Código: | EEC0068 | Sigla: | TCON |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Fundamentais e da Eletrotecnia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 439 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 2 | - | 6 | 63 | 162 |
Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 63 | 162 |
Os objetivos desta unidade curricular são integrar conhecimentos já adquiridos, nomeadamente nas disciplinas de Teoria dos Circuitos e de Teoria do Sinal, na perspectiva mais abrangente da Teoria do Controlo e num contexto motivador das aplicações em Engenharia.
Pretende-se que no final da disciplina o aluno seja capaz de:
1- Determinar as equações representativas de sistemas elementares das várias áreas da engenharia e a partir das mesmas, com as ferramentas matemáticas estudadas, identificar o tipo de resposta, quer temporal, quer em frequência, que lhe está associada.
2- Entender as noções associadas à realimentação e analisar, com as ferramentas matemáticas estudadas, o comportamento, no domínio dos tempos e das frequências, de sistemas realimentados.
3- Projectar e calibrar controladores.
1- Modelização e resposta temporal de sistema em malha aberta. Determinação de modelos elementares de sistemas mecânicos, eléctricos e hidráulicos .
Análise, no domínio dos tempos, da resposta de sistemas de 1ª e 2ª ordem, ao impulso unitário, degrau unitário e rampa unitária, com recurso à transformada de Laplace. Idem para sistemas de ordem superior a 2. Estabilidade. Critério de Estabilidade de Routh-Hurwitz.
2-Análise no Domínio das Frequências.
Introdução.
Traçado logarítmico - Diagrama de Bode.
Diagramas de Bode de funções de transferência elementares.
Diagramas de Bode de uma função de transferência geral.
Influência dos Zeros na Resposta em Frequência.
3-Análise de Sistemas Realimentados
Introdução. Noção de Sistema Realimentado. Diagrama de blocos de um Sistema Realimentado. Álgebra dos diagramas de blocos. Regras para a simplificação de diagramas de blocos.
4-Análise de desempenho, em regime permanente, de Sistemas Realimentados.
Erros de posição, de velocidade e de aceleração.
5-Análise de desempenho, de Sistemas Realimentados, com recurso ao método dos Lugares Geométricos das Raízes Introdução do método do Lugar das Raízes. Equação característica e trajectórias das raízes. Condições de amplitudes e de ângulos. Regras para o desenho do Lugar das Raízes.
6-Análise de Desempenho, de Sistemas Realimentados, no Domínio das Frequências;
Introdução. Traçados Polares ou de Nyquist. Critério de Estabilidade de Nyquist.
Estabilidade Relativa: noções de Margem de Ganho e de Margem de Fase.
Relações entre as Respostas em Frequência do Anel e do Sistema Realimentado.
7-Compensação Avanço e Atraso, nos Domínios dos Tempos e das Frequências.
8- Introdução ao estudo da função descritiva.
9-Controladores PID.
Aulas teóricas: exposição no quadro.
Aulas teórico-práticas: exposição e resolução de exemplos no quadro, esclarecimento de dúvidas e discussão dos problemas previamente propostos como trabalho de casa. Demonstrações com recurso ao software Matlab/Simulink
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Miniteste facultativo | Teste | 2,00 | 30,00 | |
Exame final | Exame | 3,00 | 70,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Para obtenção de frequência à disciplina, os estudantes não podem exceder o número limite de faltas às aulas teorico-práticas.
Para além dos casos previstos nos termos legais, estão dispensados de frequência os estudantes admitidos a exame no ano letivo anterior.
Têm acesso a todas as provas de avaliação (incluindo o miniteste) todos os estudantes que obtenham frequência no presente ano letivo ou dela estejam dispensados.
A clasificação final será a melhor das seguintes classificações:
a) - 0.3*Classificação do miniteste + 0.7*Classificação do exame final.
b) - Classificação do exame final.
Notas:
1. A falta ao miniteste equivale a uma classificação de 0 nessa prova, pelo que neste caso a classificação final será apenas a do exame.
2. A obtenção de classificação final superior a 18 valores (19 ou 20) exige a prestação de uma prova oral, a realizar após o fim da época de exame de recurso. Os alunos, em condições de realizarem as referidas provas orais, serão devidamente assinalados nas pautas de classificação afixadas após os exames escritos.
Students, who want improve their grades in any of the seasons, will attend the same exam as ordinary students. Final grade will only be based on the grade of the exam not comprising continuous assessment grade.
Os estudantes que pretendam fazer melhoria de nota serão submetidos ao mesmo exame que os estudantes inscritos para aprovação. A classificação final será baseada apenas no exame, sem ter em conta a classificação do miniteste.