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Álgebra

Código: EEC0004     Sigla: ALGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 322 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 1 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 1 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo desta unidade curricular fornecer conceitos fundamentais de Álgebra Linear, sendo estes de importância vital na formação dos alunos do mestrado integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
O desenvolvimento dos conteúdos é centrado no estudo de sistemas de equações lineares, noção de espaço vectorial e respectivas implicações. Neste contexto, são introduzidas as importantes competências relativas às técnicas de representação e manipulação matricial.
Pretende-se, pois, que os alunos desenvolvam capacidades de manipulação algébrica e de abstracção e raciocínio matemático e, ainda, a capacidade de aplicação de conceitos e técnicas matriciais na resolução de problemas práticos.

Programa

1. Sistemas de Equações Lineares e Matrizes.
2. Determinantes.
3. Espaços Vectoriais.
4. Transformações Lineares.
5. Valores Próprios e Vectores Próprios.
6. Números Complexos.

Bibliografia Obrigatória

Notas a disponibilizar pelos docentes durante o Semestre (ver página da web)

Bibliografia Complementar

Isabel Cabral, Cecília Perdigão, Carlos Saiago; Álgebra linear. ISBN: 978-972-592-309-2
Ana Paula Santana, João Filipe Queiró; INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA LINEAR de , Gradiva, 2010. ISBN: 978-989-616-372-3
Gilbert Strang; Introduction to Linear Algebra, 4th Edition, Wellesley-Cambridge Press , 2009. ISBN: ISBN-10: 0980232716, ISBN-13: 978-0980232714
Gregório Luís e C. Silva Ribeiro; Álgebra Linear, McGraw-Hill.
Magalhães, Luís T.; Algebra linear como introdução à matemática aplicada
Jim Hefferon; Linear Algebra, 2008 (PDF disponivel gratuitamente em http://joshua.smcvt.edu/pub/hefferon/book/book.pdf)
Noble, Ben; Álgebra linear aplicada. ISBN: 85-7054-022-1
Noble, Ben; Applied linear algebra. ISBN: 0-13-041260-0
Strang, Gilbert; Linear Algebra and its Applications. ISBN: 0-12-673660-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas desta unidade curricular são todas teórico-práticas.
Nestas aulas faz-se, numa primeira parte, o enquadramento da matéria programática em estudo, sendo apresentados os respectivos conceitos, definições e âmbito de aplicação e, ainda, as respectivas técnicas/métodos de análise. São também dadas demonstrações sempre que estas possam ajudar a clarificar as definições e teoremas apresentados, sendo resolvidos pequenos exercícios ilustrativos.
Numa segunda parte, com o objectivo de consolidar os conhecimentos transmitidos, faz-se a resolução de exercícios de aplicação da matéria leccionada e o acompanhamento dos alunos na resolução de exercícios propostos. Faz-se, ainda, o esclarecimento de dúvidas relacionadas com as matérias em estudo.
Os docentes da disciplina marcam também horário para atendimento aos alunos.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Álgebra

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 68,00
Resolução de exercícios propostos Teste 22,00 2013-02-08
Teste 1 Exame 1,00 2012-11-07
Teste 2 Exame 1,00 2012-12-05
Teste 3 Exame 1,50 2013-01-21
Exame final (recurso) Exame 2,50 2013-02-08
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo individual Estudo autónomo 66 2013-02-08
Total: 66,00

Obtenção de frequência

Obtém frequência a esta unidade curricular (UC), no presente ano lectivo, todo o aluno:

- regularmente inscrito na UC e numa turma teórico-prática (TP), e
- que NÃO EXCEDA o número limite de faltas (25% do número de aulas TP previstas).


Estão, por sua vez, dispensados de obtenção de frequência:

1. Alunos ao abrigo de estatutos especiais que lhes facultem esta dispensa;

2. Alunos que estão a repetir a UC e que não estejam inscritos numa turma TP
(ao inscreverem-se numa turma TP ficarão sujeitos às regras de obtenção de frequência correspondentes a um estudante que frequenta pela primeira vez; assim, alunos a repetir a UC, e já inscritos numa turma TP, que queiram anular essa inscrição devem fazê-lo quanto antes e nunca depois de 31 de Outubro; para isso, além de anular a INSCRIÇÃO NA TURMA TP, na secretaria do DEEC, devem contactar pessoalmente o docente da sua turma comunicando essa decisão).

Fórmula de cálculo da classificação final

Para ter classificação final à UC o estudante deve ter obtido frequência ou estar dispensado dessa (ver acima em "Obtenção de frequência"). Estando nestas condições, qualquer estudante pode escolher obter aprovação na UC por testes ou por exame final de recurso. Caso um estudante não obtenha aprovação por testes, pode ainda realizar o exame de recurso.

Quanto à avaliação existem, pois, quatro momentos distintos, sendo eles os seguintes:

1) Primeiro Teste (T1) a realizar em dia, hora e salas a determinar;
2) Segundo Teste (T2) a realizar em dia, hora e salas a determinar;
3) Terceiro Teste (T3) a realizar em dia, hora e salas a determinar;
4) Exame final de recurso (E) a marcar pelos serviços.

O teste T1 irá contar para 6 valores e os testes T2 e T3 para 7 valores cada (cotações a confirmar).

A classificação final da UC corresponderá (numa escala de 0 a 20):
- à soma das classificações obtidas em T1, T2 e T3 (cotação total de 6+7+7=20 valores), ou
- à classificação do exame final de recurso (E), cotado para 20 valores.

NOTAS IMPORTANTES:
a) as classificações dos testes não são repescadas;
b) caso um estudante falte a um dos testes, a classificação atribuída a esse teste, para o cálculo da classificação final, é de zero valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que estejam ao abrigo de estatutos especiais (TE, DA, …), durante o presente ano lectivo, estão dispensados de frequência. A aprovação pode ser obtida através da realização dos testes (T1, T2 e T3) ou por exame final (E), sendo o cálculo da classificação idêntico ao acima descrito.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é feita por exame final cotado para 20 valores (época de recurso).

Observações

Comportamento ou tentativa de comportamento ilícito durante as provas de avaliação será punida com a reprovação à disciplina, independentemente de outras consequências disciplinares.

Os tempos exactos para a realização das provas (testes e exame) serão divulgados em momento oportuno, em função das matérias curriculares leccionadas.

Horário de atendimento de alunos (efectuar marcação prévia por e-mail):
Abel Costa:
(a definir)

Fernando Fontes:
(Segunda-feira 9:30-10:30)

Nuno T. Almeida:
(a definir)

Paula Rocha Malonek:
(a definir)
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