Fotografia e Cinema
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes visuais |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MM |
11 |
Plano de estudos |
1 |
- |
7,5 |
67 |
203 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudantes são incentivados a reinvestir nos projectos criativos e nos objectos que deles resultarão os conhecimentos de linguagem fotográfica e cinematográfica assimilados no decorrer do visionamento crítico de fotografias, filmes e excertos de filmes de referência durante o período lectivo.
A formulação e concretização de escolhas formais coerentes para esses mesmos objectos constituirão os nossos motivos centrais de reflexão e discussão ao longo do desenvolvimento dos projectos individuais.
Programa
Os discentes analisarão, sob orientação da professora, algumas fotografias, filmes e excertos de filmes – de diferentes épocas, géneros, origens – de modo a adquirirem ferramentas críticas e recursos expressivos que lhes permitam conceber, realizar e finalizar os objectos que constituirão o seu portfolio.
Os discentes tomarão simultaneamente conhecimento de algumas etapas marcantes e de algumas problemáticas decisivas para o passado e o devir do cinema e da fotografia.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os estudantes deverão participar activamente na aula, através de apresentações preparadas sobre obras específicas, a definir e calendarizar na primeira aula, assim como na discussão das obras propostas pelos colegas e pela docente.
Aos estudantes serão propostos exercícios preparatórios, prévios à realização do portfolio.
Os estudantes deverão produzir um portfolio composto por uma série de 12 fotografias e por uma curta-metragem (entre 4 e 10 minutos de duração) e complementado por documentos visuais que esclareçam a relação com os modelos que inspiraram ambos os elementos.
O portfolio deverá compreender ainda um curto relatório/balanço acerca das etapas, dificuldades e descobertas relativas ao processo criativo e crítico levado a cabo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
1 - Assiduidade/ Participação/ Resposta aos exercícios propostos: 35%
2 - Cumprimento de prazos: 5%
3 - Portfolio: 60%, repartidos conforme a seguinte ponderação:
a - Apresentação escrita do projecto: 5%
b - Cumprimento da totalidade do desafio lançado: 5%
c - Capacidade de interpretação do desafio lançado: 5%
d - Adequação do projecto ao objecto: 5%
e - Capacidade de resposta às críticas apresentadas: 5%
f - Vídeo: 10%
g - Fotografia: 10%
h - Documentos apensos: 5%
i - Relatório final: 10%
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes deverão produzir um portfolio composto por uma série de 12 fotografias e por uma curta-metragem (entre 4 e 10 minutos de duração) e complementado por documentos visuais que esclareçam a relação com os modelos que inspiraram ambos os elementos.
O portfolio deverá compreender ainda um curto relatório/balanço acerca das etapas, dificuldades e descobertas relativas ao processo criativo e crítico levado a cabo.
- O Portfolio poderá constituir um projecto único, sobre um tema único, declinado em uma curta-metragem e um conjunto de fotografias OU 2 projectos distintos para cada formato.
- A curta-metragem deverá ser entregue em dvd, sem menus
- As fotografias devem ser entregues em cd para fins de avaliação do trabalho, mas deverão existir em formato impresso para fins de exposição eventual no espaço da faculdade – a escolha do formato (dimensões) é vossa.
- Os projectos serão avaliados de modo contínuo, acompanhando as etapas do seu desenvolvimento (nota de intenção, argumento/planificação, plano de trabalho, documentação recolhida ao longo do processo, "diário de bordo", relatório, portfolio)
Para a planificação da curta-metragem, sublinho a importância de planificar tanto a "banda visual" como a "banda sonora":
Relativamente às fotografias, poderá acompanhá-las um texto que elucide a razão da sua escolha (ver: Roland Barthes, A Câmara Clara)