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Transferência de Calor

Código: L.EQ019     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas (Engenharia Química)

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química e Biológica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EQ 125 Plano de estudos oficial 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos básicos sobre Fenómenos de Transferência de Calor e que, dentro do tema , desenvolvam um pensamento estruturado na formulação e resolução de  balanços de energia térmica em elementos infinitesimais e definição das respetivas condições-fronteira. É conferida particular importância ao desenvolvimento de pensamento crítico na análise das questões que são colocadas, nomeadamente na identificação dos fenómenos que, em cada situação específica, determinam a velocidade de transferência de calor.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os alunos devem atingir os objectivos mínimos expressos no ponto anterior.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa Teórico e Teórico - Prático:
1. Introdução.
2. Condução (unidirecional) com e sem geração interna de calor
3. Convecção em regime permanente. Sistemas alhetados.
4. Transferência de calor em regime transitório.
5.  Análise Dimensional. Coeficientes de transferência de calor por convecção.
6. Equipamentos de transferência de calor - permutadores de calor.
7. Transferência de calor por radiação

Programa dos Trabalhos Práticos (não consta do conteúdo desta unidade curricular):

Os trabalhos laboratoriais versando a matéria de Fenómenos de Transferência I são propostos aos alunos nas unidades curriculares de Práticas de Engenharia Química do 3ºano.

Bibliografia Obrigatória

Yunus A. Çengel; Heat transfer. ISBN: 0-07-115150-8

Bibliografia Complementar

Jack Philip Holman; Heat Transfer

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Das 4 horas letivas semanais, 2 horas são utilizadas para exposição dos conceitos teóricos. As outras 2 horas são dedicadas à estratégia e resolução de problemas. Os apontamentos (power-points) e exercícios são sempre fornecidos antes das aulas em que os respetivos temas são abordados. Os estudantes deverão fazer uma primeira leitura dos apontamentos de cada tema antes da aula. O professor está sempre disponível para analisar as dúvidas dos estudantes sobre problemas que tenham tentado resolver previamente fora das aulas.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas
Ciências Físicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas e realização de pelo menos um dos exames.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta das classificações obtidas no exame (peso: 70%) e nos 2 testes (30%) que serão executados  ao longo do semestre.
No caso dos alunos que optem por não realizar os testes, a classificação final será a obtida no exame.
Os testes e exame serão sempre presenciais.
No caso de ser impossível realizar presencialmente os testes, a nota final será a do exame

Provas e trabalhos especiais

Ver ponto anterior

Trabalho de estágio/projeto

Não há.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

exame final

Melhoria de classificação

A componente distribuída não é passível de melhoria.

Observações

n.a.

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