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Análise Matemática III

Código: L.EM016     Sigla: AM III

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/feup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=540660
Unidade Responsável: Secção de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EM 260 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 58,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sónia Isabel Silva Pinto Regente
Alexandre Miguel Prior Afonso Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 4,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 5 22,50
Alexandre Miguel Prior Afonso 9,00
Luís Jorge Lima Ferrás 4,50
Sónia Isabel Silva Pinto 9,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: As aulas serão em Português e todos os Professores estão habilitados a falar inglês em qualquer circunstância

Objetivos

Nesta disciplina pretende-se atingir os seguintes objectivos: transmitir aos alunos conceitos e técnicas de integração de equações diferenciais ordinárias (e de sistemas de equações diferenciais ordinárias), de modo a que aprendam a reconhecer uma equação diferencial(ou sistema) e resolvê-la usando essas técnicas. Pretende-se também que o aluno consiga resolver alguns problemas, quer de natureza física quer de natureza geométrica, pondo-os sob a forma de uma equação diferencial e determinando a sua solução, assim como dotar o aluno com os conhecimentos de cálculo diferencial e integral em espaços tridimensionais que permitam a sua utilização como ferramenta no estudo e resolução de problemas de engenharia. Os alunos deverão ainda ficar habilitados a usar a representação e/ou aproximação de funções periódicas em séries de Fourier em variadas aplicações. Espera-se que os alunos fiquem aptos a: -resolver equações diferenciais e sistemas -calcular integrais de linha e de superfície -representar funções em séries de Fourier

Resultados de aprendizagem e competências


Os alunos devem aprofundar os seus conhecimentos dos conceitos de integrais de linha, de superfície, duplo e triplo bem como as suas aplicações e melhorar o conhecimento sobre campos escalares e vectoriais. Devem ter a capacidade de resolver equações diferenciais. Os alunos devem ainda ser capazes de aplicar os conceitos em problemas de Engenharia

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Equações Diferenciais - Definição de solução geral e problemas de valor inicial e na fronteira. Equações Diferenciais de 1ª Ordem. Teorema de existência e unicidade da solução. Equações homogéneas e trajectórias ortogonais. Equações diferenciais exactas e factor integrante. Equações diferenciais lineares (solução geral como soma da solução geral da equação homogénea associada com uma qualquer solução particular da equação completa - método da variação da constante); equações redutíveis a lineares ( equações de Bernoulli Riccati). Equações de 2ª ordem - Equações redutíveis a 1ª ordem: caso I em que a variável dependente não aparece explicitamente na equação de 2ª ordem; Equações diferenciais lineares de ordem n : equações diferenciais lineares de ordem n homogéneas; equações diferenciais lineares de ordem n homogéneas de coeficientes constantes – espaço vectorial de soluções. Equações não homogéneas - método da variação das constantes ou método de Wronski para obtenção de uma qualquer solução particular destas equações. Sistemas de equações diferenciais - conceitos básicos e exemplos . Sistemas de equações diferenciais lineares de 1ªordem e sua relação com as equações diferenciais lineares de ordem n. Sistemas de equações diferenciais lineares de 1ªordem de coeficientes constantes homogéneos: solução geral. Sistemas de equações diferenciais lineares de 1ªordem não homogéneos: método da variação das constantes Transformadas de Laplace-definição e existência; 1º e 2º Teoremas da translação; inversa da Transformada de Laplace; Transformada de Laplace da derivada; Teorema da convolução. Transformada de Laplace de funções descontínuas. Aplicação à integração de equações diferenciais de coeficientes constantes. Integrais de linha: propriedades e aplicações. Curvas e parametrizações. Campos irrotacionais. Função potencial. Campos conservativos. Integrais de superfície: propriedades e aplicações. Operadores: gradiente, divergência, rotacional, operadores compostos, Laplaciano. Teorema de Green, Teorema de Stokes e Teorema de Gauss; aplicações. Análise de Fourier – Séries de Fourier: funções periódicas, funções pares e ímpares, funções não periódicas, expansões. Covergência da série trigonométrica. Aproximação por polinómio trigonométrico; erro quadrático.
Equação da corda vibrante, dedução da equação e solução pelo método de separação de variáveis

Bibliografia Obrigatória

Kreyszig, Erwin; Advanced Engineering Mathematics. ISBN: 0-471-59989-1
Maria Luisa Romariz Madureira; Problemas de equações diferenciais ordinárias e transformadas de Laplace. ISBN: 978-989-892-758-3
Maria Luisa Romariz Madureira; Problemas de análise matemática para engenharia. ISBN: 9789899101562

Bibliografia Complementar

Apostol, Tom M.; Calculus. ISBN: 84-291-5001-3
Wylie, C. Ray; Advanced engineering mathematics. ISBN: 0-07-113543-X

Observações Bibliográficas

Um dos livros de problemas é a matéria do 1ºteste. O outro é a matéria do 2ºteste

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão teórico-práticas (TP), sendo a parte teórica com exposições orais apoiadas na projeção de slides ou outras tecnologias como mesa digital e ainda escrita no quadro branco. Nestas aulas a dedução e a abstracção são consideradas fundamentais. Após cada tema serão sempre resolvidos exemplos de aplicação. Nessa parte prática os alunos resolvem exercícios propostos sugeridos com antecedência baseados tanto nos textos como no livro de exercícios indicados.

Haverá controle de presenças nas aulas TP não podendo o aluno exceder o número de faltas previstas ( 25% das aulas previstas ). No caso de exceder o número de faltas indicado o aluno não terá frequência à disciplina e não poderá realizar qualquer exame desta disciplina, a menos que tenha um estatuto especial (consultar as normas pedagógicas e de avaliação da FEUP).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 92,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

No caso de exceder o número de faltas às aulas práticas,indicado pelo respectivo Professor,o aluno não terá frequência à disciplina e não poderá realizar qualquer exame desta disciplina, a menos que tenha um estatuto especial (consultar as normas pedagógicas e de avaliação da FEUP ).

Fórmula de cálculo da classificação final


  • 50% do primeiro teste + 50% do segundo teste. No exame de recurso os alunos ainda não aprovados poderão repetir o primeiro teste ou o segundo (a nota a atribuir será a melhor em cada dessas provas) ou então realizar uma prova final com toda a matéria.

  • Os alunos que obtiveram aprovação, podem fazer a melhoria de classificação no exame de recurso numa prova com toda a matéria.


A nota máxima 20 será atribuída apenas com realização de uma prova oral.

Provas e trabalhos especiais

não previsto

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Similar à época de recurso, de acordo com as normas da FEUP.

Melhoria de classificação

Os alunos que obtiveram aprovação, podem fazer a melhoria de classificação no exame de recurso somente numa prova final com toda a matéria.
A nota máxima 20 será atribuída apenas com realização de uma prova oral.

Observações

 
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