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Sistemas e Serviços de Informação

Código: DCCI12     Sigla: SSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Informação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Ciências da Comunicação e Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DCCI 0 Plano Oficial em vigor 2024 1 - 6 40,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cândida Fernanda Antunes Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Elisa Ramos Morais Cerveira 0,75
Cândida Fernanda Antunes Ribeiro 1,50
Olívia Manuela Marques Pestana 0,75
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-01-27.

Campos alterados: Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- promover a compreensão, a análise e a discussão sobre o pensamento sistémico e as várias tipologias de sistemas e sua caraterização;

- promover a aquisição de conhecimentos, a compreensão e a discussão sobre a evolução dos serviços de informação ao longo dos tempos até à atualidade;

- estimular a capacidade de análise e avaliação de serviços de informação, nomeadamente os digitais, tendo em conta as necessidades de acesso e uso à informação.

Os objetivos articulam-se com o método de ensino seguido, baseado grandemente em debates em aula e realização de trabalhos, procurando que os estudantes sejam capazes de:

- efetuar uma análise crítica sobre a teoria sistémica e sua aplicação no campo das CCI;

- analisar diferentes sistemas de informação, nas suas componentes de produção e uso da informação

- conceber modelos de serviços de informação, tendo em conta as necessidades de produção, acesso e uso da informação;

- avaliar a eficiência de serviços de informação

Resultados de aprendizagem e competências

Nesta unidade curricular, o estudante deverá adquirir conhecimentos que lhe permitam ser capaz de analisar e identificar as diversas tipologias de sistemas e serviços de informação, especialmente nas componentes de acesso e uso da informação.
Os desafios que comportam esta unidade curricular deverão ainda estimular a sistematização contínua e a produção de conhecimentos originais e/ou a sistematização de conhecimentos existentes, através de sínteses originais. 
A unidade curricular deverá reforçar o desenvolvimento das seguintes competências: 
i) Capacidade para compreender a natureza da informação, a necessidade da sua gestão e os problemas inerentes à criação e desenvolvimento de sistemas e serviços de informação, tanto tradicionais como digitais; 
ii) Capacidade para realização de trabalhos de investigação original articulando as diversas vertentes de um objeto complexo que convoca competências diferenciadas; 
iii) Capacidade para, no desempenho profissional sustentado na investigação, desenvolver projetos inovadores nos quais o foco recai numa interação construtiva e dinâmica entre os utilizadores e/ou os produtores e os gestores da informação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. Sistemas de informação
1.1. Linhas gerais do pensamento sistémico e sua aplicação às CCI
1.2. Conceito de sistema, tipologias e caraterização
1.3. Sistema de informação versus sistema tecnológico de informação

2. Serviços de informação
2.1. O surgimento dos serviços de informação na Modernidade
2.2. O desenvolvimento da componente tecnicista
2.3. Os serviços de informação científico-técnica
2.4. A orientação para os perfis dos utilizadores

3.Os serviços de informação na era digital
3.1. Automação dos serviços de informação
3.2. Desafios da globalização eletrónica
3.3. A gestão dos recursos informacionais digitais e a interoperabilidade entre sistemas

4. Acesso e uso da informação
4.1. O papel dos serviços de informação como mediadores no acesso à informação
4.2. Do utilizador ao prossumidor

5. A avaliação de sistemas e serviços de informação

Bibliografia Obrigatória

Case, D. O.; Given, L. M. ; Looking for information: a survey of research on information seeking, needs, and behavior, Emerald Group Publishing, 2016. ISBN: 9781785609688 (4th ed.)
Cassell, K. A.; Hiremath, U. ; Reference and Information Services: an introduction, Facet Publishing, 2018. ISBN: 9780838915684 (4th ed.)
Given, L. M.; McTavish, L. ; What’s old Is new again: the reconvergence of Libraries, Archives and Museums in the digital age, The Library Quartely, 80(1), 7-32., 2015. ISBN: E-ISSN: 1549-652X (https://doi.org/10.1086/648461)
González Teruel, Aurora; Los Estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales, Ediciones Trea, 2005. ISBN: 84-9704-166-6
Hirsh, S. (ed.) ; Information services today: an introduction , Facet Publishing, 2022. ISBN: 978-1-5381-5670-4 (3rd ed.)
Martín-Barbero, J. ; Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia, Editora UFRJ, 2021. ISBN: 9788571084681 (8ª ed.)
Seetharaman, P.; Cranefield, J. (ed.) ; Information Systems: debates, applications and impacts, Routledge, 2019. ISBN: 9780429202933
Silva, A. M.; Ribeiro, F. ; Paradigmas, serviços e mediações em Ciência da Informação, Néctar, 2011. ISBN: 978-8560323-33-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC funciona com algumas aulas expositivas, apoiadas por projeções, para fornecimento dos conceitos teóricos básicos; posterior discussão em turma das bases teóricas da matéria exposta; realização de exercícios práticos de análise dos conceitos apresentados sobre tipos de sistemas e serviços de informação, sua caraterização, funcionamento e avaliação.

Em consonância com o modelo pedagógico seguido no CE, são privilegiadas as atividades letivas que assentam essencialmente na análise e crítica de temas e problemas, no debate e discussão em turma, envolvendo estudantes e docentes, bem como as apresentações orais de trabalhos e a apresentação dos mesmos em formato de artigo científico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,50
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 71,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de presença em, pelo menos, 50% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = (TE x 0,6) + (AP x 0,2) + (PA x 0,2)

TE - trabalho escrito
AP - apresentação oral e discussão do trabalho
PA - participação nas aulas

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação só pode ser obtida na componente trabalho escrito, mediante a sua reformulação.
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