Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MM0043

Fotografia e Cinema

Código: MM0043     Sigla: FC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes visuais

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 11 Plano de estudos 1 - 7,5 67 203

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes são incentivados a reinvestir nos projectos criativos e nos objectos que deles resultarão os conhecimentos de linguagem fotográfica e cinematográfica assimilados no decorrer do visionamento crítico de fotografias, filmes e excertos de filmes de referência durante o período lectivo.
A formulação e concretização de escolhas formais coerentes para esses mesmos objectos constituirão os nossos motivos centrais de reflexão e discussão ao longo do desenvolvimento dos projectos individuais.

Programa

Os discentes analisarão, sob orientação da professora, algumas fotografias, filmes e excertos de filmes – de diferentes épocas, géneros, origens – de modo a adquirirem ferramentas críticas e recursos expressivos que lhes permitam conceber, realizar e finalizar os objectos que constituirão o seu portfolio.
Os discentes tomarão simultaneamente conhecimento de algumas etapas marcantes e de algumas problemáticas decisivas para o passado e o devir do cinema e da fotografia.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes deverão participar activamente na aula, através de apresentações preparadas sobre obras específicas, a definir e calendarizar na primeira aula, assim como na discussão das obras propostas pelos colegas e pela docente.
Aos estudantes serão propostos exercícios preparatórios, prévios à realização do portfolio.
Os estudantes deverão produzir um portfolio composto por uma série de 12 fotografias e por uma curta-metragem (entre 4 e 10 minutos de duração) e complementado por documentos visuais que esclareçam a relação com os modelos que inspiraram ambos os elementos.
O portfolio deverá compreender ainda um curto relatório/balanço acerca das etapas, dificuldades e descobertas relativas ao processo criativo e crítico levado a cabo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

1 - Assiduidade/ Participação/ Resposta aos exercícios propostos: 35%

2 - Cumprimento de prazos: 5%

3 - Portfolio: 60%, repartidos conforme a seguinte ponderação:
a - Apresentação escrita do projecto: 5%
b - Cumprimento da totalidade do desafio lançado: 5%
c - Capacidade de interpretação do desafio lançado: 5%
d - Adequação do projecto ao objecto: 5%
e - Capacidade de resposta às críticas apresentadas: 5%
f - Vídeo: 10%
g - Fotografia: 10%
h - Documentos apensos: 5%
i - Relatório final: 10%

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes deverão produzir um portfolio composto por uma série de 12 fotografias e por uma curta-metragem (entre 4 e 10 minutos de duração) e complementado por documentos visuais que esclareçam a relação com os modelos que inspiraram ambos os elementos.
O portfolio deverá compreender ainda um curto relatório/balanço acerca das etapas, dificuldades e descobertas relativas ao processo criativo e crítico levado a cabo.
- O Portfolio poderá constituir um projecto único, sobre um tema único, declinado em uma curta-metragem e um conjunto de fotografias OU 2 projectos distintos para cada formato.
- A curta-metragem deverá ser entregue em dvd, sem menus
- As fotografias devem ser entregues em cd para fins de avaliação do trabalho, mas deverão existir em formato impresso para fins de exposição eventual no espaço da faculdade – a escolha do formato (dimensões) é vossa.

- Os projectos serão avaliados de modo contínuo, acompanhando as etapas do seu desenvolvimento (nota de intenção, argumento/planificação, plano de trabalho, documentação recolhida ao longo do processo, "diário de bordo", relatório, portfolio)

Para a planificação da curta-metragem, sublinho a importância de planificar tanto a "banda visual" como a "banda sonora":

Relativamente às fotografias, poderá acompanhá-las um texto que elucide a razão da sua escolha (ver: Roland Barthes, A Câmara Clara)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 17:07:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias