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Estratégia Empresarial

Código: M.EGI025     Sigla: EE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia e Gestão Empresarial

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EGI 47 Plano de estudos oficial 2 - 4,5 39 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alcibiades Paulo Soares Guedes Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Paulo Manuel Ferreira Sobral 1,50
Alcibiades Paulo Soares Guedes 4,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objetivo dotar os estudantes das competências fundamentais para pensarem estrategicamente, desenvolverem estratégias competitivas e corporativas específicas, compreenderem as dificuldades associadas à implementação/execução da estratégia, de forma a poderem assumir-se como agentes de mudança.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:

IOL1 - pensar e atuar estrategicamente

IOL2 - compreender as questões e dificuldades associadas à implementação/execução da uma dada estratégia

IOL3 -  formular as estratégias competitivas e corporativas mais adequadas a uma situação e contextos específicos

IOL4 - desenvolver um plano de implementação da estratégia

IOL5 - lidar com a inércia e disfunções organizacionais, bem como orientar os recursos na ação.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Análise de Projetos de Investimento
Introdução à Organização e Gestão da Empresas
Contabilidade e Gestão Financeira
Controlo de Gestão
Introdução à Gestão das Operações
Gestão da Qualidade
Gestão de Cadeias de Abastecimento
Marketing

 
 

Programa

1. Conceitos Base

  1. A empresa
  2. Estratégia, Gestão estratégica, Competitividade, etc.

2. Formulação Estratégica

  1. As escolas de pensamento estratégico/Strategy Safari
  2. Positioning model vs. resource based model

3. Estratégias de Negócio

  1. Revisão dos Conceitos fundamentais e das Ferramentas de análise (análise externa, interna, SWOT)
  2. Revisão das estratégias tipo (custo, diferenciação, foco)
  3. Cadeia de valor

4. Estratégias Corporativas

  1. Conceitos fundamentais
  2. Diversificação/Portfolio Management
  3. Integração Vertical e Outsourcing Estratégico
  4. Fusões & Aquisições
  5. Internacionalização
  6. Estratégias colaborativas

Master Class (*): Criação de valor / EVA (JRS)

5. Implementação / Execução da Estratégia

  1. Conceitos fundamentais
  2. Implicações para estratégia e estrutura organizacional
  3. Liderança e Gestão da Mudança

Master Class (*): “Liderar a Mudança” (CMS)

Master Class (*): “Execução: Lidar com a inércia, ultrapassar as disfunções organizacionais, dirigir e empenhar os recursos na ação” (CMS)

6. Innovation & Entrepreneurship

  1. Conceitos fundamentais

Master Class (*): MBOs: o exemplo do MBO da Probos sobre a ProHolding (JRS)


(*) Master Classes obrigatórias que funcionarão enquadradas na disciplina/uc de Seminários de Engenharia e Gestão Industrial. Docentes Convidados:
CMS – Carlos Moreira da Silva
JRS – José Romão de Sousa

 

Bibliografia Obrigatória

Hitt, Michael A.; Strategic management. ISBN: 0-324-22713-2

Bibliografia Complementar

Thompson, Jr., Arthur A.; Crafting and Executing Strategy. ISBN: 978-0-07-110756-3
Grant, Robert M.; Contemporary strategy analysis. ISBN: 0-631-23136-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São adotados um conjunto de métodos de ensino:

M1. Aula de exposição dos conteúdos, metodologias e conceitos.

M2. Aulas de preparação e discussão de casos de estudo, em grupo.

M3. Atividade de projeto, em grupo, com apoio em algumas das aulas.

M4. Master Classes. Durante o semestre há também um conjunto de aulas entregues por gestores seniores/empresários de reconhecido mérito, cuja frequência é obrigatória.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 32,50
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Resolução de Casos de Estudo e realização do Projeto em Grupo, com apresentação e relatório final.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Resolução de Casos de Estudo/Projeto em Grupo (40%) + Exame Final, sem consulta (60%). Na componente Exame Final é exigida uma classificação mínima de 7,5 valores. Na componente Casos de Estudo/Projeto em Grupo será considerada a heteroavaliação dos elementos do grupo.

 

Provas e trabalhos especiais

 

Trabalho de estágio/projeto

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Resolução de Casos de Estudo/Projeto Individual (60%) + Exame sem consulta (40%). Na componente Exame é exigida uma classificação mínima de 7,5 valores.

 
 

Melhoria de classificação

Novo Exame, mantendo a avaliação dos restantes elementos de avaliação distribuída.

 
 

Observações

 
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