Latim I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Línguas Clássicas |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais da língua latina (morfológicas e sintáticas), que serão, sempre que possível, relacionadas com as da língua portuguesa. Pretende-se também que os estudantes apliquem esses conhecimentos à tradução para português de textos simples (originais ou em versões adaptadas) e à versão para latim de pequenas frases.
No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução e da versão de textos simples.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução de textos simples (latim/português; português/latim).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Programa de LCL
1. A dimensão histórica da presença do Latim na Europa.
2. A pronúncia restaurada do latim.
3. Os casos e as suas funções.
4. Morfologia.
4.1. Flexão nominal.
4.1.1. Nomes.
4.1.2. Adjectivos.
4.1.3. Pronomes: possessivos, pessoais, demonstrativos.
4.2. Flexão verbal.
4.2.1. O Infectum (Presente, Pretérito Imperfeito, Futuro Imperfeito) nos Modos Indicativo e Imperativo.
4.2.2.O Perfectum (apenas Pretérito Perfeito) no Modo Indicativo.
4.2.3. Voz passiva com tempos simples: o infectum passivo em latim.
5. Sintaxe.
5.1. Coordenação e subordinação.
5.2. Frases subordinadas de indicativo: temporais, causais e comparativas.
5.3. Complemento da passiva.
6. O Latim como visão do mundo: o movimento do concreto para o abstracto.
Programa de LARQU, LEPL e LLLC
1. Considerações preliminares:
- O Latim no contexto das línguas indo-europeias.
- O Latim e as línguas românicas.
- O Latim e o Português.
- Breve história da génese do alfabeto latino.
- A pronúncia restaurada do latim.
- Os casos e suas funções.
- Noção de raiz, tema, desinência e característica.
2. Leitura, tradução e comentário gramatical, literário e cultural de uma seleção de textos adaptados e anotados, fornecidos sob a forma de antologia e organizados de acordo com o nível de dificuldade e com a matéria gramatical apresentada.
3. Questões gramaticais
3.1. Morfologia
3.1.1. Flexão nominal: substantivos, adjectivos e pronomes.
3.1.2. A flexão verbal: modo indicativo: presente, imperfeito, pretérito perfeito (voz activa e passiva); modo imperativo (presente); formas nominais: infinitivo e particípio passado.
3.2. Sintaxe
3.2.1. A oração subordinante.
3.2.2. A oração coordenada.
3.2.3. A oração subordinada: relativas; circunstanciais: temporais, causais e comparativas.
3.3. Principais complementos circunstanciais e agente da passiva.
4. Aplicação das questões gramaticais a exercícios de versão para Latim.
5. Do Latim ao Português: os fundamentos da língua portuguesa.
Bibliografia Obrigatória
Dicionário Português-Latino , Ed. Domingos Barreira, 1939
Dicionário de Português-Latim, Porto Editora, 1976
ERNOUT, A.; THOMAS, F.; Syntaxe Latine, Klincksieck, 1972
FERREIRA, A. Gomes; Dicionário de Latim-Português , Porto Editora, s.d.
GAFFIOT, F.; Dictionnaire illustré Latin-Français , Hachette, 1978
MARTIN, F.; Les mots latins, Hachette, 1978
PIMENTEL, Cristina de Sousa et alii; Latim. Exercícios resolvidos , Edições Colibri, 1998
SOUSA, Ana Alexandra Alves de; Latim. Curriculum mentis (Exercícios de Língua Latina) , Edições Colibri, 2004
TORRINHA, F.; Dicionário Latino-Português, Porto Editora, 1942
Bibliografia Complementar
CLIMENT, M. Bassols de; Sintaxis latina, 1956
ERNOUT, A.-MEILLET, A.; Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine , Klincksieck, 1932
FIGUEIREDO, J.N. e ALMENDRA, M. A.; Compêndio de Gramática Latina, Porto Editora, 1977
FONSECA, C.A. Louro; Sic itur in Vrbem. Iniciação ao Latim, Instituto de Estudos Clássicos, 1992
HACQUARD, G.- ,J.-MAISANI, O.; Guide Romain Antique, Hachette, 1952
MONTEIL, P.; Eléments de Phonétique et de Morphologie du Latin, Nathan, 1984
PARATORE, E.; História da Literatura Latina, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
PIMENTEL, Cristina de Sousa et alii ; Latim. Sic incipitur, Edições Colibri, 1998
VALENTÍ FIOL, E.; Sintaxis latina, Bosch, 1999
WHEELOCK, Frederic M.; Wheelock’s Latin, Harper Collins Publishers, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas e sessões tutoriais.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Filologia > Filologia clássica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Estudante ordinário: - 90% pela realização de dois testes (30% + 60%); - 10% pela apresentação e resolução nas aulas de textos e trabalhos previamente definidos. Trabalhador estudante: - 1.º teste: 35%; - 2.º teste: 65%
OBS: No regime de avaliação distribuída, as notas finais de 8 e 9 não estarão sujeitas a exame oral.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos de 1.º ciclo – Licenciatura.
A melhoria da componente de avaliação distribuída será feita através do exame de recurso.
Observações
A turma lecionada pelo docente Jorge Deserto destina-se exclusivamente aos estudantes do curso de Ciências da Linguagem.