Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação Online da Biblioteca
Você está em: Início > Fernando Fontes

Fernando Fontes

Fotografia de Fernando Arménio da Costa Castro e Fontes
Nome: Fernando Arménio da Costa Castro e Fontes Ligação à página pessoal de Fernando Arménio da Costa Castro e Fontes
Sigla: FAF
Estado: Ativo
https://www.authenticus.pt/R-000-4X5
http://orcid.org/0000-0003-3516-5094
https://www.cienciavitae.pt/3716-EBD5-6CFE
Email Institucional: faf@fe.up.pt
Voip: 3227
Salas: I210

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Apresentação Pessoal

Fernando A.C.C. Fontes é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Investigador do Systec - Instituto de Sistemas e Robótica do Porto (ISR).

Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FEUP . Obteve os graus de Master of Science in Control Systems e de Doctor of Philosophy no Department of Electrical and Electronic Engineering do Imperial College da Universidade de Londres. Em 2014 obteve o Título de Agregado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FEUP.

Iniciou a carreira no Departamento de Matemática da Universidade do Minho como Assistente. Lecionou no Department of Operational Research da LSE - The London School of Economics and Political Science da Universidade de Londres. Foi Research Assistant do Centre for Process Systems Engineering do Imperial College London. Mais recentemente, em 2015/16, foi Visiting Scholar no Department of Electrical and Computer Engineering na Texas A&M University

Na Universidade do Minho desempenhou funções de Diretor de Curso da Licenciatura em Matemática Aplicada (2003-05), Diretor-Adjunto do departamento (2002-05) e, posteriormente, Diretor do Departamento (2006-07).

Foi membro da unidade de investigação FCT Officina Mathematica de 2002 a 2007. No quadriénio 2003-06 foi coordenador do Grupo de Optimização e Teoria do Controlo desta unidade.

Ingressou no DEEC da FEUP, na presente posição, em 2009. Em 2007, passou a integrar o Instituto de Sistemas e Robótica do Porto, onde actualmente coordena a linha temática Systec-Control.

Tem vindo a lecionar nas áreas disciplinares de Matemática, Sistemas e Controlo, Automação e Robótica, bem como Processamento de Sinal.

Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de Controlo e Otimização (com particular interesse em controlo ótimo, em controlo preditivo e em problemas não lineares com restrições), tendo ultimamente abordado principalmente aplicações à robótica e à energia.

É membro da Associação Portuguesa de Controlo Automático e da Ordem dos Engenheiros.

Página Pessoal

Google Scholar Profile

Investigação

Categoria: Membro Integrado
Centro de Investigação e Desenvolvimento: Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias
Universidade do Porto: Universidade do Porto
Faculdade: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-04-13 às 05:57:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais