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Ontologia II

Código: FILO031     Sigla: ONT2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 44 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Adquirir as ferramentas conceptuais elementares para o estudo da Ontologia em geral, e de cada autor do programa, em particular; e consolidar as competências já adquiridas neste domínio no semestre anterior;

2. Desenvolver a capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia.

3. Compreender os rumos da ciência metafísica (séc XVII até à contemporaneidade)

4. Identificar e caractrerizar os principais paradigmas da ontologia (séc. XVII ate à contemporaneidade), bem como os problemas filosóficos por eles discutidos.    

Resultados de aprendizagem e competências

1. Usar corretamente as ferramentas conceptuais da Ontologia, de acordo com o vocabulário técnico de cada autor estudado no programa

2. aquisição de capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia.

3. Identificação e caracterização das principais correntes da ontologia contemporânea

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I – Introdução:

1. Da Metafísica à Ontologia: mudança de paradigma?

II – A refundação da Metafísica. Francisco Suárez.
1. O que significa, para a existência, «ser real»?
2. Discussão: é a ontologia de Suárez mentalista ou realista?

II. Christian. Wolff: 

1. O cogito Wolffiano: simbiose entre consciência e mundo

III – Kant e a impossibilidade da Metafísica como Ciência 

  1. Crítica à metafísica com ciência e proposta de uma filosofia transcendental.

  2. A «ontologia» como crítica da razão.

IV Ontologia e Metafísica na era pós-kantiana.

1. A diatribe metafísica e anti-metafísica: Heidegger, Carnap, Quine, Collingwood. 
2. O regresso a Aristóteles: ontologia e estruturas fundamentais da realidade.

Bibliografia Obrigatória

Christian Wolff; Pensamientos racionales acerca de Dios, el Mundo y el alma del hombre. Sí como de todas las cosas en general (Metafísica Alemana), Akal, 2000
Kant, Immanuel, 1724-1804; Crítica da razão pura. ISBN: 972-31-0623-X
Heidegger, Martin, 1889-1976; El^ser y el tiempo
R. G. Collingwood; An Essay on Metaphysics, 2014 (Seleção de textos no Moodle)
Carnap, R.; The Elimination of Metaphysics Trought Logical Analysis of Language, 1932 (Texto disponível no Moodle)
Quine, W. v. A.; On What There Is, 1953 (Ensaio disponível no Moodle)

Bibliografia Complementar

Michael LOUX; Metaphysics. A contemporary Introduction, Routledge, 2006
E. J. LOWE; A Survey of Metaphysics, OUP, 2008
Meirinhos, José Francisco 340; As^Disputações Metafísicas de Francisco Suárez. ISBN: 978-972-8932-87-9
Paul Guyer (ed.); Cambridge Companion to Kant's Critique of Pure reason, 2010 (Seleção de artigos no Moodle)
Oliveira e Silva et alt. ; Metafísica. Itinerários de um Conceito, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, baseadas na exposição de doutrinas e análise de textos e no debate dos argumentos com os estudantes.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% do total das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Dois testes escritos (a meio e no final do semestre) e participação oral. Cada teste 50% (estando aí íncluída a parcela relativa à participação 10%). O segundo teste pode ser substituído por um trabalho de c. 6 páginas a entregar via moodle e a apresentar em aula.
Os estudantes que não obtiverem aprovação no processo de avaliação distribuída sem exame final podem realizar um exame de recurso. A ponderação deste exame é 100%.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Os estudantes que queiram melhorar a classificação devem fazer o exame final de recurso, com ponderação de 100%.

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