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Entrada em 2º ciclos de estudo - 2022/2023


Aviso: Não existe definição de concursos abertos para este tipo de regime de ingresso.

Descrição

Nota: Informação provisória, aguarda aprovação.

A partir do ano letivo 2021/2022, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto alargou a sua oferta formativa de 2os ciclos de estudos com mais nove mestrados em virtude da adequação dos ciclos de estudos integrados conducentes ao grau de mestre que resulta do disposto no Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.

Para fins meramente informativos, distinguimos os 2os ciclos de estudos entre Mestrados Independentes e Mestrados de Continuidade (os que resultam da adequação dos Mestrados Integrados acima referida), uma vez que se registam algumas diferenças nos respetivos destinatários, critérios de seriação e documentos a entregar.

Assim, consoante o(s) mestrado(s) (2os ciclos de estudos) a que pretenda candidatar-se, deverá consultar atentamente a informação infra relativa a Mestrados Independentes e/ou a Mestrados de Continuidade.


Propinas:
Informação sobre propinas para 2022/2023 disponível aqui.

Destinatários

Destinatários de Mestrados Independentes

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.

Consultar informação de cada ciclo de estudos

Destinatários de Mestrados de Continuidade

Serão admitidos a concurso os candidatos que cumpram os pré-requisitos de formação anterior definidos para cada Mestrado de Continuidade (ver
informação de cada ciclo de estudos)

Podem candidatar-se a um Mestrado de Continuidade da FEUP os candidatos que sejam:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área de Engenharia ou similar;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Engenharia ou similar conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um país aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Engenharia ou similar com duração de, no mínimo, 3 anos letivos;
  4. Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional na área de Engenharia ou similar, incluindo:
  1. candidatos com os 3 primeiros anos completos de um ciclo de estudos realizado num país não aderente ao Processo de Bolonha;
  2. candidatos cuja conclusão do grau de licenciatura esteja pendente do encerramento burocrático de um processo de mobilidade internacional, qualquer que seja a sua Instituição de Ensino Superior (IES) de origem;
  3. “estudantes finalistas” que tenham fundadas expectativas de obter o grau de Licenciado até ao final das épocas de avaliação de junho/ julho/ setembro, qualquer que seja a sua IES de origem. Estes candidatos perdem o direito à colocação no âmbito do concurso em questão, caso não estejam em condições de poder efetuar a sua matrícula dentro dos prazos previstos; (Ver abaixo "Notas para Mestrados de Continuidade")
  4. candidatos que, não estando abrangidos pelas alíneas a), b) ou c), desejem explicitamente solicitar ao Conselho Científico da FEUP que ateste a sua capacidade para a realização do ciclo de estudos a que se candidatam. Estes candidatos deverão previamente submeter a referida solicitação nos Serviços Académicos da FEUP utilizando este modelo para o efeito.

 

Vagas

Curso/CE Fase Vagas Ano Curricular
Mestrado em Bioengenharia 1 2
2 3
3 10
Mestrado em Ciência da Informação 1 5
2 8
3 23
Mestrado em Engenharia Biomédica 1 5
2 5
3 21
Mestrado em Engenharia Civil 1 15
2 10
3 19
Mestrado em Engenharia de Materiais 1 5
2 10
3 14
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1 8
2 14
3 17
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 1 20
2 31
3 39
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 1 10
2 10
3 13
Mestrado em Engenharia de Software 1 10
2 19
3 16
Mestrado em Engenharia do Ambiente 1 4
2 5
3 10
Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados 1 5
2 15
3 14
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial 1 2
2 4
3 6
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores 1 9
2 21
3 8
Mestrado em Engenharia Informática e Computação 1 6
2 9
3 12
Mestrado em Engenharia Mecânica 1 14
2 17
3 9
Mestrado em Engenharia Química 1 25
2 26
3 13
Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil 1 12
2 15
3 14
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 1 24
2 18
3 13
Mestrado em Mecânica Computacional 1 20
2 21
3 25
Mestrado em Multimédia 1 20
2 32
3 42
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 1 20
2 25
3 17
Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios 1 20
2 17
3 11
Mestrado em Visão por Computador 1 3
2 3
3 3
Vagas para Mestrados Independentes

