Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EEC0020

Dissertação

Código: EEC0020     Sigla: DISS

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~jms/Dis/index.htm
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 97 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 5 - 30 40 800
Plano de estudos oficial 5 - 30 40 800
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-03-05.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Na unidade curricular Dissertação prevê-se a realização de trabalho individual de investigação e desenvolvimento conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do curso, ou visando a integração e aplicação à resolução de problemas complexos de engenharia de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso. Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados.

Resultados de aprendizagem e competências

Sensibilização e aquisição de competências de condução de um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova a aquisição de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conclusão de pelo menos 246 ECTS do programa curricular do curso.

Programa

2º SEMESTRE – Fevereiro a Julho de 2013
Esta ocorrência destina-se a
· Estudantes a quem apenas falta a Dissertação para concluir o Mestrado Integrado
· Estudantes a quem falta a Dissertação e um conjunto de unidades curriculares que podem concluir em época especial de conclusão de curso.
o Antes do início da ocorrência
- Apresentação de propostas de temas (explicitando objetivos e resultados esperados) e respetivos orientadores
- Atribuição dos temas
o Até ao final do 1º mês
- Apresentação pelo candidato de uma definição detalhada do seu plano de trabalhos
o Durante a realização do trabalho
- Disponibilização (via web) de resultados intermédios e de elementos que permitam avaliar o andamento dos trabalhos, de acordo com o plano apresentado, para consulta pelo orientador e pelo júri.
o Até 25 de junho de 2013
- Entrega de uma versão provisória da dissertação, em formato normalizado, incorporando já as sugestões de alteração do(s) orientador(es), e o seu parecer.
o Após aprovação nas provas públicas
- Entrega da versão final, sem a qual não poderá haver lugar à emissão da certidão de mestrado e do suplemento ao diploma. Esta versão definitiva, com as correções (caso existam) indicadas na ata da prova pública, deverá ser objeto de verificação pelo orientador, que a assinará em nome do júri.
- Entrega de um artigo de síntese (2 páginas) da dissertação.

Prazos para a realização do ato público
O prazo limite para a entrega da dissertação é por norma o final do último semestre do ciclo de estudos, podendo excecionalmente ser entregue na época especial para conclusão do ciclo de estudos.

As provas públicas de apresentação e defesa dos trabalhos de Dissertação 2ºS 2013 realizar-se-ão, tanto quanto possível, entre 15 e 26 de julho de 2013.

Bibliografia Obrigatória

Mauch, James E.; Guide to the successful thesis and dissertation. ISBN: 0-8247-8972-5
Brause, Rita B.; Writing your doctoral dissertation. ISBN: 0-750-70744-5
EN 13201-2 Road lighting-Part 2: Performance requirements
EN 13201-3 Road lighting-Part 3: Calculation of performance
> EN 13201-3 Road lighting-Part 4: Methods of mesuring the light performance of installations
Ana Carla Madeira; Maria Manuel Abreu; Comunicar em Ciência, Escolar Editora. ISBN: 9725921658
J. Eduardo Carvalho; Metodologia do Trabalho Científico, Escolar Editora. ISBN: 9789725922446

