A FEUP não exige pré-requisitos para acesso aos seus ciclos de estudos.
Curso/CE | Fase | Vagas | Ano Curricular |
---|---|---|---|
Licenciatura em Bioengenharia | 1 | 5 | |
2 | 9 | ||
Licenciatura em Engenharia Aeroespacial | 1 | 3 | |
2 | 1 | ||
Licenciatura em Engenharia Civil | 1 | 20 | |
2 | 23 | ||
Licenciatura em Engenharia de Materiais | 1 | 6 | |
2 | 7 | ||
Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente | 1 | 3 | |
2 | 4 | ||
Licenciatura em Engenharia do Ambiente | 1 | 10 | |
2 | 12 | ||
Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial | 1 | 9 | |
2 | 10 | ||
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores | 1 | 20 | |
2 | 33 | ||
Licenciatura em Engenharia Informática e Computação | 1 | 3 | |
2 | 5 | ||
Licenciatura em Engenharia Mecânica | 1 | 8 | |
2 | 7 | ||
Licenciatura em Engenharia Química | 1 | 10 | |
2 | 10 |
Ciclo de estudos | Vagas Totais | 1ª Fase | 2ª Fase |
Licenciatura em Bioengenharia (L.BIO) | 10 | 5 | 9 |
Licenciatura em Engenharia Aeroespacial (L.AERO) | 3 | 3 | 1 |
Licenciatura em Engenharia Civil (L.EC) | 25 | 20 | 23 |
Licenciatura em Engenharia de Materiais (L.EMAT) | 8 | 6 | 7 |
Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (L.EMG) | 5 | 3 | 4 |
Licenciatura em Engenharia do Ambiente (L.EA) | 12 | 10 | 12 |
Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (L.EGI) | 10 | 9 | 10 |
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (L.EEC) | 37 | 20 | 33 |
Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC) | 5 | 3 | 5 |
Licenciatura em Engenharia Mecânica (L.EM) | 15 | 8 | 7 |
Licenciatura em Engenharia Química (L.EQ) | 14 | 10 | 10 |
1.ª Fase |
2.ª Fase | |
Apresentação das candidaturas | De 13 de janeiro a 12 de fevereiro de 2025 | De 11 de junho a 21 de julho de 2025 |
Afixação dos resultados provisórios | 07 de março de 2025 | 29 de julho de 2025 |
Audiência prévia | De 10 a 21 de março de 2025 | De 01 a 15 de agosto de 2025 |
Afixação dos resultados definitivos | 31 de março de 2025 | 02 de setembro de 2025 |
Apresentação de reclamações | De 01 a 22 de abril de 2025 | De 03 a 23 de setembro de 2025 |
Publicação da decisão de reclamações | 29 de abril de 2025 | 04 de outubro de 2025 |
Realização de matrículas (online) | De 02 a 09 de abril de 2025 | De 05 a 11 de setembro de 2025 |
Colocação de suplentes* | De 14 a 21 de abril de 2025 | De 12 a 17 de setembro de 2025 |
Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional | Até 09 de abril de 2025 | Até 11 de setembro de 2025 |
Publicação dos resultados da creditação | 15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo de creditação | 15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo de creditação |
Alteração da inscrição resultante do processo de creditação | Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação | Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação |
* A eventual chamada de candidatos “não colocados” (suplentes) será efetuada através de mensagem enviada para o endereço de email indicado no processo de candidatura. Os candidatos chamados terão 24 horas para responderem se pretendem ou não a vaga disponível. Após o prazo comunicado, e caso não haja resposta por parte do candidato chamado, este perderá a possibilidade de ocupar a vaga e será chamado o candidato “não colocado” (suplente) que se encontra na posição seguinte na lista de seriação.
1. Conhecimento da língua em que o ciclo de estudos é ministrado (Português) avaliado através de apresentação de documento comprovativo.
2. Nas provas de ingresso aceitar-se-ão:
- provas de ingresso nacionais previstas para cada ciclo de estudos (ver abaixo);
- provas de ingresso consideradas homólogas das nacionais, conforme disposto no artigo 20.º-A do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro, na sua redação atualizada pelo Decreto-Lei n.º 90/2008, de 30 de maio, e na Deliberação n.º 677/2024, de 22 de maio;
- exames nacionais do ensino médio (ENEM) realizados no Brasil em 2020 e anos seguintes, nas áreas previstas para cada ciclo de estudos.
Candidatos que concorram com as provas ENEM:
As classificações ENEM serão convertidas para uma escala 0-200 (escala portuguesa de classificações) segundo a fórmula:
Nota Final = Nota ENEM x 200/1000
Após a conversão das classificações ENEM, só serão admitidos candidatos com classificações individuais, nas áreas de conhecimento do ENEM, iguais ou superiores a 120 (600 no ENEM) para Matemática e suas tecnologias (MT), 120 (600 no ENEM) para Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e 95 (475 no ENEM) para as três restantes áreas de conhecimento.
