Máquinas Síncronas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Energia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EEC |
0 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
45,5 |
162/ |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objetivo dotar os estudantes de conhecimento científico e técnico e de aptidões operacionais relativos a máquinas elétricas síncronas em particular permitindo-lhes:
1. Conhecer e compreender os campos de aplicação de máquinas síncronas
2. Conhecer e compreender os vários tipos e variantes construtivas convencionais, a sua constituição física e as principais variáveis que as definem.
3. Compreender o funcionamento físico e saber aplicar modelos numéricos para análise do funcionamento em regime estacionário de máquinas elétricas síncronas.
4. Saber como implementar ensaios para determinação de parâmetros de máquinas elétricas síncronas e outros ensaios de rotina e especiais.
5. Conhecer e compreender o funcionamento de um alternador síncrono, em modo isolado e em modo paralelo com a rede, incluindo procedimentos de manobra, comando e controlo.
6. Caracterizar e descrever os regimes transitórios de máquinas síncronas, em especial, curto-circuitos como alternador.
7. Conhecer e compreender as principais características construtivas e de funcionamento de máquinas síncronas especiais: a) máquinas síncronas de ímanes permanentes e b) de relutância.
Resultados de aprendizagem e competências
A aprovação do estudante na unidade curricular de máquinas síncronas pressupõe:
1. A consolidação de conhecimentos em máquinas elétricas síncronas, sua classificação, constituição e funcionamento bem como a utilização desses conhecimentos na formulação, resolução e discussão de problemas e de aplicações relativos às mesmas e à sua inserção em Sistemas Elétricos de Energia (aptidões CDIO 1.2 e 2.1).
2. As competências referidas em 1) serão alcançadas através dos períodos de contacto correspondentes a sessões teóricas dedicadas à explanação dos temas centrais dos conteúdos curriculares e seu debate, a sessões teórico-práticas vocacionadas para a análise e resolução de variados problemas de natureza teórico-prática e a sessões de índole laboratorial dedicadas à realização de trabalhos práticos de laboratório.
3. A aquisição de competências ao nível da prática de ensaio de máquinas elétricas e de pesquisa experimental sobre as caraterísticas de funcionamento máquinas elétricas síncronas em funcionamento gerador, através de trabalho laboratorial previsto na unidade curricular (aptidão CDIO 2.2).
4. Ser-lhe à ainda pedida em laboratório uma conduta adequada, respeitando normas de segurança, as regras de utilização de equipamentos bem como os procedimentos do trabalho a realizar (aptidão CDIO 2.5).
5. A aferição das competências será realizada através do acompanhamento dos estudantes durante a realização dos trabalhos laboratoriais, a apreciação dos relatórios escritos, trabalhos de simulação, ou outros elementos elaborados pelos estudantes sobre temas relacionados à unidade curricular.
6. A aferição dos conhecimentos será feita pelos instrumentos de avaliação previstos no âmbito da unidade curricular.
7. O estudante deverá ainda demostrar capacidades de comunicação tanto oralmente como por via escrita, às questões que lhe forem colocadas solicitados e das várias provas de avaliação previstas (aptidão CDIO 3.2).
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programa
1. Fundamentos de máquinas elétricas síncronas.
Classificação, tipos e variantes construtivas.
Aspetos construtivos específicos.
Aplicações.
2. Geradores Síncronos Trifásicos.
Fundamentos físico-matemáticos associados ao funcionamento e modelização em regime estacionário, Modelos:
de Blondel,
de Blondel simplificado (Doherty-Nickle)
de Bhen-Eschenburg e
de Potier.
3. Ensaios para determinação de parâmetros
Ensaio de saturação em vazio,
Ensaio de curto-circuito permanente,
Ensaio com carga indutiva pura e
Ensaio de baixo deslizamento
Tratamento de resultados
4. Outros ensaios de rotina e especiais de geradores e motores síncronos.
5. Funcionamento de um alternador em modo isolado e em paralelo com a rede , manobras, comando e controlo.
6. Regimes transitórios em alternadores síncronos.
7. Motor síncrono trifásico.
características fundamentais,
vantagens e campos de aplicação.
