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Informação e Comunicação

Código: EEC0137     Sigla: IC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física
OFICIAL Telecomunicações

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 296 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 2 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 2 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Constitui objectivo desta Unidade Curricular (UC) os estudantes adquiram conhecimentos técnicos sobre sistemas de comunicação usados na transmissão de informação, compreendendo as complexidades dos processos subjacentes, os quais colocam grandes desafios tecnológicos e operacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências não-técnicas: trabalho em grupo; comunicação.
Resultados da aprendizagem (não-técnicos): os estudantes deverão ser capazes de colaborar e planear trabalho em grupo, para permitir a obtenção dos dados necessários à produção dos relatórios sucintos referentes a cada experiência laboratorial.

Competências técnicas: adquirir formação básica no domínio da transmissão de informação em sistemas de comunicação, permitindo-lhes analisar as tecnologias utilizadas e as limitações que impõem na informação a transmitir.
Resultados da aprendizagem: Os estudantes deverão ser capazes de recordar, reconhecer e compreender termos, conceitos, princípios básicos, métodos e sistemas elementares de comunicação de informação, conduzindo, por sua vez, à aquisição da capacidade de analisar e avaliar soluções tecnológicas, arquitectónicas e serviços a suportar, dotando-os assim dos conhecimentos técnicos básicos para lidarem com redes de comunicação na sua futura vida profissional. Para os estudantes que venham a optar pela área de formação (“major”) de Telecomunicações, Electrónica e Computadores, esta UC abrirá caminho para perceberem tópicos avançados neste domínio, tópicos esses a serem introduzidos e aprofundados em unidades de anos posteriores

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução às Telecomunicações.
Representação de sinais no domínio dos tempos e das frequências. Concretização de conceitos adquiridos em Teoria do Sinal. Perturbações introduzidas por um canal de transmissão ou por um sistema de armazenamento. Distorção e ruído.
Filtragem de sinais. Filtros passivos, activos e digitais.
Comunicações analógicas. Sinais e sistemas. Modulações AM e FM.
Comunicações digitais. Conversão analógico-digital. Comunicação de sinais em banda base e em banda de canal. Introdução às modulações digitais. Recepção óptima.
Compressão sem perdas. Códigos de Huffman e LZ.
Codificação de áudio, voz, imagens e vídeo. Códigos correctores de erros.
Linhas de transmissão. Parâmetros característicos. Equação de onda. Impedância, reflexão e adaptação. Transitórios em linhas.
Fibras ópticas. Estrutura e teoria de propagação. Características de transmissão.
Introdução ás redes de comunicação. Modos de transferência
Redes de computadores. Protocolos de comunicação em rede. Modelo TCP/IP.
Introdução às Comunicações móveis.

Bibliografia Obrigatória

Simon Haykin; Communication systems. ISBN: 0-471-17869-1
Fawwaz T. Ulaby ; trad. José Lucimar do Nascimento; Eletromagnetismo para engenheiros. ISBN: 978-85-600-3119-1
Jeff Hecht; Understanding fiber optics, Prentice Hall, 2005. ISBN: 0131174290
Andrew S. Tanenbaum, David J. Wetherall; Computer networks. ISBN: 978-0-13-255317-9
Docentes da UC; Apontamentos fornecidos pelos docentes.
Docentes da UC; Guiões dos trabalhos laboratoriais

Bibliografia Complementar

Paul Horowitz, Winfield Hill; The art of electronics. ISBN: 0-521-37095-7
William Stallings; Data and computer communications. ISBN: 0-13-571274-2
Docentes da UC TSIN; Apontamentos de teoria do sinal

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: exploram-se os temas programáticos, com apresentação dos conteúdos teóricos, recorrendo a transparentes que contêm os tópicos mais importantes, diagramas, tabelas, gráficos e exemplos de sistemas concretos, concretizando alguns tópicos com a resolução de problemas ilustrativos. Procurar-se-á uma participação activa dos alunos nas aulas, recorrendo, nomeadamente, a discussões interactivas e à elaboração de respostas escritas a questões concretas. Será dedicada especial atenção à introdução às matérias teóricas necessárias para uma compreensão adequada das experiências laboratoriais, as quais serão apresentadas e discutidas antes da sua realização.

Aulas de laboratório: trabalhos baseados em guiões, incluindo simulação em ambiente MatLab/Simulink e montagens práticas. Os trabalhos propostos são necessariamente diversificados para abordar diferentes aspectos do programa desta UC.

Software

MatLab / Simulink

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Testes Teste 3,00 45,00
Laboratórios Trabalho laboratorial 20,00 55,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Participaçãp presencial (estimativa) Frequência das aulas 56
Acompanhamento das aulas (estudo individual) Estudo autónomo 56
Preparação para os testes. Estudo autónomo 27
Total: 139,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída inclui os seguintes elementos:
- Dois testes a realizar durante o período lectivo;
- Desempenho do grupo e individual e folhas de resposta relativas aos trabalhos realizados nas aulas práticas de laboratório (prevê-se a realização de 10 trabalhos);
- De um modo geral, participação individual dos alunos nas aulas, nomeadamente em relação a respostas a questões colocadas pelo docente, em que será apreciada uma intervenção activa com capacidade crítica.

Constitui condição para obtenção de frequência, para além da presença em pelo menos 75% das aulas práticas, atingir na componente de avaliação distribuída as seguintes classificações mínimas:
1- Componente laboratorial : 10 valores (numa escala de 20 valores)
2- Componente testes: 7,5 valores de média nos dois testes (em 20 valores).

Fórmula de cálculo da classificação final

Apenas os 8 melhores trabalhos de entre os 10 que serão avaliados contam para a média da classificação de laboratório. A ausência na aula prática em que tem lugar a avaliação de um dos trabalhos implica a perda total da cotação que lhe está associada, seja qual for a justificação para a falta.

As componentes da avaliação distribuída têm os seguintes pesos na classificação final: 
1- Componente testes: 45%
2- Componente laboratório: 55%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que obtiveram frequência no ano lectivo anterior, mas que não ficaram aprovados, mantêm a classificação da avaliação laboratorial, submetendo-se apenas aos 2 testes.

Os alunos que, nos termos das normas gerais de avaliação da FEUP, estão dispensados de frequência, sem nunca terem frequentado, não são obrigados a comparecer nas aulas, mas efectuam, dentro das suas disponibilidades de horário, dois trabalhos práticos idênticos aos realizados nas aulas práticas (escolhidos por sorteio de entre os trabalhos previstos), em data a determinar, os quais terão a mesma duração (2h). Deverão também efectuar os 2 testes. No cálculo da classificação final, o peso das classificações dos testes é de 60% e o peso da classificação dos trabalhos práticos é de 40%.

Melhoria de classificação

Não aplicável.

Observações

Teste 1: data a determinar.

Teste 2: data a determinar.

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