Código: | L.EQ028 | Sigla: | PSII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas (Engenharia Química) |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L.EQ | 108 | Plano de estudos oficial | 3 | - | 6 | 58,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Adélio Miguel Magalhães Mendes | Regente |
Ana Mafalda Almeida Peixoto Ribeiro | Regente |
Teórico-Práticas: | 4,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 4,50 |
Adélio Miguel Magalhães Mendes | 1,50 | ||
Ana Mafalda Almeida Peixoto Ribeiro | 3,00 |
Estudo de processos adsorptivos e de membranas.
O estudante deve ser capaz de projetar um processo de adsorção ou de membranas para uma dada separação.
i) Introdução. Processos de separação: classificação.
ii) Adsorção. Classificação de adsorventes. Estrutura e novas formas. Medida e previsão de equilíbrio. Medida de difusividades. Adsorção batch. O adsorvedor batch como sistema dinâmico. Adsorção em leito fixo. Propagação de ondas de concentração: equação de DeVault. Teoria de equilíbrio: ondas dispersivas e compressivas. Frentes estacionárias. A coluna de adsorção como sistema dinâmico.
iii) Cromatografia. Tipos e modos de operação. HETP e equação de Van Deemter. Separação de proteínas: “perfusion”.
iv) Permuta iónica e electroforese.
v) Processos cíclicos: adsorção com modulação de pressão (PSA); leito móvel simulado (SMB); adsorção com modulação de temperatura (TSA) e bombagem paramétrica (PP).
vi) Processos de membranas: conceitos básicos; módulos. Permeação gasosa; osmose inversa; microfiltração, ultrafiltração e nanofiltração; electrodiálise; pervaporação. Polarização por concentração, formação de gel e “fouling”.
viii) Seleção e sequenciação de processos de separação.
Aulas de exposição sobre processos de adsorção e de transferência de massa em sistemas de membranas. As aulas práticas visam apresentar metodologias possíveis na resolução de problemas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 65,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 62,00 |
Total: | 162,00 |
As fixadas na lei. A presença nas aulas é obrigatória
CF= p1*EF + p2*T + p3*R;
CF=Classificação Final; EF=Exame Final; T=Teste; R=relatório
p1= 0,65
p2= 0,20
p3= 0,15
Critério de aprovação: CF >= 9,5 e EF>=7,0
Recurso:
CF=EF
NOTA: O EF será composto por duas partes. A classificação mínima de EF>=7,0 será aplicada proporcionalmente a cada uma das partes.
Exame.
Por exame.
Exame final de 2 horas, sem consulta.