Código: | M.EGI025 | Sigla: | EE |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia e Gestão Empresarial |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M.EGI | 47 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 4,5 | 39 | 121,5 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Alcibiades Paulo Soares Guedes | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórico-Práticas | Totais | 2 | 6,00 |
Paulo Manuel Ferreira Sobral | 1,50 | ||
Alcibiades Paulo Soares Guedes | 4,50 |
Esta unidade curricular tem por objetivo dotar os estudantes das competências fundamentais para pensarem estrategicamente, desenvolverem estratégias competitivas e corporativas específicas, compreenderem as dificuldades associadas à implementação/execução da estratégia, de forma a poderem assumir-se como agentes de mudança.
No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
IOL1 - pensar e atuar estrategicamente
IOL2 - compreender as questões e dificuldades associadas à implementação/execução da uma dada estratégia
IOL3 - formular as estratégias competitivas e corporativas mais adequadas a uma situação e contextos específicos
IOL4 - desenvolver um plano de implementação da estratégia
IOL5 - lidar com a inércia e disfunções organizacionais, bem como orientar os recursos na ação.
Análise de Projetos de Investimento
Introdução à Organização e Gestão da Empresas
Contabilidade e Gestão Financeira
Controlo de Gestão
Introdução à Gestão das Operações
Gestão da Qualidade
Gestão de Cadeias de Abastecimento
Marketing
1. Conceitos Base
2. Formulação Estratégica
3. Estratégias de Negócio
4. Estratégias Corporativas
Master Class (*): Criação de valor / EVA (JRS)
5. Implementação / Execução da Estratégia
Master Class (*): “Liderar a Mudança” (CMS)
Master Class (*): “Execução: Lidar com a inércia, ultrapassar as disfunções organizacionais, dirigir e empenhar os recursos na ação” (CMS)
6. Innovation & Entrepreneurship
Master Class (*): MBOs: o exemplo do MBO da Probos sobre a ProHolding (JRS)
(*) Master Classes obrigatórias que funcionarão enquadradas na disciplina/uc de Seminários de Engenharia e Gestão Industrial. Docentes Convidados:
CMS – Carlos Moreira da Silva
JRS – José Romão de Sousa
São adotados um conjunto de métodos de ensino:
M1. Aula de exposição dos conteúdos, metodologias e conceitos.
M2. Aulas de preparação e discussão de casos de estudo, em grupo.
M3. Atividade de projeto, em grupo, com apoio em algumas das aulas.
M4. Master Classes. Durante o semestre há também um conjunto de aulas entregues por gestores seniores/empresários de reconhecido mérito, cuja frequência é obrigatória.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 32,50 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 121,50 |
Resolução de Casos de Estudo e realização do Projeto em Grupo, com apresentação e relatório final.
Resolução de Casos de Estudo/Projeto em Grupo (40%) + Exame Final, sem consulta (60%). Na componente Exame Final é exigida uma classificação mínima de 7,5 valores. Na componente Casos de Estudo/Projeto em Grupo será considerada a heteroavaliação dos elementos do grupo.
Resolução de Casos de Estudo/Projeto Individual (60%) + Exame sem consulta (40%). Na componente Exame é exigida uma classificação mínima de 7,5 valores.
Novo Exame, mantendo a avaliação dos restantes elementos de avaliação distribuída.