Código: | EEC0028 | Sigla: | ELEC3 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Electrónica e Sistemas Digitais |
Ativa? | Sim |
Página e-learning: | https://moodle.fe.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 85 | Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 | 3 | - | 7 | 77 | 189 |
Plano de estudos oficial | 3 | - | 7 | 77 | 189 |
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes com competências de projeto e análise das principais funções/módulos analógicos e digitais, i. e., circuitos de amostragem e multiplexagem analógica, filtros, amplificadores sintonizados, osciladores e multivibradores, PLL, conversores A/D e D/A, e portas digitais simples. É ainda abordada a análise de ruído em circuitos analógicos e são estudados os princípios da tecnologia de circuitos integrados. Nas aulas de laboratório é complementado o estudo teórico com a realização de trabalhos de simulação ou de bancada onde se exercitam o dimensionamento e caracterização dos circuitos e se identificam não-idealidades funcionais.
Análise e projeto dos principais blocos analógicos funcionais encontrados em circuitos de condicionamento de sinal e conversão A/D e D/A, e de telecomunicações.
1 - Funções analógicas e mistas (A/D) em sistemas eletrónicos;
2 - Condicionamento de sinal. A amostragem de sinais analógicos: tipos de circuitos de amostragem (sample-and-hold) e sua caracterização;
3 - Filtros: Funções de aproximação; filtros passivos; filtros ativos; filtros MOSFET-C e GM-C; filtros de condensadores comutados;
4 - Amplificadores sintonizados. Aplicações, análise e dimensionamento;
5 - Osciladores: condições de estabelecimento de oscilação, critério de Barkhausen. Topologias de circuitos osciladores e multivibradores;
6 - Circuitos sintetizadores de frequência e Phase-Locked Loop. Análise funcional estática e dinâmica, topologias de circuitos
7 - Conversores AD e DA: caracterização e figuras de mérito; arquiteturas de conversores; campos de aplicação das diferentes arquiteturas de conversores.
8 - Ruído em circuitos analógicos;
9 - Portas lógicas CMOS estáticas simples; 10 - Introdução às tecnologias da microeletrónica
1 - Funções analógicas e mistas (A/D) em sistemas eletrónicos;
2 - Condicionamento de sinal. A amostragem de sinais analógicos: tipos de circuitos de amostragem (sample-and-hold) e sua caracterização;
3 - Filtros: Funções de aproximação; filtros passivos; filtros ativos; filtros MOSFET-C e GM-C; filtros de condensadores comutados;
4 - Amplificadores sintonizados. Aplicações, análise e dimensionamento;
5 - Osciladores: condições de estabelecimento de oscilação, critério de Barkhausen. Topologias de circuitos osciladores e multivibradores;
6 - Circuitos sintetizadores de frequência e Phase-Locked Loop. Análise funcional estática e dinâmica, topologias de circuitos
7 - Conversores AD e DA: caracterização e figuras de mérito; arquiteturas de conversores; campos de aplicação das diferentes arquiteturas de conversores.
8 - Ruído em circuitos analógicos;
9 - Portas lógicas CMOS estáticas simples; 10 - Introdução às tecnologias da microeletrónica
1- Três horas de aulas tutoriais semanais onde é apresentada a matéria com referência aos elementos de estudo indicados. São ainda analisados exemplos e resolvidos alguns problemas.
2- Duas horas de aulas laboratoriais semanais onde serão efetuados trabalhos de simulação e projeto, fazendo uso de ferramentas CAD e simulação e experimentação laboratorial.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Trabalho laboratorial | Trabalho laboratorial | 24,00 | 36,00 | 2013-06-14 |
Exercícios | Trabalho escrito | 24,00 | 24,00 | 2013-06-14 |
Exame | Exame | 24,00 | 40,00 | 2013-07-12 |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Presença nas aulas | Frequência das aulas | 70 | 2013-06-14 |
Estudo de bibliografia | Estudo autónomo | 50 | 2013-06-14 |
Total: | 120,00 |
A componente de avaliação contínua baseia-se no contacto individual com os alunos nas aulas práticas, na avaliação dos trabalhos práticos realizados, bem como na resolução de exercícios de resposta rápida (15 a 20 minutos), individual e sem consulta. A média ponderada da componente prática, com o resultado dos exercícios, está limitada inferiormente a 8/20 valores como condição para a obtenção de frequência, estando automaticamente vedado o acesso ao exame final se tal objetivo não for cumprido. As aulas práticas são de frequência obrigatória estando sujeita à legislação no que toca ao número máximo de faltas admissível.
Todos os alunos estão sujeitos a este procedimento, incluindo aqueles com estatuto especial (TE, DA,…). Situações de incompatibilidade serão analisadas e, caso se justifique, serão equacionadas soluções que minimizem a perturbação do processo aqui descrito.
1- Componente Frequência = 60% *Desempenho geral das aulas laboratoriais + 40% *Resolução individual de exercícios.
2- Nota Final = 60% *Componente Frequência + 40% *Exame, com a condição de a nota de Exame ser igual ou superior a 8,0 valores, e a Nota Final ser igual ou superior a 9,5 valores.
3- Os alunos com frequência em anos anteriores, tendo obtido 8 ou mais valores na componente Frequência, podem manter essa avaliação sem necessitar de frequentar as aulas práticas. A nota final é calculada como indicado no ponto anterior.
Todos os alunos deverão cumprir, na íntegra e objetivamente, todos os requisitos da avaliação, não estando previstos, à priori, outros critérios para situações extraordinárias. No entanto, a surgirem, serão objeto de análise pontual.
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Todos os alunos deverão cumprir, na íntegra e objetivamente, todos os requisitos da avaliação, não estando previstos, à priori, outros critérios para situações extraordinárias. No entanto, a surgirem, serão objeto de análise pontual.
1. Classificação final: Repetição do exame.
2. Classificação distribuída: Repetição da frequência das aulas práticas, em todas as suas vertentes.