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Latim I

Código: EPL015     Sigla: LAT1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Línguas Clássicas

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=1827
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 35 CL - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
EP 39 EP - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LLC 55 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais da língua latina (morfológicas e sintáticas), que serão, sempre que possível, relacionadas com as da língua portuguesa. Pretende-se também que os estudantes apliquem esses conhecimentos à tradução para português de textos simples (originais ou em versões adaptadas) e à versão para latim de pequenas frases.



No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução e da versão de textos simples.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução de textos simples (latim/português; português/latim). 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa de LCL



1. A dimensão histórica da presença do Latim na Europa.



2. A pronúncia restaurada do latim.



3. Os casos e as suas funções.



4. Morfologia.



4.1. Flexão nominal.



4.1.1. Nomes.



4.1.2. Adjectivos.



4.1.3. Pronomes: possessivos, pessoais, demonstrativos.



4.2. Flexão verbal.



4.2.1. O Infectum (Presente, Pretérito Imperfeito, Futuro Imperfeito) nos Modos Indicativo e Imperativo.



4.2.2.O Perfectum (apenas Pretérito Perfeito) no Modo Indicativo.



4.2.3. Voz passiva com tempos simples: o infectum passivo em latim.



5. Sintaxe.



5.1. Coordenação e subordinação.



5.2. Frases subordinadas de indicativo: temporais, causais e comparativas.



5.3. Complemento da passiva.



6. O Latim como visão do mundo: o movimento do concreto para o abstracto.



 



Programa de LARQU, LEPL e LLLC



1. Considerações preliminares:



- O Latim no contexto das línguas indo-europeias.



- O Latim e as línguas românicas.



- O Latim e o Português.



- Breve história da génese do alfabeto latino.



- A pronúncia restaurada do latim.



- Os casos e suas funções.



- Noção de raiz, tema, desinência e característica.



2. Leitura, tradução e comentário gramatical, literário e cultural de uma seleção de textos adaptados e anotados, fornecidos sob a forma de antologia e organizados de acordo com o nível de dificuldade e com a matéria gramatical apresentada.



3. Questões gramaticais



3.1. Morfologia



3.1.1. Flexão nominal: substantivos, adjectivos e pronomes.



3.1.2. A flexão verbal: modo indicativo: presente, imperfeito, pretérito perfeito (voz activa e passiva); modo imperativo (presente); formas nominais: infinitivo e particípio passado.



3.2. Sintaxe



3.2.1. A oração subordinante.



3.2.2. A oração coordenada.



3.2.3. A oração subordinada: relativas; circunstanciais: temporais, causais e comparativas.



3.3. Principais complementos circunstanciais e agente da passiva.



4. Aplicação das questões gramaticais a exercícios de versão para Latim.



5. Do Latim ao Português: os fundamentos da língua portuguesa.

Bibliografia Obrigatória

Dicionário Português-Latino , Ed. Domingos Barreira, 1939
Dicionário de Português-Latim, Porto Editora, 1976
ERNOUT, A.; THOMAS, F.; Syntaxe Latine, Klincksieck, 1972
FERREIRA, A. Gomes; Dicionário de Latim-Português , Porto Editora, s.d.
GAFFIOT, F.; Dictionnaire illustré Latin-Français , Hachette, 1978
MARTIN, F.; Les mots latins, Hachette, 1978
PIMENTEL, Cristina de Sousa et alii; Latim. Exercícios resolvidos , Edições Colibri, 1998
SOUSA, Ana Alexandra Alves de; Latim. Curriculum mentis (Exercícios de Língua Latina) , Edições Colibri, 2004
TORRINHA, F.; Dicionário Latino-Português, Porto Editora, 1942

Bibliografia Complementar

CLIMENT, M. Bassols de; Sintaxis latina, 1956
ERNOUT, A.-MEILLET, A.; Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine , Klincksieck, 1932
FIGUEIREDO, J.N. e ALMENDRA, M. A.; Compêndio de Gramática Latina, Porto Editora, 1977
FONSECA, C.A. Louro; Sic itur in Vrbem. Iniciação ao Latim, Instituto de Estudos Clássicos, 1992
HACQUARD, G.- ,J.-MAISANI, O.; Guide Romain Antique, Hachette, 1952
MONTEIL, P.; Eléments de Phonétique et de Morphologie du Latin, Nathan, 1984
PARATORE, E.; História da Literatura Latina, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
PIMENTEL, Cristina de Sousa et alii ; Latim. Sic incipitur, Edições Colibri, 1998
VALENTÍ FIOL, E.; Sintaxis latina, Bosch, 1999
WHEELOCK, Frederic M.; Wheelock’s Latin, Harper Collins Publishers, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas e sessões tutoriais.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Filologia > Filologia clássica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 10,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Estudante ordinário: - 90% pela realização de dois testes (30% + 60%); - 10% pela apresentação e resolução nas aulas de textos e trabalhos previamente definidos. Trabalhador estudante: - 1.º teste: 35%; - 2.º teste: 65%

OBS: No regime de avaliação distribuída, as notas finais de 8 e 9 não estarão sujeitas a exame oral.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1.º ciclo – Licenciatura.

A melhoria da componente de avaliação distribuída será feita através do exame de recurso.

Observações

A turma lecionada pelo docente Jorge Deserto destina-se exclusivamente aos estudantes do curso de Ciências da Linguagem.

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