Total de
Vagas

Vagas
1.ª fase
Vagas
2.ª fase
Vagas
3.ª fase
Mestrado em Ciência da Informação (MCI) 25 5 8 23
Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) 30 5 5 21
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (MEMG) 20 8 14 17
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais (MESHO)  50*   20* 31*   39*
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG) 30 10 10 13
Mestrado em Engenharia de Software (MESW) 30 10 19 16
Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados (MECD) 30 5 15 14
Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil (MESTEC) 25 12 15 14
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIET) 29 24 18 13
Mestrado em Mecânica Computacional (MMC) 30 20 21 25
Mestrado em Multimédia (MM) 60 20 32 42
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano (MPPU) 40 20 25 17
Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios (MPRINCE) 30 20 17 11
Mestrado em Visão por Computador (MVCOMP) 7 3 3 3

* Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais - Das 20 vagas para 1.ª fase, 10 destinam-se a candidatos detentores de CCP (Certificado de Competências Profissionais) em SHT (Segurança e Higiene do Trabalho). Das 20 vagas inicalmente previstas para 2.ª fase, 5 destinam-se a candidatos detentores de CCP em SHT. Das 10 vagas inicalmente previstas para 3.ª fase, 5 destinam-se a candidatos detentores de CCP em SHT.

- O número mínimo de estudantes para funcionamento de cada Mestrado Independente está disponível na informação de cada ciclo de estudos

- Às vagas de cada fase acrescem eventuais vagas sobrantes da fase anterior.
- O n.º de vagas da 2.ª fase e da 3ª fase foi atualizado e já inclui as vagas sobrantes da fase anterior.

Ciclos de estudos cujas candidaturas se realizam noutras Instituições:

  • Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana - para 2022/2023, o processo de ingresso é gerido pela U.Coimbra
  • Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - para 2022/2023, o processo de ingresso é gerido pela U.Coimbra

 

Vagas para Mestrados de Continuidade

Total de Vagas

Vagas
1.ª fase

Vagas
2.ª fase

Vagas
3.ª fase

Mestrado em Bioengenharia (M.BIO) 15 2 3 10
Mestrado em Engenharia do Ambiente (M.EA) 15 4 5 10
Mestrado em Engenharia Civil (M.EC) 30 15 10 19
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (M.EEC) 30 9 21 8
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (M.EGI) 8 2 4 4
Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC) 20 6 9 12
Mestrado em Engenharia Mecânica (M.EM)  23 14 17 9
Mestrado em Engenharia de Materiais (M.EMAT) 15 5 10 14
Mestrado em Engenharia Química (M.EQ) 30 25 26 13

- Às vagas de cada fase acrescem eventuais vagas sobrantes da fase anterior.
- O n.º de vagas da 2.ª fase e da 3ª fase foi atualizado e já inclui as vagas sobrantes da fase anterior.

Candidaturas

Prazos

Prazos de Candidatura

  1.ª Fase 2.ª Fase 3.ª Fase
Apresentação das candidaturas De 24 janeiro a 05 março 2022 De 07 março a 23 maio 2022 De 24 maio a 08 agosto 2022
Afixação dos resultados provisórios 25 de março 2022 14 de junho 2022 N/A
Audiência prévia De 28 março a 09 abril 2022 De 15 a 30 junho 2022 N/A
Afixação dos resultados definitivos 16 de abril 2022 08 de julho 2022 05 de setembro 2022
Apresentação de reclamações De 19 abril a 10 maio 2022 De 11 a 29 julho 2022 De 06 a 26 setembro 2022
Publicação da decisão de reclamações 17 de maio 2022 09 de agosto 2022 04 de outubro 2022
Realização de matrículas online De 21 abril a 03 maio 2022 De 13 a 22 julho 2022 De 07 a 19 setembro 2022
Colocação de suplentes* De 06 a 16 maio 2022 De 25 julho a 02 agosto 2022 De 21 setembro a 03 outubro 2022
Publicação de vagas sobrantes 20 de maio 2022 05 de agosto 2022 18 de outubro 2022
Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional  Até 03 maio 2022  Até 22 julho 2022  Até 19 setembro 2022
Publicação dos resultados da creditação  Até 24 maio 2022  Até 12 agosto 2022  Até 11 outubro 2022
Alteração da inscrição resultante do processo de creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação


*A eventual chamada de candidatos “não colocados” (suplentes) será efetuada através de mensagem enviada para o endereço de email indicado no processo de candidatura. Os candidatos chamados terão 24 horas para responderem se pretendem ou não a vaga disponível. Após o prazo comunicado, e caso não haja resposta por parte do candidato chamado, este perderá a possibilidade de ocupar a vaga e será chamado o candidato “não colocado” (suplente) que se encontra na posição seguinte na lista de seriação.

