Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Courses/CE or Courses/Cycle of Studies or Programmes/Cycle of Studies > MECC > Information for Applicants

Courses

Master in Communication Sciences

General information

Official Code: 9272
Acronym: MECC

Certificates

  • Master in Communication Studies - specialization in Media Studies and Journalism (120 ECTS credits)
  • Master's Degree in Communication Science - Specialisation in Strategic Communication (120 ECTS credits)
  • Master's course in Communication Sciences - specialization in Media Studies and Journalism (60 ECTS credits)
  • Master's Course in Communication Science - Specialisation in Strategic Communication (60 ECTS credits)

Courses Units

Dissertation / Project

MECC035 - ECTS Research and writing of the final master's thesis to be presented at the end of the semester.

Internship

MECC036 - ECTS Complement the learning process with an internship.

Research Seminar / Internship Report Preparation / Project Report Preparation

MECC034 - ECTS To allow the student to apply previously acquired knowledge of methodology of investigation and data processing to a certain scientific domain that should be deepened, resulting in the elaboration of the project leading to the elaboration of the dissertation of master.

Cyberjournalism Laboratory


MECC019 - ECTS

Aprofundar o estudo do ciberjornalismo nas suas vertentes prática, profissional e ética, com especial incidência nas especificidades do panorama ciberjornalístico em Portugal. Identificar e problematizar as mais recentes tecnologias na sua relação com os media noticiosos online.


Media and Society


MECC004 - ECTS

A disciplina Média e Sociedade tem como fio condutor mostrar como a dinâmica socialmente indiferenciadora da modernidade foi simultaneamente uma causa e um efeito do desenvolvimento dos meios de comunicação tecnologicamente mediados. Existirão três momentos. O primeiro analisa o reflexo que as novas formas de sociabilidade primária tiveram na primeira fase da imprensa. O segundo analisa a formação da sociabilidade colectiva ligada aos mass media. A terceira analisa a natureza específica dos novos media e o modo como eles avançam na realização de uma indiferenciação social completamente imanente. Desses três pontos resulta que a posição de exterioridade que era típica dos meios de comunicação tradicionais tende a desaparecer no ambiente dos meios participativos em rede. A presente unidade curricular visa promover o sentido crítico relativamente aos média e dotar os discentes de competências para o desenvolvimento da pesquisa autónoma na esfera dos conteúdos ministrados nesta disciplina.


Research Methods in Communication


MECC001 - ECTS

1. Identificar e avaliar criticamente os métodos de investigação utilizados pelos investigadores da área da comunicação;
2. Proporcionar um desenvolvimento de competências práticas que permitam ao estudante a recolha, análise e exposição de dados de investigação.


Seminar in Specialised Journalism


MECC013 - ECTS

Proporcionar uma abordagem aprofundada das especificidades da produção jornalística de diferentes áreas macro-temáticas de cobertura noticiosa, como política, economia, cultura e desporto. Esta unidade curricular visa igualmente proporcionar uma incursão abrangente noutros domínios específicos da produção jornalística, desde os já estabelecidos até aos que refletem tendências emergentes.


Communication Semiotics


MECC033 - ECTS

A disciplina de Semiótica da Comunicação tem como objectivo principal fornecer aos estudantes as bases teóricas do modelo semiótico do processo de comunicação. Acompanhando tendendências recentes neste campo de estudos, recuperaremos alguma da tradição da Retórica na análise do discurso, abrindo ainda o campo para as lições que possam ser retiradas da Cultura Visual no que diz respeito à produção de significado. Este enquadramento permitirá uma abordagem analítica a estudos de caso que serão examinados ao longo do semestre, com ênfase na oratória e na imagem.


Journalism Studies


MECC008 - ECTS

Compreender a produção jornalística no contexto das recentes transformações empresariais, tecnológicas e profissionais, através de uma abordagem baseada em produção teórica recente. A disciplina pretende problematizar as grandes questões com que o jornalismo se debate nas sociedades contemporâneas. 

