Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FILO021

Filosofia em Portugal no Século XX

Código: FILO021     Sigla: FILPOR

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 34 FILO - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
2

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender no contexto mais vasto da história e cultura portuguesas a importância do pensamento filosófico do séc. XX; Identificar a posição dos autores estudados; Debater as visões globais do pensamento filosófico em Portugal, na sua relação com a nossa Cultura e História.

Resultados de aprendizagem e competências

Uma licenciatua implica uma formação científica consolidada e a boa prática de técnicas de investigação. Na articulação entre o programa e os objetivos, procuraremos aprofundar essas técnicas e competências, visando a consolidação dessa formação, procurando estimular um percurso de pesquisa autónomo e fundamentado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I PENSAMENTO, LÍNGUA E CULTURA
1.1 A relação entre Pensamento, Língua, Cultura e História
1.2 Trans-culturalidade e trans-histórico da Filosofia.
1.3 Flosofia e “Progresso”. 

II FILOSOFIA EM PORTUGAL no séc. XX
2.1 Transição do Séc. XIX para o Séc. XX: fé e razão
2.2 Sampaio Bruno e Pedro Amorim Viana.

III FILOSOFIA E POESIA
3.1. “poesias filosóficas” e “filosofias poéticas”, Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa.

IV. SABER E PODER
4.1 Ética e Política.
4.2 O papel dos intelectuais: Raúl Preonça.

V. O Pensamento em torno da Saudade: Física e Metafísica: Teixeira de Pacoaes.

VI. Filosofia e Sabedoria: a Filosofia como Sabedoria de Vida: Agostinho da Silva.

Bibliografia Obrigatória

Borges, P. ; Pensamento Atlântico, IN-CM ed., 2002
CALAFATE, P. ; História do Pensamento Filosófico Português , Caminho/ CFUL ed., Vol. 5 vols, 1999
Natário, C. ; Teixeira de Pascoaes. Fisica e Metafísica , Zéfiro ed., 2010
PIMENTEL, M.; Odisseias do Espírito, IN-CM, 1996
Pimentel, M. ; Razão Comovida, IN-CM, 2012
Braz Teixeira, A. ; Deus, o Mal e a Saudade: Estudos sobre o pensamento português e luso-brasileiro contemporâneo, Fundação Lusíada, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição e aulas práticas de aplicação dos conhecimentos adquiridos com base em textos considerados fundamentais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame arredondada, ou média da nota do exame e eventuais trabalhos escritos.
Recomendar Página Voltar ao Topo