Os estudantes internacionais que necessitem de obter visto de residência para efeitos de estudos deverão verificar cuidadosamente os prazos de cada fase de candidatura (nomeadamente: publicação dos resultados, realização de matrícula e início do ano letivo) e certificar-se de que dispõem de tempo suficiente para tratar de todos os procedimentos necessários.

Critérios de seriação

Critérios de seriação de Mestrados Independentes
Os critérios de seriação são definidos por ciclo de estudos (consultar informação de cada ciclo de estudos).
Em alguns ciclos de estudos ou fases de candidatura poderão estar previstos requisitos mínimos para admissão de candidatos, por exemplo, ter nota de seriação igual ou superior a determinado valor numa escala numérica 0-200.
Nota de seriação: resultado obtido pela aplicação da fórmula de cálculo prevista nos critérios de seriação.

Critérios de seriação de Mestrados de Continuidade
Os critérios de seriação são definidos por ciclo de estudos (consultar informação de cada ciclo de estudos).
Em alguns Mestrados de Continuidade poderá estar fixado um valor mínimo de Classificação Final* para o candidato poder ser admitido no ciclo de estudos.
*Classificação Final (CF): média ponderada das componentes de seriação.

Nota: Nos ciclos de estudos que prevejam a realização de entrevista como critério de seriação, a chamada para entrevista será realizada por e-mail para o endereço indicado na candidatura.



Documentos a entregar

Documentos a entregar para candidatura a Mestrados Independentes
  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade/ Passaporte) ou declaração contendo os dados de identificação (Obrigatório)
  • Certidão de conclusão de um curso superior (Obrigatório)*
    - Na 3.ª fase de candidaturas, caso já tenha concluído o curso mas não tenha ainda a respetiva certidão de conclusão, deve apresentar  declaração indicando data de conclusão e média final previsível, ficando a sua matrícula condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas.
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1)
  • Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de unidades de crédito/ECTS. (Obrigatório)*
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1)
  • Curriculum vitae (Obrigatório)
  • Cartas de recomendação
  • Fotografia (Opcional)
* Os estudantes da U.Porto poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico.

(1) Nota para candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro: Caso as certidões originais não tenham sido emitidas em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, é obrigatório submeter os documentos originais juntamente com a respetiva tradução oficial para uma das línguas acima referidas.

Notas para Mestrados Independentes:
1 - Na 1.ª e 2.ª fase serão admitidos apenas os candidatos que apresentem documentação oficial que prove que detém as habilitações necessárias para efeitos do concurso.
2 - Na 3.ª fase, serão aceites para seriação candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o ciclo de estudos até ao final do prazo de candidatura (exceto os ciclos de estudos cuja abertura de funcionamento contemple outras condições de admissão). Caso ainda não disponham da certidão de conclusão de curso, será aceite declaração de compromisso de honra em como concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso, sendo no entanto obrigatório a apresentação da certidão oficial de unidades curriculares realizadas. A matrícula será condicionada à apresentação dos documentos oficiais comprovativos da conclusão.
3 - Para além destes documentos, poderão ser solicitados documentos específicos em cada ciclo de estudos (informação disponível no processo de candidatura).




Documentos a entregar para candidatura a Mestrados de Continuidade

  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade / Passaporte) ou declaração contendo os dados de identificação (Obrigatório)
  • Certidão de conclusão de um curso superior*. No caso de “estudante finalista”, deverá preencher e submeter esta declaração. (Obrigatório)
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1)
  • Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de unidades de crédito/ECTS. (Obrigatório)*
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1)
  • Curriculum vitae (de acordo com este modelo) (Obrigatório)
  • Carta de motivação (de acordo com este modelo) ou Miniapresentação (documento com link público para ficheiro em formato WMV/WMA ou MP4, com duração máxima de 3 minutos). (Apenas para os ciclos com valorização extracurricular)

* Os estudantes da U.Porto poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico.

