Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FILO008

Ética II

Código: FILO008     Sigla: ETI2

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 40 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos



1.Aprofundar a análise de alguns dos grandes marcos da tradição filosófica da ética moderna.

2. Discernir o posicionamento contemporâneo de questões éticas essenciais. 

3. Relacionar os problemas da ética filosófica com problemas da sociedade contemporânea.


4. Problematizar questões essenciais no âmbito da ética prática

Resultados de aprendizagem e competências

 O estudante deverá ter atingido um elevado nível de autonomia do pensamento crítico

 

 



 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Questões essenciais na Ética contemporânea

 1.1. Questionamento crítico do ideal iluminista de uma moral universal e racional.

1.2. Ética da responsabilidade versus ética da convicção.

1.2.1.Ética indolor e minimalista (G. Lipovetsky)

1.2.2.Ética mínima (Adela Cortina)

1.2.3.Princípio de responsabilidade (Hans Jonas)

 

2. Ética Prática: novas fontes de avaliação ética do agir humano

2.1. Ética e Política

2.1.2. Modos de articulação entre Ética e Política

2.1.3. Ética como crítica das ideologias

2.1.4. Ética e o ideal de justiça


2.2. Ética e Ciência

2.2.1 Ética e tecnologia

2.2.2. Ecologia e Ética

2.2.3.Bioética: significado e importância

Bibliografia Obrigatória

ARAÚJO, Luís de ; ÉTICA, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010
BOURKE, Vernon; Histoire de la Morale, Cerf, 1970
CAMPS, Victoria (Org.); Historia de la Ética, Edit. Crítica, 1989 ( 3 vols)
CAMPS, Victoria; Breve História da Ética, RBA, 2013
OGIEN, Ruwen; L´´Ethique aujourd'hui, Gallimard, 2007
RUSS, Jacqueline; La Pensée Éthique Comtemporaine, PUF, 1995
VÁRIOS AUTORES; Concepciones de la Ética, Edit. Trotta, 1992 ((Coord. por Victoria Camps, Osvaldo Guariglia e Fernando Salmerón))
VV. AA. ; História Crítica da Filosofia Moral e Política, Edt. Verbo, 2005

Bibliografia Complementar

A indicar pelo docente ao longo do curso.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas - Exposição pelo docente dos temas do programa aberta à participação dos estudantes. Nas  Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Ética
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas de avaliação da Faculdade.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Recomendar Página Voltar ao Topo