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Sistemas Multimédia

Código: EEC0050     Sigla: SMUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Telecomunicações

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 17 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 4 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 4 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

São objectivos da unidade curricular: a) apresentar os conceitos, os serviços e as aplicações multimédia e hipermédia; b) apresentar as técnicas de codificação e representação da informação multimédia; c) introduzir as ferramentas de desenvolvimento de aplicações; d) desenvolver aplicações. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Identificar as diversas tecnologias necessárias para uma aplicação ou serviço multimédia; - Conhecer a realidade, os requisitos e os constrangimentos das diferentes tecnologias envolvidas; - Projectar uma aplicação ou um serviço multimédia tendo em conta as limitações tecnológicas; - Desenvolver uma aplicação ou um serviço multimédia utilizando a ferramenta de autoria Adobe Flash.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à multimédia: definição, tipos de meios, níveis de informação, tecnologias básicas. 2. Aplicações multimédia: classificação, alguns exemplos. 3. Codificação e representação da informação multimédia: teoria da Informação e técnicas de compressão, compressão de imagem, compressão de vídeo, compressão de áudio. 4. Interfaces de utilizador: usabilidade, projecto, avaliação. 5. Requisitos de rede de aplicações multimédia: parâmetros de desempenho, requisitos dos vários meios. 6. As redes e as aplicações multimédia: arquitecturas e protocolos, sistemas distribuídos, QoS em ATM e na Internet, modelos e aplicações. 7. Novos serviços: TV digital interactiva; Multimedia Streaming, IPtel

Bibliografia Obrigatória

François Fluckiger; Understanding networked multimedia. ISBN: 0-13-190992-4

Bibliografia Complementar

Li, Ze-Nian; Fundamentals of Multimedia. ISBN: 0-13-127256-X
Ed Fernando Pereria; Comunicações Audiovisuais: Tecnologias, normas e aplicações, IST Press
Nuno Ribeiro e José Torres; Tecnologias de Compressão Multimédia, FCA

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição; aulas práticas de introdução às ferramentas; trabalho de casa de desenvolvimento de uma aplicação; apresentação pública dos trabalhos realizados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
exame Exame 1,00 60,00 2013-07-26
trabalho pratico Trabalho laboratorial 0,30 40,00 2013-07-12
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
aulas Frequência das aulas 45 2013-06-07
realização do trabalho pratico Elaboração de projeto 80 2013-06-28
estudo teorico Estudo autónomo 37 2013-07-19
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota mínima no trabalho: 8/20

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame 60% Trabalho 40% Nota mínima no exame: 8/20

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes, apesar de dispensados das aulas, devem realizar os mesmos trabalhos práticos que os restantes estudantes. Devem ainda submetê-los a avaliação, assim como defendê-los, nas datas definidas globalmente.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação do exame segue as regras em vigor na FEUP. A melhoria do trabalho prático é possível ainda no final da presente ocorrência da unidade curricular.

Observações

Apresentação da versão beta do trabalho prático: dia 30 de Maio Entrega da versão final do trabalho prático: dia 6 de Junho Entrega do trabalho prático para efeitos de melhoria de classificação: no dia do exame de recurso

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