Código: | MEPIEFA001 | Sigla: | IPP_MEPI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação de Professores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEPIEFA | 14 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 2 | - | 48 | 497 | 1296 |
O estudante deverá ser capaz de:
- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas; - desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma problematização e reformulação contínua das práticas letivas e dos suportes teóricos que lhes subjazem;
- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral;
- planificar unidades didáticas, aulas e outras atividades;
- preparar materiais originais;
- observar criticamente aulas dos orientadores e colegas;
- avaliar criticamente as suas aulas e dos outros elementos;
No fim da unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
- lecionar aulas adequadas, nas duas línguas em que faz o estágio;
- problematizar, no portefolio, todo o seu processo de formação;
- produzir um relatório final adequado, no formato de uma investigação-ação, dando conta de uma questão teórico-metodológica previamente selecionada e tratada ao longo do estágio;
- revelar responsabilidade deontológica e investimento na sua formação profissional.
1. Reflexão sobre a natureza, funções, metodologia e avaliação do seminário. Reflexões de índole geral sobre o ensino do Português e do Alemão/Espanhol/Francês.
2. Planificação: análise dos programas e dos manuais escolares. Conceptualização e estruturação; Planificações a longo, médio e curto prazo. Planos de unidade e de aulas.
3. Avaliação: princípios gerais e construção de instrumentos de verificação de conhecimentos.
4. Orientações pedagógicas para o ensino-aprendizagem dos atos de comunicação: compreensão – escrita e oral -, expressão – escrita e oral -, interação – escrita e oral – e mediação.
7. Orientações pedagógicas para os diferentes conteúdos dos programas.
8. Observação de aulas: problematização teórica e reflexão em torno do conceito. Leitura comentada de textos e actividades de grupo.
9. O portfólio: características principais e metodologia.
10. Como fazer um relatório. Características deste tipo de texto. Metodologia a seguir para a elaboração de um relatório.
A metodologia é prática e reflexiva. A UC vale 48 ECTS, é composta por vários itens, segundo a fórmula de avaliação final:
Classif. Final=(Cl. Prática Ensino Supervisionada x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10).
Na Prática de Ensino Supervisionada, os estagiráios são avaliados pelas aulas lecionadas nos estágios (Português+Francês ou Espanhol ou Alemão) e sua análise, segundo o documento Referencial de avaliação, tendo em conta o perfil traçado em vários momentos pelos orientadores cooperantes e pelos Supervisores da FLUP, ouvido o próprio e os colegas. A nota decorre da prossecução de objetivos diretamente relacionados com o Estágio e a prática profissional.
A avaliação dos Seminários faz-se pela participação semanal nas sessões e a apresentação (oral+escrita) de um trabalho relacionado com o tema do relatório final de investigação-ação.
A avaliação deste é da responsabilidade de um júri e atende à qualidade do relatório produzido e ao desempenho em provas públicas.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Participação presencial | 13,00 |
Trabalho de campo | 52,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 206,00 |
Estudo autónomo | 470,00 |
Frequência das aulas | 114,00 |
Realização de Estágio | 510,00 |
Total: | 1300,00 |
Classif. Final=(Cl. Prática Ensino Supervisionada x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10).
Não aplicável
De acordo com o Regulamento em vigor
Não aplicável
Não aplicável