Código: | EEC0140 | Sigla: | SETEC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Electrónica e Sistemas Digitais |
OFICIAL | Telecomunicações |
OFICIAL | Outras Áreas Técnicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 60 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 9 | 84 | 243 |
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar a todos os alunos, num ambiente de trabalho de grupo análogo ao que irão encontrar na vida real, uma oportunidade para o desenvolvimento e integração de um sistema complexo. Este sistema deve de satisfazer os requisitos de engenharia obtidos a partir dos requisitos funcionais da aplicação em causa especificada pelo utilizador final.
A realização desta disciplina confere aos alunos competências para:
• utilizar metodologias de especificação e desenvolvimento de sistemas a partir do conhecimento da função a desempenhar
• avaliar a oferta de produtos existentes para idêntica função e introduzir elementos inovadores que permitam diferenciação da solução proposta
• participar em trabalho de equipa
• autoavaliar a sua contribuição no trabalho em equipa.
Desenvolvimento de um sistema complexo, selecionado no início de cada ano, que resulta da integração de vários sub-sistemas.
Organização dos alunos em grupos que contribuirão para o desenvolvimento do protótipo do sistema selecionado. Cada grupo tem um orientador designado.
Realização de sessões teóricas tutoriais nas áreas técnicas de interesse para o desenvolvimento do sistema em causa.
Realização de sessões teóricas dirigidas para metodologias de: trabalho cooperativo produtivo; identificação e especificação de requisitos; gestão de projeto; avaliação e controlo da qualidade.
Apontamentos fornecidos pelos docentes.
As aulas teóricas serão utilizadas, de acordo com um plano estabelecido, para a realização de apresentações sobre determinados tópicos de interesse comum (áreas técnicas do projeto ou metodologias de trabalho de grupo e gestão de projeto).
As aulas práticas são usadas para o trabalho no projeto e são momentos preferidos para os diferentes grupos marcarem reuniões com os docentes da disciplina, devendo haver pelo menos uma reunião de grupo com o docente orientador uma vez por semana, com vista a acompanhar o andamento dos trabalhos e debater os resultados obtidos.
Cada grupo deverá ter um local (preferencialmente um site) com um repositório de todos os documentos do grupo, devendo conter no mínimo: registo cronológico das reuniões realizadas, com agenda e ata relatando as decisões tomadas e a distribuição de tarefas pelos elementos do grupo; todos documentos produzidos ao longo do projeto, datados e com o número de versão).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 20,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 80,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação dos alunos terá em conta o esforço desenvolvido ao longo do semestre, a avaliação do protótipo desenvolvido e todos os documentos produzidos incluindo o relatório final.
A avaliação do grupo terá em conta os seguintes critérios:
A - Escolha e Justificação da Tecnologia: neste ponto serão tidas em consideração: a) a qualidade da avaliação do estado da arte de sistemas do tipo do especificado, b) a selecção de tecnologias, sendo dada preferência a tecnologias mais flexíveis e que sejam capazes de garantir a evolução do produto/sistema, o seu baixo custo e a escalabilidade da solução, c) o carácter inovador face aos sistemas conhecidos.
B - Performance: para avaliação da performance, no momento da apresentação final será atribuído um ranking a todos os grupos, com base num conjunto de critérios de avaliação previamente definido.
C - Qualidade global: serão tidas em consideração a qualidade da apresentação final bem como as dos relatórios técnicos submetidos.
Todos os alunos deverão participar nos trabalhos, podendo haver obviamente flexibilidade para a marcação das reuniões.
Dada a forma de funcionamento da disciplina não se prevê nenhum mecanismo de melhoria de classificação.