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Análise do Discurso

Código: CL001     Sigla: ADIS

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 17 CL - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender o discurso como meio de auto-construção e de socialização.

- Compreender os discursos produzidos num dado contexto social como um vestígio das interrelações entre língua e sociedade.

- Compreender os discursos como objetos analisáveis segundo metodologias linguísticas específicas

- Aprofundar as competências de análise e de produção discursiva

Resultados de aprendizagem e competências


1. Adquirir conhecimentos no campo das teorias e métodos linguísticos da análise do discurso. 2. Identificar os mecanismos da conversão da língua em discurso. 3. Reconhecer os géneros/tipos discursivos como atualizações de estratégias linguístico-discursivas variadas 4. Exercitar competências de análise dos mecanismos linguístico-discursivos. 5. Exercitar competências de produção em diferentes géneros/tipos discursivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Linguagem e discurso 1. Paradigmas teórico-metodológicos da Linguística do Sistema e da Linguística do Uso. 2. Discurso; cotexto e contexto: as coordenadas da enunciação. 2.1 As marcas do contexto (EU-TU-AQUI AGORA) no texto e as marcas do texto no contexto. 2.1.1 Os discursos como vestígios do seu contexto de produção 2.1.2 Os discursos como forma de intervenção sobre o seu contexto de produção 3. Conceito de discurso: dicotomias clássicas. Discurso vs língua; discurso vs frase; discurso vs enunciado; discurso vs texto. II. Análise de discurso: perspetivação histórica 1. Correntes de Análise dentro da Análise do Discurso 1.1 Análise de Conteúdo; Análise Crítica do Discurso; Análise Linguística do Discurso; Discourse Analysis; Etnografia da Comunicação; Etnometodologia; Análise Conversacional; Análise do Discurso Assistida por Computador; Análise Automática do Discurso; Linguística de Corpora. III. Modalidades de discurso: discurso oral e discurso escrito 1. Análise pragmático-discursiva de sequências orais - contacto com modelos de análise. 1.1 Valores ilocutórios dos complexos acionais; enquadramento enunciativo-pragmático; interatividade, papéis sociais e lugares discursivos; trabalho de figuração e negociação discursiva; processos enunciativo e interpretativo 2. Análise pragmático-discursiva de artigos de opinião da imprensa escrita - contacto com modelos de análise. 2.1 Eixos semântico-pragmáticos organizadores do discurso; enquadramento nas coordenadas da enunciação; valores ilocutórios ativados; movimentos argumentativos; conectores; marcas de polifonia e dialogismo; estratégias de credibilização/descredibilização discursiva; processos discursivos de modalização. IV. Interdiscursividade; intertextualidade; dialogismo, polifonia e heterogeneidade enunciativa 1. Análise pragmático-discursiva das estratégias "recuperação intertextual de fórmulas fixas" e "recuperação interdiscursiva de macroestruturas textuais" V. Configurações semântico-pragmáticas e argumentativas das construções contrastivas, condicionais, concessivas e consecutivas VI. Tipos de discurso e tipologias de discurso. 1. Sequências discursivas prototípicas e heterogeneidade discursiva 2. Multiplicidade e funcionalidade dos tipos/géneros discursivos. 2.1 Os tipos/géneros discursivos como atualizações de estratégias discursivas diferenciadas aos níveis prosódico, gráfico, morfológico, lexical, sintático, semântico e pragmático. VII. Análise do discurso assistida por computador: os analisadores gramaticais e sua aplicação à Análise do Discurso. VIII. Linguística de Corpus – perspetivação geral

Bibliografia Obrigatória

ADAM, Jean-Michel; Éléments de linguistique textuelle: théorie et pratique de l’analyse textuelle, 1990
ADAM, Jean-Michel; Les Textes: types et prototypes – récit, description, argumentation, explication et dialogue, 1992
BUSTOS, J.J. et al; Lengua, discurso y texto (I Simposio Internacional de Análisis del Discurso, T. I y II) , 2000
CHARAUDEAU, P. et MAINGUENEAU, D. ; Dictionnaire d’Analyse du Discours, 2002
FONSECA, Joaquim; Linguística e Texto/Discurso, 1992
Fonseca, Joaquim; Estudos de sintaxe-semântica e pragmática do Português, Porto Editora, 1993
Fonseca, Joaquim; Pinto, Alexandra Guedes, e outros; A Organização e o Funcionamento dos Discursos - Estudos sobre o Português, Porto Editora, 1998
Gee, James Paul and Handford, Michael (ed); The Routledge Hanbook of Discourse Analysis, Routledge, 2012
HALLIDAY, M.A.K, HASAN, Ruqaiya; Cohesion in English, 1976
Kerbrat-Orecchioni, Catherine; Análise da Conversação: princípios e métodos., Parábola, 2006
PEDRO, E. R. (org.); Análise crítica do discurso, Caminho, 1997
Pinto, Alexandra Guedes; Publicidade: um discurso de sedução, Porto Editora, 1997
ROULET, E.; L’ articulation du discours en français contemporain, Peter Lange, 1985
VAN DIJK, T. ; Handbook of discourse analysis, Academic Press, 1985 (5 vols. )

Bibliografia Complementar

BLANCAFORT, Helena C., VALLS, Amparo T. ; Las cosas del decir. Manual de análisis del discurso, Ariel, 2004. ISBN: 84-344-8233-9
BROWN, G., YULE, G.; Análisis del Discurso, Visor Libros, 2005. ISBN: 84-7522-488-1
FRASER, B.; «An approach to Discourse Markers», Journal of Pragmatics 14, , pp. 383-395, 1990
GUIMARÃES, E.; Texto e argumentação. Um estudo de conjunções do português, Pontes, 2002
HANSEN, Maj-Britt M.; The function of discourse particles, John Benjamins, 1998
KERBRAT-ORECCHIONI, C.; Le discours en interaction, Armand Colin, 2005. ISBN: 2-200-26513-1
OLANO, Concepción O. ; Análisis Lingüístico del Discurso: La Lingüística Enunciativa, Ed. Académicas, 2006. ISBN: 84-96062-61-9
RODRIGUES, I; Sinais conversacionais de vez, Granito, 1998 (tese de mestrado. )
TANNEN, D. et al.; Handbook of Discourse Analysis, 2001
ZORRAQUINO, Mª A. M. e E. M. DURÁN (orgs.); Los marcadores del discurso: teoría e análisis, Arco Libros, 1988

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas; Orientação tutorial dos alunos na realização de pequenos trabalhos de investigação sobre os temas do programa e na realização de trabalhos de análise e produção discursiva em vários géneros/tipos de discurso.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 26,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota positiva no teste/exame final e no trabalho de pesquisa.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste: 60% Trabalho: 40% Exame (aplicável a casos especiais): 60%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino: Português

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