Projeto em Engenharia Química
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Tecnológicas (Projeto) |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EQ |
74 |
Plano de estudos oficial |
3 |
- |
6 |
13 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Realização de um projeto integrador/estágio sobre um tema específico da área de conhecimento do ciclo de estudos. Deverá ser considerada uma das seguintes alternativas: i) realização de um estágio numa empresa ou numa unidade de investigação, nomeadamente do Departamento de Engenharia Química da FEUP; ii) resolução de um “problema real” de uma empresa; ou iii) participação num projeto multidisciplinar. As opções ii) e iii) devem ser propostas dos estudantes.
Resultados de aprendizagem e competências
Integração de conhecimentos e competências adquiridas ao nível do 1º ciclo através da realização de um projeto integrador/estágio sobre um tema específico da área de conhecimento do ciclo de estudos.
Demonstrar conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, integrando os princípios de sustentabilidade nas práticas de Engenharia. Isso inclui ser capaz de identificar a contribuição dos seus trabalhos para os aspetos ambiental, social e económico das soluções propostas, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo através de projetos e iniciativas alinhados com os ODS.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Recomenda-se a conclusão dos primeiros 4 semestres da L.EQ com sucesso.
Programa
Na unidade curricular de Projeto em Engenharia Química pretende-se proporcionar uma diversidade de escolhas e experiências, nomeadamente: 1. trabalho, projeto ou estágio realizado em ambiente empresarial; 2. trabalho, projeto ou estágio realizado em ambiente académico. Os docentes, investigadores e empresas propõem temas semestrais a serem realizados individualmente (excecionalmente em grupo) pelos estudantes, pondo à disposição os meios necessários para a sua realização.
Incentiva-se também os estudantes a serem pró-ativos e a proporem eles próprios temas, que naturalmente terão que ser validados. Os estudantes terão sempre pelo menos um orientador académico da FEUP (tutor - docente ou investigador doutorado do DEQ), e um coordenador externo da empresa (no caso de trabalhos em ambiente empresarial).
Bibliografia Obrigatória
n.a.; n.a. (A bibliografia será escolhida de acordo com o tema do projeto/estágio.)
Observações Bibliográficas
A bibliografia será escolhida de acordo com o tema do projeto/estágio.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Trabalho individual (excecionalmente em grupo), que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, decisão e pensamento criativo e crítico. Culmina com a elaboração de um relatório, e com a sua apresentação e discussão.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final.
Condições de Frequência: Cumprir os horários de trabalho da instituição de acolhimento (empresa/universidade) e os
prazos para entrega do relatório e apresentação do trabalho.
Nota final: 50% opinião do(s) orientador(es) e relatório + 50% apresentação oral e discussão com um júri.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
12,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
30,00 |
Realização de Estágio |
120,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Cumprir com os requisitos e horários da instituição de acolhimento.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (CF) obtida pelo estudante à unidade curricular de Projeto em Engenharia Química (PEQ) resulta da aplicação da seguinte expressão:
CF=0.5*T&R+0.5*AP,
em que T&R é a classificação proposta pelo tutor académico (docente ou investigador doutorado do DEQ) para a componente “trabalho&relatório” e AP é a classificação proposta pelos regentes de PEQ para a componente "apresentação oral" (que inclui a respetiva defesa).
O tutor académico é responsável pela classificação da componente T&R. Esta resulta da aplicação da seguinte expressão:
T&R=0.5*AG+0.5*AD,
em que AG é a avaliação geral do estágio e AD é a avaliação do documento/relatório.
Melhoria de classificação
Frequentar a UC no ano letivo seguinte.