História do Teatro Português - de Garrett ao Teatro Contemporâneo
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS: A disciplina pretende, num primeiro plano, facultar aos alunos um conjunto de referências propedêuticas sobre autores, géneros e conceitos da História do Teatro em Portugal, durante os séculos XVIII-XX. Num segundo nível, toda a informação literal procurará também levar o aluno a ultrapassar as referências propedêuticas e a nelas ver os instrumentos de uma reflexão alargada sobre o Teatro e a História do Teatro, a Dramaturgia a Teoria Dramática, o levantamentos dos factos e a sua interpretação.
COMPETÊNCIAS: O aluno deverá, ao longo do semestre: a) reflectir sobre os conceitos de “História” e “Teatro”, no contexto português dos séculos XVIII-XX; b) Conhecer e/ou reconhecer alguns textos canónicos sobre dramaturgos portugueses e géneros ditos “dominantes” da Época Contemporânea, apercebendo-se, quando possível, dos limites dessa canonicidade; c) Compreender a força e a fragilidade de conceitos nacionais ou civilizacionais da História do Teatro; d) apreciar a variedade e vitalidade, retórica e estética, quer dos projectos dramáticos, quer dos textos sobre teatro português.
Programa
I. Introdução: as Histórias do Teatro
1. “Homo sapiens” e “Homo ludens”: orgulhos e preconceitos.
2. Teatro e Literatura. Da Paraliteratura ao Parateatro? “Paradramaticidade” e “Teatralidade”.
3. A História, o Teatro e os problemas físicos da representação do Tempo.
II. Uma História do Teatro Português, de Garrett à Contemporaneidade
1. O século XVIII lido pelo século XIX:
a) Manuel de Figueiredo: o conceito de “Volksgeist” e a génese do teatro nacional.
b) Reis Quita: a “teoria climática do belo” e a oposição “clássico-romântico”.
c) Correia Garção: Razão universal vs. Sentimento particular.
2. O século XIX e os labirintos da “mimésis icástica”
a) Almeida Garrett: o projecto de um teatro nacional e de um género híbrido;
b) Francisco Gomes Amorim: o drama romântico/ultra-romântico/naturalista e a revolução do melodrama;
c) Mendes Leal: o drama romântico, o drama naturalista e a função social do teatro.
3. O século XX e o retorno a questões aristotélicas:
a) Fernando Pessoa: o teatro simbolista e a verosimilhança do “drama estático”;
b) António Pedro: o estranhamento e a incidência da dissidência;
c) Hélder Costa: a (re)emergência da História na Poesia.
Bibliografia Obrigatória
AA. VV. ; The Oxford Illustrated History of the Theatre, ed. J. Russel Brown, Oxford, Oxford University Press, 1995
ARISTÓTELES ; Poética, ed. Eudoro de Sousa , Lisboa, IN-CM, 1989
BARISCH; Jonas ; The Anti-theatrical Prejudice , Berkeley/ Los Angeles, University of California Press, 1981
BARTHES, Roland ; Essais Critiques , Paris, Seuil, 1964
BENJAMIN, Walter ; A obra de Arte na era da sua reprodutibilidade, “Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política”, Lisboa, Relógio d’Água, 1992
BORIE, Monique, ROUGEMONT, Martine de, e SCHERER, Jacques; Estética Teatral. Textos de Platão a Brecht, Gulbenkian, 1996
CRUZ, Duarte Ivo; História do Teatro Português, Verbo, 2001
DIDEROT ; Paradoxo sobre o Actor, trad. Luís Matos Costa, Lisboa, Hiena, 1993
HUIZINGA, Johan ; Homo Ludens. Essai sur la fonction sociale du jeu, Paris, Gallimard, 1988
MARTIN, John ; The Intercultural Performance Handbook, London, Routledge, 2004
PLATÃO ; A República, trad. M. Helena da Rocha Pereira, Lisboa, FCG, 1990
REBELLO, Luiz Francisco; Breve História do Teatro Português, Publicações Europa-América, 2000
ROUSSEAU; Lettre à d’Alembert sur les Spectacles, Paris, Garnier-Flammarion, 2003
SENA, Jorge de; Do Teatro em Portugal, Edições 70, 1988
AA. VV. ; O Melodrama I. Temas, Coimbra, CLP/FLUC, 2006
BARATA, José Oliveira ; História do Teatro Português, Lisboa, Univ. Aberta, 1991
BARATA, José Oliveira ; O Espaço Literário do teatro. Estudos sobre Literatura Dramática Portuguesa, A Coruña, Univ. Coruña, 2001
BARATA, José Oliveira ; Máscaras da Utopia. História do Teatro Universitário em Portugal (1938-1974), Lisboa, FCG, 2009
BASTOS, Glória Bastos; VASCONCELOS, Ana Isabel ; O teatro em Lisboa no tempo da Primeira República, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2004
BASTOS, Sousa ; Dicionário de Teatro Português, ed. fac-similada, Coimbra, Minerva, 1994
BORRALHO, Maria Luísa Malato ; Manuel de Figueiredo. Uma perspectiva do Neoclassicismo português (1745-1777), Lisboa, IN-CM, 1995
CÂMARA, M. Alexandra Gago da; ANASTÁCIO, Vanda ; O teatro em Lisboa no tempo do Marquês de Pombal, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2004
CARVALHO, Mário Vieira de ; Pensar é Morrer ou O Teatro S. Carlos , Lisboa, IN-CM, 1993
OLIVEIRA, Fernando Matos; Teatralidades. 12 Percursos pelo território do espectáculo, Angelus Novus, 2003
PICCHIO, Luciana Stegagno ; História do Teatro Português, trad. Manuel de Lucena , Lisboa, Portugália, 1969
VASCONCELOS, Ana Isabel ; O Teatro em Lisboa no tempo de Almeida Garrett, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2003
Observações Bibliográficas
Ao longo das aulas, será indicada bibliografia específica.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, aulas práticas, sessões tutoriais.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Teste |
Exame |
2,00 |
|
|
Portefolio |
Trabalho escrito |
34,00 |
|
2011-05-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para exame |
Estudo autónomo |
70 |
|
|
Total: |
70,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho de investigação - 30%; exame - 70%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.