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Produção de Materiais Didáticos em Francês

Código: MEIEFA012     Sigla: PMDF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 0 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEPIEFA 0 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 26 81

Língua de trabalho

French and/or Portuguese

Objetivos

 

São objetivos desta unidade curricular levar à aquisição, por parte dos estudantes, de competências de análise e avaliação de materiais didáticos - dotando-os para tal de instrumentos válidos -, e desenvolver as aptidões necessárias para uma aplicação em contextos específicos de ensino-aprendizagem.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

 

 

No final do percurso os estudantes deverão ser capazes de:

a) analisar criticamente os materiais didáticos com os quais se confrontem, recorrendo a uma grelha de análise sustentada teoricamente;

b) escolher e / ou adaptar um material didático consoante a situação de ensino e de aprendizagem;

c) produzir materiais suplementares adequados ao aprofundamento de diferentes competências,  tendo em conta fatores específicos (nível de aprendizagem, público-alvo, contexto e objetivos de aprendizagem). 

 

Modo de trabalho

B-learning

Programa

 

1.     Do material didático: definição, conceção, aplicação e avaliação

2.     Critérios e ferramentas para a análise de material didáctico

3.     Da diversidade do material didático

3.1.  Do manual escolar aos materiais "sur mesure"

3.2.  Material didático e didatização de materiais

3.3.  Potencialidades do uso de documentos autênticos em LE

4.     Material didático multimédia: o uso das TIC como fonte e como meio

5. Construção de materiais com vista ao desenvolvimento e/ou aprofundamento de competências (compreensão e produção oral, leitura, escrita,
competência gramatical, cultura da LE)

 

.

Bibliografia Obrigatória

AAVV; Revue Education & Formation. Manuels scolaires et matériels didactiques, Université de Mons, 2010
Depover, C., Karsenti, T., & Komis, V. ; Enseigner avec les technologies : favoriser les apprentissages, développer des compétence, Presses de l'Université du Québec, 2007
Johnson, Keith; Designing language teaching tasks. ISBN: 0-333-98486-2
Lebrun, Johanne et al. ; Le matériel didactique et pédagogique : soutien à l'appropriation ou déterminant de l'intervention éducative, presses de l'Université du laval, 2006
Leffa, Vilson J. ; Como produzir materiais para o ensino de línguas, http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/prod_mat.pdf.
RIQUOIS, Estelle; Evolutions méthodologiques des manuels et matériels didactiques complémentaires en FLE: de la méthode traditionnelle à la perspective actionnelle, Education et Formation, 129-142, 2010
ROBERT, Jean-Pierre; Dictionnaire pratique de didactique du FLE, Ophrys, 2008
Tomlinson, Brian 340; Materials development in language teaching. ISBN: 0-521-57419-6

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será indicada ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

1. Aulas teórico-práticas e aulas tutoriais (análise, discussão e produção em torno de materiais didáticos).
2. Blended learning (recurso a plataforma de ensino a distância).
3. Para além das horas de contacto presencial será promovido o contacto on-line síncrono e assíncrono.

A participação ativa dos estudantes é fundamental com vista a atingir os objetivos da unidade curricular.

 

 

 

 

Software

Moodle

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 66,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

A avaliação considerará a participação ativa nas sessões e na plataforma Moodle (30%), a elaboração de um trabalho escrito de análise de um material didático (35%) e ainda a elaboração de um trabalho escrito de produção de um material didático (35%).

 

 

 

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