúdos lecionados durante o semestre.