No caso da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC), só serão admitidos candidatos com classificações individuais, nas áreas de conhecimento do ENEM, iguais ou superiores a 140 (700 no ENEM) para Matemática e suas tecnologias (MT), 140 (700 no ENEM) para Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e 95 (475 no ENEM) para as três restantes áreas de conhecimento.
Ter nas provas de ingresso (ou em exame nacional equivalente) uma classificação mínima de 95 pontos (na escala 0-200).
No caso da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC), deverão ter nas provas de ingresso (ou em exame nacional equivalente) uma classificação mínima de 140 pontos (na escala 0-200).Ciclo de estudos | Provas de ingresso (2025/2026) |
Licenciatura em Bioengenharia | Um dos seguintes conjuntos: 02 Biologia e Geologia 19 Matemática A ou 07 Física e Química 19 Matemática A |
Licenciatura em Engenharia Aeroespacial |
07 Física e Química |
Licenciatura em Engenharia Civil | 07 Física e Química 19 Matemática A |
Licenciatura em Engenharia de Materiais | 07 Física e Química 19 Matemática A |
Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente | Um dos seguintes conjuntos: 02 Biologia e Geologia 19 Matemática A ou 07 Física e Química 19 Matemática A |
Licenciatura em Engenharia do Ambiente | Um dos seguintes conjuntos: 02 Biologia e Geologia 19 Matemática A ou 07 Física e Química 19 Matemática A |
Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial | 07 Física e Química 19 Matemática A |
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores | 07 Física e Química 19 Matemática A |
Licenciatura em Engenharia Informática e Computação | Um dos seguintes conjuntos: 07 Física e Química 19 Matemática A ou 18 Português 19 Matemática A |
Licenciatura em Engenharia Mecânica | 07 Física e Química 19 Matemática A |
Licenciatura em Engenharia Química | 07 Física e Química 19 Matemática A |
Candidatos que concorram com as provas ENEM:
Áreas de conhecimento do ENEM |
Ponderações |
Ciências Humanas e suas Tecnologias (CHT) | 5% |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) | 40% |
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT) | 5% |
Matemática e suas Tecnologias (MT) | 45% |
Redação (R) | 5% |
Nota = (CHT x ponderação + CNT x ponderação + LCT x ponderação + MT x ponderação + R x ponderação)
Conversão para uma escala 0-200 (escala portuguesa de classificações) segundo a fórmula:
Nota de candidatura = Nota x 200/1000
Só serão admitidos candidatos com uma nota de candidatura igual ou superior a 130 pontos.
Para a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (L.EGI) e para a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC) só serão admitidos candidatos com uma nota de candidatura igual ou superior a 140 pontos.
Candidatos que concorram com outras provas:
A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 100 euros.
Procedimento para pagamento através um dos meios de pagamento disponíveis na conta corrente (referências multibanco, MBWay ou cartão de crédito Visa ou Mastercard):
1. Clicar na imagem associada ao valor que pretende efetuar o pagamento.
2. No portal de pagamentos da UP deverá escolher o método de pagamento que pretende usar e proceder de acordo com as instruções do método escolhido até o pagamento ser efetuado com sucesso.
Procedimento para pagamento via PayPal:
1. Clique na imagem associada ao emolumento de candidatura.
2. Ao escolher esta opção vai ligar-se ao site do PayPal para efetuar o pagamento.
Para efetuar a transação por PayPal sugerimos que utilize o Google Chrome como browser.
Nota: o pagamento por PayPal apenas pode ser utilizado para o emolumento de candidatura. Não serão aceites pagamentos via PayPal referentes a qualquer outro tipo de emolumentos ou propinas.
No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro e na impossibilidade de utilização de um dos meios acima identificados, excecionalmente, poderá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo. Neste caso, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para tesouraria@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do candidato, bem como indicação da finalidade do pagamento (candidatura).
Nota:
- Terminado o prazo para submissão de candidaturas, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
Deliberação n.º 677/2024, de 22 de maio - Candidatura ao ensino superior português de estudantes titulares de cursos do ensino secundário estrangeiro
Portaria n.º 699/2006, de 12 de julho - Aprova as tabelas comparativas entre o sistema de ensino português e outros sistemas de ensino (África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Guiné-Bissau, Indonésia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Moldávia, Países Baixos, Paquistão, Roménia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Suíça, Timor-Leste, Tunísia, Turquia, Venezuela e Zimbabué), bem como as tabelas de conversão dos sistemas de classificação correspondentes respeitantes a vários países. Revoga o despacho n.º 27249/2004, de 9 de Dezembro.