 


Literacy and Visual Communication


MECC028 - ECTS

Conhecer a linguagem da comunicação visual, os seus elementos e técnicas. Ser capaz de aplicar a literacia e a

comunicação visual a ideias para projetos, comunicando de forma mais efetiva através de imagens. Reconhecer a literacia visual como a base da aprendizagem e construção atual do conhecimento. Compreender o papel da literacia e da comunicação visual na criação de mensagens de caráter visual.

Entender a literacia visual como a capacidade de compreender o que é apresentado usando signos, símbolos, ícones e cores, no contexto das Ciências da Comuicação

New Media


MECC007 - ECTS

- iniciar uma abordagem retórica à cibercultura e ao ciberespaço
- analisar os novos meios de Comunicação Mediada por Computador (CMC)
- reflectir sobre o impacto dos novos media na comunicação social e nos novos públicos
- apreender os novos paradigmas comunicacionais em novos contextos tecnológicos
- desenvolver competências de integração entre novas tecnologias e produção de conteúdos
- reflectir sobre os modelos de negócio mais utilizados relacionados com os novos media
- fomentar a pesquisa, a investigação, a inovação e a escrita para novos suportes
- elaborar um trabalho de investigação final integrador das reflexões teóricas


Computational Thinking


MECC029 - ECTS

Através da aprendizagem de uma nova forma de literacia, esta unidade curricular forma competências para uma mais fácil vivência do mundo profissional digital atual. Através de conceitos fundamentais para a ciência dos computadores pretende-se que o estudante desenvolva competências sobre os seguintes objetivos (de alto nível):

  1. estudar e entender melhor processos;
  2. usar uma nova forma importante de literacia;
  3. desenvolver uma nova habilidade de trabalho para a sua vida profissional;
  4. usar melhor os computadores;
  5. perceber como os métodos computacionais podem resolver problemas.
Por último – e não menos importante para o domínio das ciências da comunicação - os objetivos enumerados anteriormente potenciam uma mais fácil entrada na área do data science, uma vez que dotam este público de literacia em processos, métodos, e conhecimento de algoritmos e que – quando aplicados – permitem a extração de novas perspetivas a partir de informação digital.

Economics of Strategy


MECC026 - ECTS

Esta unidade curricular permitirá ao estudante:

O1)  conhecer o modo como a teoria económica pode ser utilizada para estudar e compreender as organizações.

O2)  dominar as ferramentas de análise estratégica e compreender as diferentes fases do processo estratégico e os seus efeitos sobre a comunicação e gestão estratégica das organizações.

O3)  Desenvolver o “pluralismo crítico” e o pensamento complexo num mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)

O4) Discutir desafios e dilemas que se colocam hoje às profissões da comunicação, às organizações, e à liderança

Fundamentals of Strategic Communication


MECC025 - ECTS

O1)  conhecer as principais correntes teóricas e a própria definição de Comunicação Estratégica;

O2)  desenvolver capacidades críticas que lhe permitam distinguir os diferentes campos e modelos operacionais da Comunicação;

O3) conhecer a evolução e transformação ao longo da história da Comunicação;

O4)  dominar os efeitos da Comunicação Estratégica no espaço público, em particular os efeitos da comunicação tradicional versus digital;

O5) Compreender e contextualizar o alcance das teorias sociais contemporâneas na Comunicação Estratégica;

O6) Desenvolver e fortalecer capacidade de análise, quer para aplicação profissional como para investigação científica

Media and Society


MECC004 - ECTS

A disciplina Média e Sociedade tem como fio condutor mostrar como a dinâmica socialmente indiferenciadora da modernidade foi simultaneamente uma causa e um efeito do desenvolvimento dos meios de comunicação tecnologicamente mediados. Existirão três momentos. O primeiro analisa o reflexo que as novas formas de sociabilidade primária tiveram na primeira fase da imprensa. O segundo analisa a formação da sociabilidade colectiva ligada aos mass media. A terceira analisa a natureza específica dos novos media e o modo como eles avançam na realização de uma indiferenciação social completamente imanente. Desses três pontos resulta que a posição de exterioridade que era típica dos meios de comunicação tradicionais tende a desaparecer no ambiente dos meios participativos em rede. A presente unidade curricular visa promover o sentido crítico relativamente aos média e dotar os discentes de competências para o desenvolvimento da pesquisa autónoma na esfera dos conteúdos ministrados nesta disciplina.


