Código: | FILO005 | Sigla: | EST1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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FILO | 68 | FILO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 |
Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética. Apresentar questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos. Incentivar e desenvolver o gosto e a sensibilidade por objectos artísticos, nomeadamente produzidos contemporaneamente. Favorecer a imaginação visual e conceptual.
Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética. Apresentar questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos.
I. De que falamos quando falamos de Estética? Ensaio de delimitação*
1. Da origem etimológica de “estética” à Estética como disciplina filosófica
2. A dimensão paradoxal da Estética
2.1. A racionalização da experiência estética e artística. Um relativo fracasso
2.2. A restrição da Estética a uma reflexão sobre a arte de um ponto de vista subjectivo
3. Objecto estético e obra de arte
4. A experiência estética. Suas condições e implicações.
4.1. Experiência estética e experiência artística: uma afinidade essencial.
4.2. Experiência estética e quotidiano. O “modo de emprego” do objecto estético
4.3. A exposição do “sujeito” da/na experiência estética. Das versões afectivas do mundo a um sujeito afectado. Exposição e Inexposto.
4.4. Experiência estética/artística e “infantia”. Uma re-iniciação ao mundo.
[* As questões apresentadas no ponto I serão retomadas e reformuladas na interpretação dos autores/textos da tradição filosófica e estética que seguidamente se apresentam. Conferir igualmente o programa de Estética II]
II. Platão: o reconhecimento do carácter afectivo da arte
1. A arte como mimesis e o carácter transitivo da experiência estética
2. Os riscos da experiência estética: a exigência de legislação
3. A arte submetida à Verdade
III. Kant: a subjectivização moderna do estético
1. A autonomização da Estética e a sua restrição moderna. O carácter intransitivo da experiência estética
2. Uma segunda revolução coperniciana? O belo como representação subjectiva. O juízo de gosto estético. A antinomia do gosto
2.1. O privilégio do belo natural. A destinação estética
2.2. Juízo estético e senso comum: a abertura da experiência estética à universalidade
IV. Hegel: A sustentação relativa à arte como o objeto do pensamento estético.
1. A obra de arte como manifestação/produção subjetiva/espiritual e a sobrevalorização filosófica-estética do 'artificial' [das Kunstlich]: a superioridade do belo artístico face ao belo natural.
2. A obra de arte como entidade de pensamento: a obra de arte como entidade possuidora de um conteúdo de objetividade e de verdade.
3. A perspetivação filosófica-histórica-estética da arte: as formas de arte particulares.
4. O sistema das artes: o estatuto da poesia romântica.
5. A postulação respeitante à 'morte da arte' ou à sua dissolução na conceptualidade filosófica.
As aulas serão aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura e discussão de textos e materiais visuais). Os materiais textuais e visuais seleccionados serão objecto de comentário na aula. É encorajada a participação dos alunos, nomeadamente através da apresentação de trabalhos de pesquisa. A partir do início de Outubro, decorrerão aulas teórico-práticas e Aulas de OT, nas quais se debaterão com os alunos questões decorrentes dos problemas já equacionados no âmbito do Programa. A OT ocupará, aproximadamente, cerca de 25% do tempo lectivo disponível. Para além da referência à bibliografia principal,indicações sobre leituras complementares serão fornecidas ao longo das aulas. O material de estudo integra outras formas de inscrição (materiais visuais) para além do texto escrito.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 10,00 |
Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com as normas de avaliação em vigor. Frequência de 75% das aulas previstas, de acordo com o estipulado no Artº 9º do "Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1º Ciclo- Licenciatura", aprovado pelo Cons. Pedagógico em 18.Julho.2007.
A disciplina funciona em avaliação final (um exame escrito no final do semestre) (90%) e participação/recensões de leituras aconselhadas (10%). Esta forma de avaliação poderá ser combinada com a realização de trabalhos de pesquisa, orientados e avaliados pelo docente: neste caso, trabalho de pesquisa (50%) e exame final (40%) e participação/recensões de leituras aconselhadas (10%)
Não se aplica.
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
LÍNGUA DE ENSINO: Português