Aspetos de manobra, comando e controlo.
Aplicações.
8. Máquinas síncronas especiais
de ímanes permanentes e
de relutância).
Bibliografia Obrigatória
Jesús Fraile Mora;
Máquinas eléctricas. ISBN: 84-481-3913-5
A. E. Fitzgerald;
Electric machinery. ISBN: 0-07-112946-4
Stephen J. Chapman;
Electric machinery fundamentals. ISBN: 007-115155-9
J. Hindmarsh;
Electrical Machines and Their Applications. ISBN: 0-08-030573-3 (flexicover)
Chee-Mun Ong;
Dynamic simulation of electric machinery. ISBN: 0-13-723785-5
Dominick A. E. Fitzgerald;
Solutions manual to accompany electric machinery. ISBN: 0-07-021135-3
Bibliografia Complementar
Pál K. Kovács;
Transient Phenomena in Electrical Machines. ISBN: 0-444-99663-X(Vol.9)
Laurence H. A. Carr;
The Testing of Electrical Machines
John Hindmarsh;
Electrical Machines and Drives. ISBN: 0-08-031685-9
Theorore Wildi;
Electrical machines, drives, and power systems. ISBN: 0-13-098637-2
R. E. Steven;
Electrical Machines and Power Electronics. ISBN: 0-442-30547-8 (Cloth)
Jacek Kabzinski;
Advanced control of electrical drives and power electronic converters. ISBN: 978-3-319-45735-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Os objetivos de aprendizagem da unidade curricular serão alcançados recorrendo, em primeiro lugar, aos períodos de contacto direto com o estudante correspondentes a sessões teóricas dedicadas à explanação dos temas centrais dos conteúdos curriculares e seu debate,
2. a sessões teórico-práticas vocacionadas para a análise e resolução de casos concretos de exploração e
3. a sessões o de trabalho experimental em laboratório.
4. Complementarmente, será induzido o trabalho individual do estudante, l que será acompanhado em períodos específicos de atendimento em gabinete.
Software
Matlab
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Teste |
15,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
16,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
20,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
26,00 |
Total: |
142,00 |
Obtenção de frequência
1. De acordo com o previsto regulamentarmente em matéria de assiduidade às sessões presenciais (número máximo de faltas nas sessões tipo Práticas Laboratoriais: 3 faltas)
2. Necessárioa a obtenção de classificação mínima de 40% na componente Classificação de Frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
CLASSIFICAÇÃO FINAL = 0,5 * CLASSIFICAÇÃO DE FREQUÊNCIA + 0,5 * CLASSIFICAÇÃO DE EXAME FINAL
1 - EXAME FINAL = (50%)
(presencial, escrito, individual c/ duração prevista de 2 horas) O exame incide sobre a totalidade dos conteúdos programáticos.
2 - CLASSIFICAÇÃO DE FREQUÊNCIA = (50%)
- A Classificação em Frequência resulta de: avaliação na componente laboratorial da UC =assiduidade (5%) + resultados obtidos em aula (10%) + relatório (5%) = ( 20%)
- 1 Teste Intermédio para ~30 minutos tipo V/F peso de = (15%)
-1 Trabalho Individual ou em grupo em Simulação Matlab/Simulink = (15%)
Notas:
- O teste Intermédio incide sobre os conteúdos programáticos lecionados até à data em que o mesmo se realiza.
-O trabalho de simulação que consiste em explorar uma determinada aplicação sobre os conteúdos da UC, os temas serão apresentado aos estudantes 1 mês após inicio do semestre e constitui um elemento de pesquisa e de desenvolvimento.
-Fórmula acima apenas válida para o caso de se realizarem os trabalhos de laboratório previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Exame Final (escrito e/ou oral): 100%.