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Temas de Linguística Portuguesa I

Código: MTSL046     Sigla: TLINP1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTSL 17 MTSL - Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos da disciplina são os seguintes: Aquisição de novos conhecimentos e novos métodos de análise em Sintaxe e em Semântica lexical com particular incidência sobre a língua portuguesa e algumas das suas variedades. 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências e resultados de aprendizagem:

1.Capacidade de reflexão linguística fundamentada.
2. Utilização de métodos rigorosos de análise linguística através da aplicação de testes e da realização de exercícios.
3.Conhecimento de aspetos fundamentais do Léxico e da Sintaxe do Português.
4. Questões gerais sobre texto.

Pretende-se que os estudantes tenham adquirido instrumentos de análise e conhecimentos fundamentais sobre a natureza sintática e semântica dos verbos do Português assim como aspetos básicos da construção sintática das frases simples (como possíveis ordens de palavras) por forma a constituir uma plataforma adequada para fundamentar traduções de qualidade em que a língua portuguesa esteja envolvida.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. QUESTÕES GERAIS
1. Conhecimento da língua e uso da língua: a Gramática como modelo de representação do conhecimento linguístico.
2. O conceito de texto e suas propriedades constitutivas.
2.1. Questões gerais sobre coesão e coerência 
2.2. A estruturação do texto - arquitetura textual e suas componentes
II. NOÇÕES BÁSICAS EM SINTAXE
1. Estrutura de constituintes e categorias sintáticas.
2. Categorias nucleares e categorias sintagmáticas.
3. Funções sintáticas: critérios e testes de identificação.
4. Padrões de ordem de palavras; o Português como língua SVO; tipos de frases.
III. ASPETOS DA SINTAXE E DA SEMÂNTICA DA FRASE SIMPLES
1. O contributo do Léxico: o verbo como categoria central da frase
1.1. O verbo: seleção categorial e seleção semântica.
1.2. Tipos de verbos e esquemas relacionais: verbos plenos, auxiliares, semi-auxiliares, copulativos e leves.
1.3. A Predicação: caraterização semântica 
1.4. Classes aspetuais de predicados.
1.5 O tempo como categoria dêitica: o contributo dos tempos verbais e dos adverbiais de tempo.
2. Algumas construções que envolvem alteração da posição ou do número de argumentos
2.1. A inversão do sujeito.
2.2. As interrogativas parciais.
2.3. A passiva.

Bibliografia Obrigatória

BECHARA, E. ; Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro, Companhia Editora Nacional, 1961. 37ª edição, revista e ampliada, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 1999
Coutinho, Maria Antónia ; Texto(s) e competência textual, Lisboa: FCG/FCT, 2003
CUNHA, C. e L. F. LINDLEY CINTRA; Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Ed. João Sá da Costa, 1984
LOPES, O.; Gramática Simbólica do Português (um esboço), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª edição, 1972
MATEUS, M. H. et al.; Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, Série Linguística, 2003
NEVES, M. H. M; Gramática de Usos do Português, S. Paulo, UNESP, 1999
Raposo, E. B. P., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L. e Mendes, A. (orgs); Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013
Silva, Paulo Nunes da ; Tipologias Textuais. Como classificar textos e sequências, Coimbra: Almedina/CELGA, 2012

Bibliografia Complementar

Bronckart, Jean-Paul ; Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif, Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1996

Observações Bibliográficas

Ao longo do curso serão dadas informações sobre os capítulos e/ou páginas a consultar assim como serão fornecidas indicações sobre bibliografia suplementar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição teórica e aulas de realização de exercícios e resolução de problemas. Pequenas apresentações feitas pelos estudantes na parte final do semestre. Os temas escolhidos têm como objetivo aprofundar conhecimentos sobre problemas de tradução identificados entre o Português e a outra língua estudada. Usarão por isso uma abordagem contrastiva.

1º teste: 40%
2º teste: 40%
Apresentação de trabalho de pesquisa em aula : 20%

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% de presenças nas aulas, salvo nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

1º teste: 40%

2º teste: 40%

Apresentação de trabalho de pesquisa em aula : 20%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

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