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O trabalho de Dissertação pode ser realizado em ambiente académico ou académico e empresarial. Neste caso os objetivos, natureza e forma de acompanhamento do trabalho devem ser objeto de acordo prévio entre o aluno e os orientadores por parte da Faculdade e da empresa, validado pelo Diretor do Curso, que garanta a satisfação dos objetivos de natureza científica e pedagógica da unidade curricular, e proteja eventuais questões de confidencialidade por parte da empresa/instituição de acolhimento. Em complemento à bibliografia indicada, sugere-se ainda a consulta da obra "Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha", Luis Adriano Oliveira, LIDEL.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrónica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Ciências Tecnológicas > Tecnologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 34,00
Desenvolvimento e avaliação experimental Trabalho laboratorial 500,00 40,00 2013-02-28
Edição de documentos Trabalho escrito 150,00 30,00 2013-02-28
Defesa da dissertação Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 22,00 20,00 2013-02-28
Página web Trabalho escrito 20,00 10,00 2013-02-28
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo de bibliografia Estudo autónomo 100 2013-02-04
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Conforme previsto nas normas regulamentares para os mestrados integrados aprovadas pela CCCC da FEUP, a Dissertação deve decorrer em regime de exclusividade, exceto se, no plano curricular, estiver previsto de um modo diferente. Acompanhamento dos trabalhos - Página web O aluno deverá colocar numa página do SiFEUP, logo desde o início do trabalho, documentos que permitam o acompanhamento pelos elementos do júri, da evolução do seu trabalho. - Relatório(s) de progresso Até ao fim das 4 primeiras semanas, o aluno deverá apresentar uma descrição sucinta dos objetivos e das etapas previstas para o seu trabalho. Periodicamente e em particular no final de cada etapa, o(s) orientador(es) publicitará(rão) na mesma página, uma informação sobre o andamento dos trabalhos.  O aluno apresentará uma versão eletrónica provisória do seu relatório, em formato normalizado, para efeito de avaliação. A versão final, após aprovação, será impressa, assinada pelo candidato e pelo júri e arquivada no SDI até 2 de agosto de 2013.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação final pelo júri - Apresentação pública do trabalho Haverá uma apresentação pública do trabalho de investigação, em formato de conferência, eventualmente acompanhado de uma sessão de posters ou de outras formas de apresentação multimédia. - Discussão do trabalho, da apresentação e do relatório A defesa pública deverá ser organizada de modo a não ultrapassar 45 minutos por aluno, incluindo a apresentação oral e discussão, devendo, na medida do possível, serem agrupadas as apresentações de temas afins. - Atribuição de classificação pelo júri No final de cada sessão de provas, serão atribuídas pelo júri as classificações dos alunos que acabaram de ser avaliados . Avaliação Avaliação do trabalho desenvolvido (40%) Deverá ter em consideração pelo menos os seguintes fatores: - Autonomia do aluno - Nível de profundidade do trabalho - Resultados concretos obtidos - Método - Quantidade e qualidade de trabalho e de documentação produzida - Impacto na instituição - Integração do aluno nos grupos de trabalho - Assiduidade e pontualidade Avaliação do relatório (30%) Deverá ter em consideração pelo menos os seguintes fatores: - Interpretação e âmbito do tema e/ou do trabalho na empresa - Análise crítica do estado da arte e do trabalho desenvolvido - Estrutura e desenvolvimento lógico - Utilização adequada de figuras, algoritmos e outras ilustrações - Resumo, introdução e conclusão - Apresentação global do documento - Apresentação de informação e referências - Ortografia e outros aspetos gramaticais Avaliação da página web (10%) Feita ao longo do semestre, deverá ter em consideração a qualidade dos conteúdos. A página Web será avaliada três vezes ao longo do semestre. A classificação final da página web será calculada usando a seguinte equação: Cf=A1*0,15+A2*0,35+A3*0,5. Avaliação da apresentação pública (20%) - Apresentação do trabalho e resultados - Organização e conteúdos da apresentação - Profissionalismo e postura - Discussão - Grau de segurança e confiança nas respostas dadas - Nível de conhecimentos demonstrado

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Not applicable.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não estão previstas outras provas além da apresentação pública do trabalho em fevereiro. Excecionalmente, poderá também ser utilizada para este fim a época especial de conclusão do curso.

Melhoria de classificação

Não se aplica

Observações

A data de entrega da versão da dissertação submetida a provas é 25 de junho de 2013. Tal como preveem as Normas de Funcionamento, até esta data devem ser entregues 1 exemplar em formato eletrónico (pdf) – em CD - no secretariado do DEEC. Após as provas, e para efeitos de arquivo oficial (Biblioteca da FEUP+Biblioteca Nacional +Observatório da Ciência e Ensino Superior), devem ser entregues nos Serviços Académicos, após introdução de eventuais alterações sugeridas pelo júri aquando das provas, devidamente validadas pelo presidente do júri, os seguintes exemplares de dissertação: a. DOIS em papel (FEUP+BN) b. TRÊS em CD, em formato pdf (FEUP+BN+OCES) É ainda obrigatória a entrega de um artigo sumário (2 páginas) que resuma o trabalho realizado, escrito segundo o modelo disponível em Conteúdos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-19 às 20:18:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias