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Sociologia Geral II

Código: SOCI038     Sigla: SGER2

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
SOCI 69 SOCI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Iniciação ao conhecimento dos plurais processos da globalização
Compreender os elementos estruturantes das instituições sociais
Conhecer as principais recomposições da sociedade portuguesa contemporânea

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de problematização das diversas concetualizações sobre a globalização
Capacidade de interpretação analítica das dimensões da globalização
Capacidade de refletir sociologicamente sobre as instituições sociais nas sociedades contemporâneas
Análise das principais tendências caracterizadoras da sociedade portuguesa contemporânea
Capacidade de comunicação, oral e escrita, dos conhecimentos
Capacidade de trabalho autónomo e em equipa
Capacidade crítica de pesquisa, seleção e análise da informação
Capacidade de aprendizagem, inovação e criatividade

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Modernidade e Globalização
1.1. Dimensões da globalização
1.2. Debate e controvérsias face à globalização
1.3. Globalização e desigualdades mundiais
2. Processos e instituições sociais: produção e reprodução sociais
2.1. Economia, trabalho e organizações
2.2. Género, família e sexualidade
2.3. Educação, escola e juventude
2.4. Meios de comunicação social
2.5. Estado e poder
3. Sociedade portuguesa: tendências e desafios recentes

Bibliografia Obrigatória

ALLAN, Kelly; The Social Lens: An Invitation to Social and Sociological Theory, Sage, 2010
ALMEIDA, João Ferreira (Coord.); Introdução à Sociologia, Univ. Aberta, 1994
COSTA, António Firmino da ; O que é a Sociologia?, , Difusão Cultural , 2006
DEMARTIS, Lucia ; Compêndio de Sociologia, Edições 70, 2006
FERREIRA, José; Sociologia, McGraw-Hill, 1995
GIDDENS, Anthony ; O mundo na era da globalização, Presença, 2007
GIDDENS, Anthony; Sociologia, FCG, 2004
JAVEAU, Claude ; Lições de Sociologia, Celta. , 1998
RITZER, George; Globalization: a basic text , Wiley-Blackwell, 2009
VIEGAS, José Manuel; COSTA, António Firmino; Portugal, que modernidade?, Celta, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aplica-se na unidade curricular uma combinação entre vários tipos de metodologias de ensino. Aulas teórico-práticas - exposição pelo docente e discussão com os estudantes, em sala de aula, dos conteúdos do programa com a utilização de exemplos demonstrativos. Aulas de orientação tutorial – exposição e debate pelos estudantes, organizados em grupos restritos, de textos e de casos práticos previamente selecionados e indicados pelo docente. O docente publica no Sigarra/FLUP um sumário desenvolvido para cada ponto do programa com indicações específicas sobre os respectivos conteúdos e a bibliografia. No Sigarra/FLUP é disponibilizada alguma da bibliografia de leitura obrigatória.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Macro-sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 55,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 73,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 35,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as Normas de Avaliação da FLUP a avaliação da unidade curricular tem como pré-requisito o cumprimento da assiduidade, com as devidas exceções. 
Componentes de avaliação: trabalho individual escrito;  exame final; trabalho desenvolvido nas aulas de orientação tutorial.

Fórmula de cálculo da classificação final

Critérios de ponderação de cada um dos componentes na nota final da unidade curricular: trabalho individual escrito com 35%; exame final escrito, e oral se necessário, com 55%; trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutorial com 10%. É obrigatório a realização do trabalho individual escrito e do exame final escrito.
A aprovação à unidade curricular tem como condição que a classificação obtida no exame final escrito, e oral se necessário, e no trabalho individual escrito seja igual ou superior a 10 valores, em cada um deles.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, de acordo com as Normas de Avaliação de Conhecimentos da FLUP, estejam dispensados da assiduidade e desejem realizar a avaliação distribuída com exame final ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria da classificação de acordo com as Normas de Avaliação da FLUP. A melhoria de classificação incide somente sobre o exame final escrito, e oral se necessário. Serão considerados para efeitos do cálculo da classificação final, as classificações obtidas nas restantes componentes. Mantem-se a ponderação atribuída a cada uma dessas componentes de avaliação e as condições para a aprovação na unidade curricular.

A época de recurso inclui a realização de um novo exame final escrito, e oral se necessário (55% da nota final), e/ou de um novo relatório individual escrito (35% da nota final), em data a entregar estipulada pelo docente. Para efeitos de aprovação à unidade curricular, a classificação de cada uma destas componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 10 valores. Para o cálculo da classificação final mantem-se a ponderação respeitante ao trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutorial.



Observações

É editado na página da unidade curricular no Sigarra o dossier de orientação que contém um conjunto de informações detalhadas sobre as todas as regras de funcionamento.É imprescindível a sua leitura atenta.
Vão sendo disponibilizados na página da unidade curricular no Sigarra materiais de suporte às aulas.

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