(1) Nota para candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro: Caso as certidões originais não tenham sido emitidas em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, é obrigatório submeter os documentos originais juntamente com a respetiva tradução oficial para uma das línguas acima referidas.


Notas para Mestrados de Continuidade:
1 - Serão admitidos apenas os candidatos que apresentem documentação oficial que prove que detém as habilitações necessárias para efeitos do concurso.
2 - Os candidatos que concorram na condição de “estudantes finalistas” terão de apresentar os documentos oficiais comprovativos da conclusão de um curso superior para efetuar a matrícula dentro dos prazos definidos para a respetiva fase.
3 - Para além destes documentos, poderão ser solicitados documentos específicos em cada ciclo de estudos (informação disponível no processo de candidatura).

Emolumentos

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.

Procedimento para pagamento:

Por Multibanco
1. Clique na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Confirme os dados apresentados e clique em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clique em "Voltar à conta corrente" para ver a referência gerada.

Via PayPal
O PayPal deverá ser utilizado apenas por candidatos estrangeiros que não tenham conta bancária em Portugal e exclusivamente para pagamento do emolumento de candidatura.
Para efetuar a transação por PayPal sugerimos que utilize o Google Chrome como browser.
1. Clique na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Ao escolher esta opção vai ligar-se ao site do PayPal para efetuar o pagamento.
Nota: o pagamento por PayPal apenas pode ser utilizado para o emolumento de candidatura e não serão aceites pagamentos via PayPal referentes a qualquer outro tipo de emolumentos ou propinas.

Por transferência bancária
No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, poderá fazer uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para acesso.ingresso@fe.up.pt e tesouraria@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- Nome do ordenante e nome do candidato, morada, país, número de identificação fiscal e indicação da finalidade do pagamento (candidatura).

Notas:
- Após a data limite para apresentação das candidaturas, os candidatos dispõem de mais 2 dias para garantir o pagamento do correspondente emolumento, condição necessária para que a candidatura se torne efetiva. Terminado esse prazo, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
- Os candidatos excluídos ou não colocados (suplentes) numa fase e que pretendam candidatar-se a outra fase terão de apresentar nova candidatura e pagar os respetivos emolumentos.

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar Candidatura”. Se já é estudante da FEUP, terá de se validar com o utilizador e senha de estudante. Se não for estudante da FEUP ser-lhe-á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário. Por questões técnicas, não é aconselhável utilizar endereços de e-mail Hotmail ou Yahoo.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Após confirmação da submissão da candidatura, verá informação para pagamento do respetivo emolumento. No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá consultar a informação da secção Emolumentos (ver acima).
  6. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para acesso.ingresso@fe.up.pt, durante o prazo para apresentação das candidaturas, ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.

Procedimento para consulta do estado da candidatura

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Selecione o ano letivo da(s) candidatura(s) submetida(s);
  4. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimento/creditação

  1. O pedido de reconhecimento/creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos emolumentos indicados na Tabela de Emolumentos da U.Porto.
  2. Caso pretenda criar o pedido, no formulário de candidatura, no campo "Pretende efetuar um pedido de creditação", coloque “Sim”.
  3. Nas opções do lado direito da página, em Reconhecimentos, selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  4. Após criar o pedido de reconhecimento/creditação, deverá concluir e submeter a candidatura.

Procedimento para pedir uma carta de aceitação

A carta de aceitação só é emitida mediante pedido de um candidato que tenha obtido o resultado de “colocado” (aceite) no ciclo de estudos a que se candidatou. A declaração deve ser solicitada por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt após os prazos de afixação dos resultados indicados para cada fase de candidatura e, no máximo, até ao início do período de matrículas da fase de admissão.

Procedimento para realização da matrícula online

Este procedimento será disponibilizado através de um link na página inicial da FEUP, no início do prazo de matrículas.

Legislação Aplicável


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