Código: | MEIEFA012 | Sigla: | PMDF |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEIEFA | 0 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEPIEFA | 0 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
São objetivos desta unidade curricular levar à aquisição, por parte dos estudantes, de competências de análise e avaliação de materiais didáticos - dotando-os para tal de instrumentos válidos -, e desenvolver as aptidões necessárias para uma aplicação em contextos específicos de ensino-aprendizagem.
No final do percurso os estudantes deverão ser capazes de:
a) analisar criticamente os materiais didáticos com os quais se confrontem, recorrendo a uma grelha de análise sustentada teoricamente;
b) escolher e / ou adaptar um material didático consoante a situação de ensino e de aprendizagem;
c) produzir materiais suplementares adequados ao aprofundamento de diferentes competências, tendo em conta fatores específicos (nível de aprendizagem, público-alvo, contexto e objetivos de aprendizagem).
1. Do material didático: definição, conceção, aplicação e avaliação
2. Critérios e ferramentas para a análise de material didáctico
3. Da diversidade do material didático
3.1. Do manual escolar aos materiais "sur mesure"
3.2. Material didático e didatização de materiais
3.3. Potencialidades do uso de documentos autênticos em LE
4. Material didático multimédia: o uso das TIC como fonte e como meio
5. Construção de materiais com vista ao desenvolvimento e/ou aprofundamento de competências (compreensão e produção oral, leitura, escrita,
competência gramatical, cultura da LE)
.
Bibliografia complementar será indicada ao longo do semestre.
1. Aulas teórico-práticas e aulas tutoriais (análise, discussão e produção em torno de materiais didáticos).
2. Blended learning (recurso a plataforma de ensino a distância).
3. Para além das horas de contacto presencial será promovido o contacto on-line síncrono e assíncrono.
A participação ativa dos estudantes é fundamental com vista a atingir os objetivos da unidade curricular.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 30,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de investigação | 66,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação considerará a participação ativa nas sessões e na plataforma Moodle (30%), a elaboração de um trabalho escrito de análise de um material didático (35%) e ainda a elaboração de um trabalho escrito de produção de um material didático (35%).