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Iniciação à Prática Profissional

Código: MEPIEFA001     Sigla: IPP_MEPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2016/2017 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEPIEFA 14 MEPIEFA - Plano de Estudos 2 - 48 497 1296

Língua de trabalho

Português, Alemão, Espanhol, Francês

Objetivos

O estudante deverá ser capaz de:

- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas; - desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma problematização e reformulação contínua das práticas letivas e dos suportes teóricos que lhes subjazem;

- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral;

- planificar unidades didáticas, aulas e outras atividades;

- preparar materiais originais;

- observar criticamente aulas dos orientadores e colegas;

- avaliar criticamente as suas aulas e dos outros elementos;

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da unidade curricular, os estudantes serão capazes de:

- lecionar aulas adequadas, nas duas línguas em que faz o estágio;

- problematizar, no portefolio, todo o seu processo de formação;

- produzir um relatório final adequado, no formato de uma investigação-ação, dando conta de uma questão teórico-metodológica previamente selecionada e tratada ao longo do estágio;
- revelar responsabilidade deontológica e investimento na sua formação profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Reflexão sobre a natureza, funções, metodologia e avaliação do seminário. Reflexões de índole geral sobre o ensino do Português e do Alemão/Espanhol/Francês.

2. Planificação: análise dos programas e dos manuais escolares. Conceptualização e estruturação; Planificações a longo, médio e curto prazo. Planos de unidade e de aulas.

3. Avaliação: princípios gerais e construção de instrumentos de verificação de conhecimentos.

4. Orientações pedagógicas para o ensino-aprendizagem dos atos de comunicação: compreensão – escrita e oral -, expressão – escrita e oral -, interação – escrita e oral – e mediação.

7. Orientações pedagógicas para os diferentes conteúdos dos programas.


8. Observação de aulas: problematização teórica e reflexão em torno do conceito. Leitura comentada de textos e actividades de grupo.

9. O portfólio: características principais e metodologia.

10. Como fazer um relatório. Características deste tipo de texto. Metodologia a seguir para a elaboração de um relatório.

Bibliografia Obrigatória

Alves, José Matias; valiação pedagógica: uma chave para o sucesso escolar e profissional, In Carvalho, Angelina et al., Manual do Formador, 3 - Teoria e Desenvolvimento do Currículo: Animação pedagógica, Porto, Ministério da Educação/GETAP, 1991
Amor, Emília; Didáctica do Português - Fundamentos e metodologia, Lisboa, Texto Editora, 1993
Arends, Richard; Aprender a ensinar, Lisboa, McGraw-Hill, 1995
Delgado-Martins, Maria Raquel et al.; Para a didáctica do português: seis estudos de linguística, Lisboa, Edições Colibri, 1992
Delgado-Martins, Maria Raquel et al.; Formar professores de português hoje, Lisboa, Edições Colibri, 1996
Dionísio, Maria de Lourdes; A construção escolar de comunidades de leitores - leituras do manual de Portuguê, Coimbra, Almedina, 2000
Eco, Umberto; Seis passeios nos bosques da ficção, Lisboa, Difel, 1994
Figueiredo, Olívia ; Didáctica do Português Língua Materna. Dos programas de ensino às teorias, das teorias às práticas, Porto, Edições ASA, 2004
Fonseca, Fernanda Irene; Duarte, Isabel Margarida; Figueiredo, Olívia (orgs); A Linguística na formação do professor de português, Actas do colóquio «A linguística na formação do professor de português», Porto, Centro de Linguística da Universidade do Porto, 2001
Mello, Cristina et al. (org.); Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, Coimbra, Almedina, 1999
Mendes, Margarida Vieira ; «A educação literária no ensino básico», O Professor n.º 26, III Série, Lisboa, 1992
PINTO, M. da G. L. C. ; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto, Porto Editora, 1994
PINTO, M. da G. L. C. ; Saber Viver a Linguagem, Um Desafio aos Problemas de Literacia, Porto, Porto Editora, 1998
Ribeiro, António Carrilho e Carrilho, Lucie; Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem, Lisboa, Universidade Aberta, 1990
Sim-Sim, Inês; Duarte, Inês; Ferraz, Maria José; A Língua Materna na Educação Básica. Competências Nucleares e Níveis de Desempenho, Lisboa, Ministério da Educação/Departamento da Educação Básica, 1997
Tochon, François Victor; A língua como projecto didáctico, Porto, Porto Editora, 1995
Relâmpago n.º 10, «Ensinar a poesia» , Fundação Luís Miguel Nava, Abril de 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia é prática e reflexiva. A UC vale 48 ECTS, é composta por vários itens, segundo a fórmula de avaliação final:

Classif. Final=(Cl. Prática Ensino Supervisionada x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10).

Na Prática de Ensino Supervisionada, os estagiráios são avaliados pelas aulas lecionadas nos estágios (Português+Francês ou Espanhol ou Alemão) e sua análise, segundo o documento Referencial de avaliação, tendo em conta o perfil traçado em vários momentos pelos orientadores cooperantes e pelos Supervisores da FLUP, ouvido o próprio e os colegas. A nota decorre da prossecução de objetivos diretamente relacionados com o Estágio e a prática profissional.

A avaliação dos Seminários faz-se pela participação semanal nas sessões e a apresentação (oral+escrita) de um trabalho relacionado com o tema do relatório final de investigação-ação.

A avaliação deste é da responsabilidade de um júri e atende à qualidade do relatório produzido e ao desempenho em provas públicas.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística aplicada
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Participação presencial 13,00
Trabalho de campo 52,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 206,00
Estudo autónomo 470,00
Frequência das aulas 114,00
Realização de Estágio 510,00
Total: 1300,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Classif. Final=(Cl. Prática Ensino Supervisionada x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto


De acordo com o Regulamento em vigor

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

 

Melhoria de classificação

Não aplicável

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