História do Teatro Português - de Garrett ao Teatro Contemporâneo
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJETIVOS: A disciplina pretende, num primeiro plano, facultar aos alunos um conjunto de referências propedêuticas sobre autores, géneros e conceitos da História do Teatro em Portugal, durante os séculos XVIII-XX. Num segundo nível, toda a informação literal procurará também levar o aluno a ultrapassar as referências propedêuticas e a nelas ver os instrumentos de uma reflexão alargada sobre o Teatro, a História do Teatro e a Dramaturgia.
Resultados de aprendizagem e competências
COMPETÊNCIAS: O aluno deverá, ao longo do semestre: a) refletir sobre os conceitos de “História” e “Teatro”, no contexto português dos séculos XVIII-XX; b) Conhecer e/ou reconhecer alguns textos canónicos sobre dramaturgos portugueses e géneros ditos “dominantes” da Época Contemporanea, apercebendo-se, quando possível, dos limites dessa canonicidade; c) Compreender a força e a fragilidade de conceitos nacionais ou civilizacionais da História do Teatro; d) apreciar a variedade e vitalidade, retórica e estética, quer dos projectos dramáticos, quer dos textos sobre teatro português.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. As Histórias do Teatro 1. “Homo sapiens” e “Homo ludens”: orgulhos e preconceitos. 2. Teatro e Literatura. Da Paraliteratura ao Parateatro? Os conceitos de “paradramaticidade” e de “teatralidade”. 3. A História, o Teatro e os problemas logísticos da representação do Tempo. II. Uma História do Teatro Português, de Garrett ao século XX. 1. O século XVIII lido pelo século XIX: o conceito de “Volksgeist” e a génese do teatro nacional: o “projeto” de Manuel de Figueiredo; a “teoria climática do belo” e a oposição “clássico-romântico”; teatro público e teatro doméstico. "Assembleia", de Correia Garção. 2. O século XIX e os labirintos da “mimesis icástica”; Garrett, leitor de Figueiredo e Garção. 3. O projeto de um teatro nacional proposto por Almeida Garrett e as definições de “drama romântico” e “género hibrido”; 4. O drama romântico/ultra-romântico/naturalista e a (r)evolução do Melodrama: "Fígados de Tigre", de Gomes de Amorim; 5.A função social do teatro e a redefinição de catarse. III. O século XX e o retorno a questões aristotélicas: 1.O teatro simbolista e a verosimilhança do “drama estático”; A influência de Pirandello. 2.“Estranhamento” e “Dissidência”; 3.A (re)emergência da “História” na “Poesia”. 3. "Continuação da Comédia", de João Pedro de Andrade.
Bibliografia Obrigatória
AA. VV. ; Lexique du drame moderne et contemporain, org. J.-P. Sarrazac, Belval, Circé, 2005
AA. VV. ; O Melodrama I. Temas, Coimbra, CLP/FLUC, 2006
AA. VV. ; Teatro Português em um acto (1900-1945), Lisboa, IN-CM, 1997
AA. VV. ; The Oxford Illustrated History of the Theatre, ed. J. Russel Brown, Oxford, Oxford University Press, 1995
ARISTÓTELES ; Poética, ed. Eudoro de Sousa , Lisboa, IN-CM, 1989
BARATA, José Oliveira ; Estética Teatral. Antologia de Textos, Lisboa, Moraes Ed., 1981
BARATA, José Oliveira ; Máscaras da Utopia. História do Teatro Universitário em Portugal (1938-1974), Lisboa, FCG, 2009
BARATA, José Oliveira ; O Espaço Literário do teatro. Estudos sobre Literatura Dramática Portuguesa, A Coruña, Univ. Coruña, 2001
BARISCH; Jonas ; The Anti-theatrical Prejudice , Berkeley/ Los Angeles, University of California Press, 1981
BARTHES, Roland ; Essais Critiques , Paris, Seuil, 1964
BASTOS, Glória Bastos; VASCONCELOS, Ana Isabel ; O teatro em Lisboa no tempo da Primeira República, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2004
BENJAMIN, Walter ; A obra de Arte na era da sua reprodutibilidade, “Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política”, Lisboa, Relógio d’Água, 1992
BASTOS, Sousa ; Dicionário de Teatro Português, ed. fac-similada, Coimbra, Minerva, 1994
BORIE, Monique, ROUGEMONT, Martine de, e SCHERER, Jacques; Estética Teatral. Textos de Platão a Brecht, Gulbenkian, 1996
BORRALHO, Maria Luísa Malato ; Manuel de Figueiredo. Uma perspectiva do Neoclassicismo português (1745-1777), Lisboa, IN-CM, 1995
BROOKS, Peter ; A Porta Aberta, trad. A. Mercado, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005
CÂMARA, M. Alexandra Gago da; ANASTÁCIO, Vanda ; O teatro em Lisboa no tempo do Marquês de Pombal, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2004
CARVALHO, Mário Vieira de ; Pensar é Morrer ou O Teatro S. Carlos , Lisboa, IN-CM, 1993
CRUZ, Duarte Ivo; História do Teatro Português, Verbo, 2001
DIDEROT ; Paradoxo sobre o Actor, trad. Luís Matos Costa, Lisboa, Hiena, 1993
DOMENACH, Jean-Marie ; O Retorno do Trágico, trad. M. B. Costa, Lisboa, Moraes Editores, 1968
HUIZINGA, Johan ; Homo Ludens. Essai sur la fonction sociale du jeu, Paris, Gallimard, 1988
MARTIN, John ; The Intercultural Performance Handbook, London, Routledge, 2004
OLIVEIRA, Fernando Matos; Teatralidades. 12 Percursos pelo território do espectáculo, Angelus Novus, 2003
PICCHIO, Luciana Stegagno ; História do Teatro Português, trad. Manuel de Lucena , Lisboa, Portugália, 1969
PLATÃO ; A República, trad. M. Helena da Rocha Pereira, Lisboa, FCG, 1990
REBELLO, Luiz Francisco ; O Teatro Naturalista e Neo-Romântico (1870-1910), Lisboa, ICP, 1978
REBELLO, Luiz Francisco ; O teatro romântico (1838-1869), Lisboa, ICLP, 1980
REBELLO, Luiz Francisco ; O Teatro Simbolista e Modernista em Portugal, , Lisboa, IN-CM, 1979
RODRIGUES, M. Idalina Resina; De Gil Vicente a 'Um Auto de Gil Vicente', Lisboa, IN-CM, 2006
ROUSSEAU; Lettre à d’Alembert sur les Spectacles, Paris, Garnier-Flammarion, 2003
SENA, Jorge de; Do Teatro em Portugal, Edições 70, 1988
SURGERS, Anne ; Teatro Occidental : Unha historia teatral desde a Escenografía , Vigo, Galaxia,, 2009
UBERSFELD, Anne ; Para Ler Teatro, trad. J. Almeida Jr, , S. Paulo, Perspectiva, 2005
VASCONCELOS, Ana Isabel ; O Teatro em Lisboa no tempo de Almeida Garrett, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2003
Observações Bibliográficas
No inicio do semestre, serão indicadas as 5 obras dramaticas que exemplificarão os vários pontos do programa e poderão ser consideradas no exame final. A esses se juntará uma sexta, proposta pelo aluno e incluida no seu relatorio de leitura.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, aulas práticas, sessões tutoriais. Elaboração, pelo aluno, de um relatório de leitura.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de investigação |
36,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura - 50%. Exame - 50%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.