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Introdução à Linguística

Código: CL013     Sigla: INTLIN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística Portuguesa

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 36 CL - Plano de Estudos 1 - 6 4
EP 27 EP - Plano de Estudos 1 - 6 4
LLC 117 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 4
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 1 - 6 4
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 1 - 6 4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Programa A – para estudantes que tiveram BAG ou BAG-P

1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística nos níveis de análise considerados em Bases de Análise Gramatical e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.

Programa B – para estudantes que não tiveram BAG ou BAG-P

1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.

Resultados de aprendizagem e competências

Programa A – para estudantes que tiveram BAG ou BAG-P

1.Aquisição de conhecimentos básicos em Linguística;
2. Aquisição de capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas;
3. Compreensão do fenómeno da variação linguística; 
4. Articulação dos conhecimentos adquiridos em Bases de Análise Gramatical com novos conhecimentos em Linguística: Fonologia e Fonética, Léxico, Semântica e Pragmática; 
5.Dominio de conceitos fundamentais nas novas áreas introduzidas.    

Programa B – para estudantes que não tiveram BAG ou BAG-P

1. Aquisição de conhecimentos básicos em Linguística; 
2. Aquisição de capacidade de reflexão fundamentada e rigorosa sobre as línguas;
3. Compreensão do fenómeno da variação linguística.
4. Aquisição de novos conhecimentos em Linguística: Fonologia e Fonética, Morfologia, Sintaxe e Pragmática.
5.Domínio de conceitos fundamentais nas novas áreas introduzidas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


Programa A – para estudantes que tiveram BAG ou BAG-P

1. Linguagem e línguas naturais
    1.1. Especificidade da linguagem verbal
    1.2. Linguagem verbal e línguas naturais
    1.3. Fatores e componentes da comunicação verbal
2. Unidade e diversidade nas línguas naturais
    2.1. Línguas e famílias de línguas
    2.2. Mudança linguística
    2.3. Variação linguística
3. Linguagem, língua e linguística
    3.1. Distinções clássicas em linguística
    3.2. Níveis de análise na descrição das línguas naturais
4. Breves noções de áreas da Linguística
    4.1. Fonética e Fonologia
    4.2. Semântica
    4.3. Pragmática






Programa B – para estudantes que não tiveram BAG ou BAG-P

1. Linguagem e línguas naturais
      1.1. Especificidade da linguagem verbal
      1.2. Linguagem verbal e línguas naturais
      1.3. Fatores e componentes da comunicação verbal
2. Unidade e diversidade nas línguas naturais
      2.1. Línguas e famílias de línguas
      2.2. Mudança linguística
      2.3. Variação linguística
3. Linguagem, língua e linguística
      3.1. Distinções clássicas em linguística
      3.2. Níveis de análise na descrição das línguas naturais
4. Breves noções de áreas da Linguística
      4.1. Fonética e Fonologia
      4.2. Morfologia
      4.3. Sintaxe
      4.4. Pragmática 


Bibliografia Obrigatória

Akmajian, Adrian; Demers, Richard A.; Farmer, Ann Kathleen; Harnish, Robert M.;; Linguistics: an Introduction to Language and Communication. , The MIT Press, 2001. ISBN: 978-0262011853
Faria, Isabel; Pedro, Emília; Duarte, Inês; Gouveia, Carlo (orgs.) ; Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 1996. ISBN: 972-21-1048-9
Fromkin, V. A.; Rodman, R.; Hyams, N.M; An Introduction to Language, Wadsworth, 2014
Lima, J. P. ; Pragmática Linguística, O Essencial sobre Língua Portuguesa, Caminho, Lisboa, 2006. ISBN: ISBN 978-972-21-1855-2
Lopes, A.C.M. e Rio-Torto, G.; Semântica, O Essencial sobre Língua Portuguesa, Caminho, Lisboa, 2007. ISBN: 978-972-21-1878-1
MATEUS, M. H., BRITO, A. M., DUARTE, I., FARIA, I., FROTA, S., MATOS, G. A., OLIVEIRA, F., VIGÁRIO, M. e VlLLALVA, A., ; Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, Série Linguística, 2003
Mateus, M.H., Falé, I., Freitas, M.J.; Fonética e Fonologia do Português, Universidade Aberta, 2005
Mateus, M.H. e Villalva, A. ; O Essencial sobre Linguística, Caminho, Lisboa, 2006. ISBN: 972-21-1777-7
Mateus, M.H. e Cardeira, E.; Norma e Variação. O Essencial sobre Língua Portuguesa, Caminho, Lisboa, 2007. ISBN: 978-972-21-1953-5
Raposo, E. B. P., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L. e Mendes, A. ; Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013

Observações Bibliográficas

Durante as aulas, serão dadas indicações bibliográficas mais específicas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição teórica e aulas de realização de exercícios e resolução de problemas. Estes exercícios servem para testar conhecimentos e para, de forma progressiva, os estudantes poderem identificar problemas e os poderem relacionar de forma integrada, envolvendo os diferentes tópicos do programa. Esta prática contribui também para a formulação de novas perguntas pelos estudantes.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% de presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

1.º teste: 50%

2.º teste: 50%


O exame final existe apenas para casos especiais, pois fomenta-se a avaliação distribuída. Neste caso, o exame vale 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não é aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não é aplicável.

Melhoria de classificação

Apenas o exame final é passível de melhoria ou recurso.

Observações

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação:

(i) um teste online feito por turnos no moodle com o Zoom/Colibri, no dia 13 de maio; 
(ii) um trabalho individual prático feito por turnos no moodle com o Zoom/Colibri, no dia 3 de junho.

Fórmula de Cálculo da Classificação final
Teste online feito por turnos no moodle com o Zoom/Colibri: 50%
Trabalho individual prático feito por turnos no moodle com o Zoom/Colibri: 50%

Recurso (válido para reprovações e ausências na avaliação distribuída e para melhorias de nota): exame escrito final presencial com ponderação de 100%.

Quer em recurso, quer em melhoria de nota, o exame substitui integralmente todos os itens de avaliação apresentados ao longo do semestre para obtenção de classificação em avaliação distribuída e versa sobre todos os conteúdos lecionados durante o semestre.

 
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