Research Methods in Communication


MECC001 - ECTS

1. Identificar e avaliar criticamente os métodos de investigação utilizados pelos investigadores da área da comunicação;
2. Proporcionar um desenvolvimento de competências práticas que permitam ao estudante a recolha, análise e exposição de dados de investigação.


Critical Issues in Science, Technology and Society


MECC027 - ECTS

Definir a inter-relação entre ciência, incluindo medicina, tecnologia e sociedade;

Descrever teorias e práticas exclusivas da área de Estudos de Ciência e Tecnologia;

Analisar os elementos que compõem as controvérsias científicas e tecnológicas e a comunicação em seu redor;

Especificar os papéis que o conhecimento, experiência, risco, compreensão pública e discurso desempenham nas percepções da ciência, incluindo medicina e tecnologia;

Determinar as possibilidades de formulação de políticas que moldam e são moldadas pela ciência, tecnologia e sociedade

Strategic Communication Laboratory


MECC031 - ECTS

- Compreender os diferentes paradigmas e teorias da Comunicação Estratégica e Organizacional
- Conhecer os principais conceitos e práticas que integram a Comunicação Estratégica
- Observar e analisar o funcionamento das Organizações do ponto de vista comunicacional
- Desenvolver competências na análise e segmentação dos públicos
- Atuar no desenvolvimento de ações de comunicação para diferentes stakeholders
- Identificar as implicações éticas e os códigos de conduta inerentes ao desempenho da atividade
- Construir ferramentas e suportes de comunicação alinhados com uma estratégia de comunicação
- Desenvolver planos estratégicos de comunicação interna e externa e promover a sua aplicação


Literacy and Visual Communication


MECC028 - ECTS

Conhecer a linguagem da comunicação visual, os seus elementos e técnicas. Ser capaz de aplicar a literacia e a

comunicação visual a ideias para projetos, comunicando de forma mais efetiva através de imagens. Reconhecer a literacia visual como a base da aprendizagem e construção atual do conhecimento. Compreender o papel da literacia e da comunicação visual na criação de mensagens de caráter visual.

Entender a literacia visual como a capacidade de compreender o que é apresentado usando signos, símbolos, ícones e cores, no contexto das Ciências da Comuicação

Computational Thinking


MECC029 - ECTS

Através da aprendizagem de uma nova forma de literacia, esta unidade curricular forma competências para uma mais fácil vivência do mundo profissional digital atual. Através de conceitos fundamentais para a ciência dos computadores pretende-se que o estudante desenvolva competências sobre os seguintes objetivos (de alto nível):

  1. estudar e entender melhor processos;
  2. usar uma nova forma importante de literacia;
  3. desenvolver uma nova habilidade de trabalho para a sua vida profissional;
  4. usar melhor os computadores;
  5. perceber como os métodos computacionais podem resolver problemas.
Por último – e não menos importante para o domínio das ciências da comunicação - os objetivos enumerados anteriormente potenciam uma mais fácil entrada na área do data science, uma vez que dotam este público de literacia em processos, métodos, e conhecimento de algoritmos e que – quando aplicados – permitem a extração de novas perspetivas a partir de informação digital.

Strategic Communication Seminar


MECC030 - ECTS

O1) conhecer a dimensão multidisciplinar da Comunicação Estratégica;

O2) conhecer as dimensões da comunicação intercultural no âmbito do planeamento estratégico;

O3) analisar casos de estudo em vários domínios da Comunicação Estratégica nas organizações;

O4) compreender a atividade das agências ou consultoras de comunicação e serviços de marketing;

O5) conhecer e interagir com profissionais da gestão da comunicação e marketing digital

O6) conhecer e adotar boas práticas de comunicação e marketing na indústria criativa e cultural;

O7) analisar a responsabilidade social, a diversidade cultural e a comunicação corporativa


Recommend this page Top