Código: | FILO016 | Sigla: | FILCO1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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FILO | 86 | FILO - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 4 |
A disciplina de Filosofia do Conhecimento I tem os seguintes objectivos principais: o aluno deve tornar-se capaz de (i) dominar o vocabulário técnico da epistemologia contemporânea, (ii) propor e problematizar conceitos de mente e de conhecimento, (iii) identificar problemas epistemológicos bem como a relação destes com questões metafísicas e de teoria da mente e da linguagem, (iv) identificar diferentes teorias da justificação epistémica e formular razões a favor e contra cada uma delas, (v) justificar as relações da teoria do conhecimento com outras áreas teóricas (nomeadamente da ciência cognitiva) a partir de exemplos práticos e do conhecimento de aspectos da história da ciência cognitiva.
Os estudantes devem adquirir um conhecimento panorâmico da epistemologia contemporânea bem como dos principais autores e posições da história da epistemologia.
Introdução
AgAgentes cognitivos e as suas vidas mentais. Crenças e ‘qualia’. Fontes de crenças: percepção, memória, raciocínio, consciência (introspecção), testemunho. “Como é que sabes que p?”: teorias da justificação epistémica (fundacionalismo, coerentismo, fiabilismo). Arquitectura do conhecimento e estrutura da justificação. Certeza e direito a ter a certeza. Crenças básicas e não-básicas, regresso infinito.
Parte I Tópicos de epistemologia
1. Cepticismo. Solipsismo. Tipos de cepticismo. Cepticismo académico clássico, cepticismo acerca do mundo real exterior, cepticismo falibilista.
1. 1 Cepticismo sobre o mundo real exterior. Descartes (Meditações sobre a Filosofia Primeira) e Hume (Tratado da Natureza Humana e Investigação sobre o entendimento humano): um estudo comparativo. Descartes: res cogitans, ideia de ‘ideia. Hume: impressões, ideias, princípios de associação. H. Putnam, o cérebro numa cuba (Razão, Verdade e História)
2. Definição de conhecimento. Definição tripartida (Platão, Teeteto). Problemas de Gettier (Is justified true belief knowledge?). A resposta aos problemas de Gettier e o fiabilismo (referência a A. Goldman e F.Dretske). Teorias da verdade – mapeamento.
3. O problema da indução. D. Hume (Tratado da Natureza humana e Investigação sobre o entendimento humano); referência a abordagens contemporâneas.
4. A natureza do apriori.
Parte II O transcendental e a epistemologia naturalizada – leituras de Kant e Quine
1. Kant: uma leitura da Crítica da Razão Pura. Fenómeno e númeno. Sensibilidade, entendimento, razão. Juízos. Juízos analíticos e suntéticos. Juízos sintéticos a priori.
2. Quine: uma leitura de Dois Dogmas do Empirismo. Resultados da crítica à distinção analítico-sintético (Dogma-1) e ao reducionismo (Dogma-2). Empirismo sem os dogmas: teia das crenças, epistemologia naturalizada, pragmatismo.
Parte III Entre ciência cognitiva e epistemologia
1. A ideia de ‘ciência cognitiva’ – alguma história. A realidade formal e física da cognição. A lógica e a formalização. Algoritmos, Máquina de Turing, Máquina de Turing Universal. A metáfora fundadora do paradigma cognitivista.
2. O que é (para uma entidade) ter uma vida mental? - Teste de Turing, Behaviorismo, Cognitivismo. A natureza da inteligência: H. Putnam e J. Fodor. A natureza da consciência: J. Searle, T. Nagel e D. Dennett.
Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura e discussão de textos). Existe um guião de curso, que apoia a progressão na leccionação do programa. Os tópicos do programa serão ainda abordados em textos seleccionados trabalhados no horário de orientação tutorial. Esses textos estarão disponíveis na página da disciplina. É solicitada e encorajada a participação dos alunos. É obrigatória a apresentação de um trabalho de pesquisa para a obtenção da frequência.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Exame final. É ainda obrigatória a apresentação de um ensaio para a obtenção da classificação final. A data limite para a entrega do ensaio é a data de realização do exame.
Exame final (50%), ensaio (50%).
Não se aplica.
Não se aplica.
De acordo com as normas de avaliação em vigor.