Filosofia Contemporânea I
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
48 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento das problemáticas e das correntes fundamentais da filosofia contemporânea. O estudo das problemáticas far-se-á através de uma análise, de aprofundamento variável, das obras mais inaugurais e representativas. Salientar-se-ão tanto as convergências quanto as divergências, aproximado e opondo atitudes e estilos filosóficos diversos, seguindo certos fios condutores fundamentais. Procurar-se-á, tanto quanto possível, não tomar partido por nenhum estilo filosófico particular.
Programa
1. A problemática da história e do conceito. Tempo e filosofia.
2. A recusa da aparência.
3. A questão da existência.
4. Reformulações do empirismo.
5. O retorno do pensamento trágico e a questão dos valores.
6. O pensamento da vida.
7. A nova problemática dos fundamentos.
8. O neo-kantismo.
Bibliografia Obrigatória
Bergson, Henri ; Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889), trad. portuguesa João da Silva Gama, Edições 70, Lisboa, 1988
Cassirer, Ernst ; Filosofia das formas simbólicas (1923-1929), trad. francesa Olé Hanson-Love e Jean Lacoste, 3 vols, Minuit, Paris, 1972
Hegel, G. W. F. ; Fenomenologia do espírito (1807), trad. francesa Jean Hyppolite, Aubier, Paris, 1941
Husserl, Edmund ; Ideias directrizes para uma fenomenologia (1913), trad. francesa Paul Ricoeur, Gallimard, Paris, 1950
Kierkegaard, Soren ; Ou… ou… (1843), trad. francesa F. Prior, O. Prior e M. H. Guignot, Gallimard, Paris, 1943
Nietzsche, Friedrich ; Assim falava Zaratustra (1883-1885), trad. portuguesa Carlos Grifo Babo, Presença, Lisboa, 1976
Russell, Bertrand ; Princípios da matemática (1903), George Allen and Unwin, Londres, 1903
Schopenhauer, Arthur ; O mundo como vontade e representação (1818), trad. francesa A. Burdeau, PUF, Paris, 1966
Stuart Mill, John ; Um sistema de lógica (1843), trad. francesa Louis Peisse, Madraga, Bruxelas, 1988
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, envolvendo a exposição da matéria e comentário de excertos das obras fundamentais mencionadas na Bibliografia.
Palavras Chave
Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
3,00 |
|
2012-02-16 |
Estudo de conteúdos |
Exame |
80,00 |
|
|
Estudo |
Exame |
27,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Assiduidade (presença em 75% das aulas previstas, com excepção para os casos previstos na lei e para os alunos que obtiveram frequência no ano lectivo anterior).
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: prova escrita, com a duração de 3 horas, e prova oral, se necessário ou requerida. Nota do exame final arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor
Observações
Língua de ensino: Português