Você está em: Início > Notícias > Notícia | FFUP integra equipa vencedora do 1º prémio do iUP25k

Notícia | FFUP integra equipa vencedora do 1º prémio do iUP25k

Produzir uma farinha funcional, adaptada aos consumidores diabéticos, é o foco da equipa multidisciplinar do projeto FarFun

Fátima Fernandes, investigadora do LAQV@REQUIMTE e Patrícia Valentão, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), integram a equipa do projeto FarFun, vencedor da 10ª edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto.

Combinar cereais (trigo, centeio, milho) com um ingrediente bioativo obtido em algas marinhas, que resultará numa farinha funcional para a produção de pão adaptado às restrições alimentares dos diabéticos, é o foco da equipa multidisciplinar que compõe o projeto FarFun. Para além da FFUP/LAQV a equipa integra: Graciliana Lopes (CIIMAR), Mariana Barbosa (UCIBIO/NOVA Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa) e Ricardo Cardoso (Alumnus FEUP).

A capacidade de inibir a absorção de açúcares, evitando picos de glicose que ocorrem do consumo do pão tradicional, é a mais-valia desta farinha funcional, que também se apresenta como uma excelente solução para aqueles que “evitam consumir pão por questões de controlo de peso”, reforça a equipa.

A vitória no iUP25k - que inclui um prémio monetário de 3.000 euros, um período de pré incubação na UPTEC e consultoria de empreendedorismo - é assumida como validação para a criação de um negócio com potencial comercial. As próximas etapas do FarFun apontam para a componente financeira através da consolidação de parcerias, procura de investidores e concurso a programas de financiamento.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 00:35:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias