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Filosofia do Conhecimento I

Código: FILO016     Sigla: FILCO1

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 86 FILO - Plano de Estudos 1 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Filosofia do Conhecimento I tem os seguintes objectivos principais: o aluno deve tornar-se capaz de (i) dominar o vocabulário técnico da epistemologia contemporânea, (ii) propor e problematizar conceitos de mente e de conhecimento, (iii) identificar problemas epistemológicos bem como a relação destes com questões metafísicas e de teoria da mente e da linguagem, (iv) identificar diferentes teorias da justificação epistémica e formular razões a favor e contra cada uma delas, (v) justificar as relações da teoria do conhecimento com outras áreas teóricas (nomeadamente da ciência cognitiva) a partir de exemplos práticos e do conhecimento de aspectos da história da ciência cognitiva.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem adquirir um conhecimento panorâmico da epistemologia contemporânea bem como dos principais autores e posições da história da epistemologia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução

AgAgentes cognitivos e as suas vidas mentais. Crenças e ‘qualia’. Fontes de crenças: percepção, memória, raciocínio, consciência (introspecção), testemunho. “Como é que sabes que p?”: teorias da justificação epistémica (fundacionalismo, coerentismo, fiabilismo). Arquitectura do conhecimento e estrutura da justificação. Certeza e direito a ter a certeza. Crenças básicas e não-básicas, regresso infinito.

Parte I Tópicos de epistemologia

1. Cepticismo. Solipsismo. Tipos de cepticismo. Cepticismo académico clássico, cepticismo acerca do mundo real exterior, cepticismo falibilista.

1. 1 Cepticismo sobre o mundo real exterior. Descartes (Meditações sobre a Filosofia Primeira) e Hume (Tratado da Natureza Humana e Investigação sobre o entendimento humano): um estudo comparativo. Descartes: res cogitans, ideia de ‘ideia. Hume: impressões, ideias, princípios de associação. H. Putnam, o cérebro numa cuba (Razão, Verdade e História)

2. Definição de conhecimento. Definição tripartida (Platão, Teeteto). Problemas de Gettier (Is justified true belief knowledge?). A resposta aos problemas de Gettier e o fiabilismo (referência a A. Goldman e F.Dretske). Teorias da verdade – mapeamento.

3. O problema da indução. D. Hume (Tratado da Natureza humana e Investigação sobre o entendimento humano); referência a abordagens contemporâneas.

4. A natureza do apriori.

Parte II O transcendental e a epistemologia naturalizada – leituras de Kant e Quine

1. Kant: uma leitura da Crítica da Razão Pura. Fenómeno e númeno. Sensibilidade, entendimento, razão. Juízos. Juízos analíticos e suntéticos. Juízos sintéticos a priori.

2. Quine: uma leitura de Dois Dogmas do Empirismo. Resultados da crítica à distinção analítico-sintético (Dogma-1) e ao reducionismo (Dogma-2). Empirismo sem os dogmas: teia das crenças, epistemologia naturalizada, pragmatismo.

Parte III Entre ciência cognitiva e epistemologia

1. A ideia de ‘ciência cognitiva’ – alguma história. A realidade formal e física da cognição. A lógica e a formalização. Algoritmos, Máquina de Turing, Máquina de Turing Universal. A metáfora fundadora do paradigma cognitivista.

2. O que é (para uma entidade) ter uma vida mental? - Teste de Turing, Behaviorismo, Cognitivismo. A natureza da inteligência: H. Putnam e J. Fodor. A natureza da consciência: J. Searle, T. Nagel e D. Dennett.

 

Bibliografia Obrigatória

Miguens, Sofia; Compreender a mente e o conhecimento. ISBN: 978-972-8932-50-3
Audi, Robert; Epistemology. ISBN: 0-415-28109-1
Kant, Immanuel, 1724-1804; Crítica da razão pura. ISBN: 972-31-0623-X
Hume, David, 1711-1776; Investigação sobre o entendimento humano. ISBN: 972-27-1186-5
Hume, David, 1711-1776; Tratado da natureza humana. ISBN: 973-31-0936-0
Descartes, René, 1596-1650; Meditações metafísicas
Quine, Willard Van Orman; From a logical point of view
Nagel, Thomas; Que quer dizer tudo isto?. ISBN: 972-662-421-5
Morton, Adam; A^guide through the theory of knowledge. ISBN: 0-631-20005-3
Gardner, Howard; A^nova ciência da mente. ISBN: 972-708683-7

Bibliografia Complementar

Rorty, Richard; A^filosofia e o espelho da natureza. ISBN: 972-20-2684-4
Blackburn, Simon; Dicionário de filosofia. ISBN: 972-662-532-7
Miguens, Sofia; Uma^teoria fisicalista do conteúdo e da consciência. ISBN: 972-610-653-2
Branquinho, João 340; Enciclopédia de termos lógico-filosóficos. ISBN: 972-662-801-6
Weston, Anthony; A^arte de argumentar. ISBN: 972-662-441-x
Kenny, Anthony; História concisa da filosofia ocidental. ISBN: 972-759-169-8
Editor: Edward ZALTA; The Stanford Encyclopedia of Philosophy http.//plato.stanford.edu), The Metaphysics Research Lab Center for the Study of Language and Information Stanford University Stanford, CA 94305-4115

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura e discussão de textos). Existe um guião de curso, que apoia a progressão na leccionação do programa. Os tópicos do programa serão ainda abordados em textos seleccionados trabalhados no horário de orientação tutorial. Esses textos estarão disponíveis na página da disciplina. É solicitada e encorajada a participação dos alunos. É obrigatória a apresentação de um trabalho de pesquisa para a obtenção da frequência.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia
Humanidades > Filosofia > Epistemologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Exame final. É ainda obrigatória a apresentação de um ensaio para a obtenção da classificação final. A data limite para a entrega do ensaio é a data de realização do exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final (50%), ensaio (50%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação em vigor.

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