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Literatura Espanhola do Renascimento

Código: LLC083     Sigla: LER

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Espanhola

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 35 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 52 162
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 2 - 6 52 162
3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-09-17.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

Os objetivos principais desta unidade curricular são:

-Aproximar os estudantes ao conhecimento e compreensão de algumas das obras de referência da Literatura Espanhola do século XVI, em distintos géneros, correntes e contextos literários 

-Situar este período literário no contexto histórico do s. XVI e do do "Siglo de Oro".

-Compreender e identificar as características principais desta literatura: autores, géneros, temática, estética. 

-Analisar de forma crítica textos representativos dos géneros e dos autores mais relevantes deste período.

Resultados de aprendizagem e competências

Tendo em consideração que todos os conteúdos programáticos visam a consecução dos objetivos enumerados anteriormente, pretende-se que, no final do semestre, os estudantes:
1. sejam capazes de identificar e discutir criticamente o lugar, os sentidos e a relevância de cada um dos autores e obras estudadas;
2. relacionar os conteúdos e as formas literárias específificas deste período fundamental da Literatura Espanhola com o âmbito histórico, ideológico e cultural do século XVI e do Renascimento europeu, tendo em conta as continuidades e mudanças relativamente às práticas e gostos literários medievais.
3. compreender o papel que a literatura espanhola do século XVI desempenhou na evolução literária posterior, em especial em Espanha, em outros países europeus e no espaço hispanoamericano.
4. usar sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los na análise crítica de textos literários.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. La Celestina: da comédia à tragicomédia na transição do século XV para o século XVI. Os caminhos literários do "género celetinesco".

2. A poesia do século XVI: A renovação poética com Juan Boscán e Garcilaso de la Vega.

3. Lazarillo de Tormes e a criação do romance picaresco. Mateo Alemán e o seu Guzmán de Alfarache.

Bibliografia Obrigatória

Rojas, Fernando de; La Celestina. ISBN: 84-376-0700-0 (várias edições)
Rico Francisco 340; Lazarillo de Tormes. ISBN: 84-376-0660-8 (Obra anónima; ed. de Francisco Rico ou outros. Várias Edições na Biblioteca da FLUP)
Alemán Mateo 1547-1615?; Guzman de Alfarache
Garcilaso de la Vega; Poesia castellana completa. ISBN: 84-376-0067-7

Bibliografia Complementar

LÁZARO CARRETER, F. e CORREA CALDERÓN, E.; Cómo se comenta un texto literario, Cátedra, 1981
NAVARRETE, I.; Los huérfanos de Petrarca. Poesía y teoría en la España renacentista, Gredos, 1997
OROZCO DÍAZ, E.; Estudios sobre San Juan de la Cruz y la mística del Barroco, Universidad de Granada, 1994
PRIETO, A.; La poesía del siglo XVI. I. Andáis tras mis escritos., Cátedra, 1984
PRIETO, A.; La prosa española del siglo XVI. I., Cátedra, 1986
RICO, F.; Problemas del “Lazarillo”, Cátedra, 1987
RIVERS, Elias L.; La poesía de Garcilaso, Ariel, 1974
RUFFINATTO, A.; Las dos caras del Lazarillo: texto y mensaje, Castalia, 2000
THOMPSON, C. P.; La lucha de las lenguas: fray Luis de León y el Siglo de Oro en España, Consejería de Educación y Cultura, 1995
ALBORG, Juan Luis; Historia de la literatura española, Editorial Gredos, 1992-1996. ISBN: 84-249-1483-X
BLECUA, José Manuel (ed.); Poesía de la Edad de Oro I: Renacimiento, Castalia, 1984. ISBN: 84-7039-427-4
CANAVAGGIO, Jean (dir.); Historia de la literatura española, Editorial Ariel, 1994-1995. ISBN: 84-344-7453-0
LÓPEZ ESTRADA, Francisco (ed.); Siglos de oro : renacimiento, Crítica, 1980. ISBN: 84-7423-139-6
MENÉNDEZ PELÁEZ, Jesús; Historia de la literatura española. II. Renacimiento y Barroco, Everest, 1993
RICO, Francisco; Historia y crítica de la literatura española. Vol. 2. Siglos de Oro: Renacimiento, Crítica, 1980. ISBN: 84-7423-139-6. (vol. 2)
Rico, Francisco; La novela picaresca y el punto de vista. ISBN: 84-322-0468-4
Cavillac Michel; Picaros y mercaderes en el Guzman de Alfarache. ISBN: 84-338-1962-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular implica algumas aulas práticas e múltiplas sessões teórico-prácticas em que a participação dos estudantes e a interatividade será considerada e valorizada. As aulas serão lecionadas em protuguês, mas os textos serão na língua original (espanhol) e os estudantes podem usar o português ou o espanhol. 

As leituras obrigatórias desta unidade curricular são:
- Fernando de Rojas, La Celestina (várias edições acessíveis)
-Garcilaso de la Vega, Obra cpmpleta (várias edições acessíveis); 
- Anónimo, Lazarillo de Tormes (várias edições acessíveis).
- Mateo alemán, Guzmán de Alfarache (seleção textual indicada no início deste ponto do programa.

A avaliação (parcial e final) terá em conta tanto a leitura das obras e consulta de bibliografia especializada, como a participação nas aulas.



Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura espanhola

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Teste 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final


A avaliação é exclusivamente distribuída sem exame final, com as seguintes componentes obrigatórias:

-3 testes (um para cada ponto do programa, no final da sua lecionação), com a ponderação individual de 25%

-Participação oral presencial: 25%

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Respeitará o regulamento da U.Porto/FLUP.

Melhoria de classificação

Não aplicável - conforme Regulamento da U.Porto/FLUP

Observações

IMPORTANTE: Eventuais informações adicionais serão disponibilizadas nos documentos da unidade curricular do SI
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